diamante branco

the white diamond, werner herzog, eua, 90’, 2004

Você pode já ter visto este filme em alguma mostra por aí, mas está em cartaz no national geographic channel e eu achei muito legal.

Amazônia, 1992: um acidente com um protótipo de dirigível criado pelo cientista britânico Graham Dorrington mata seu amigo e diretor de filmes ecológicos, Dieter Plage, enquanto filmava animais selvagens junto ao Rio Amazonas. Doze anos depois, Werner Herzog retorna região ao lado de Dorrington, disposto a fazer uma segunda tentativa. Melhor documentário pelo New York Film Critics Circle.

A história é essa e é bacana até. Mas o show mesmo fica por conta da direção do tal Herzog, o alemon manja mesmo. O ritmo é lento e bem apropriado paisagem, aos sons e ao clima todo da floresta. A Cachoeira Kaieteur (mais e mais…) é um show a parte e uma das melhores seqüências é do sobrevôo colado nela. Na verdade são várias seqüências lindas, nunca tinha visto animais sendo registrados em macro com tanta poesia, talvez porque nunca tivesse visto cenas assim com tão belas musicas, tocando fundo a emoção da pessoa.

Tem um cara da região que eu não consigo mais lembrar o nome (eu não tenho vhs), que é Rastafari e fala inglês – como todos na Guiana – que é uma figura e chega a emocionar a todos da equipe, e obviamente aos espectadores também. Ele tem um galo chamado vermelho que tem 5 esposas, então o cara tem cinco ovos todos os dias; é um galo muito bom o vermelho, ele diz com olhar sério, eu amo muito ele, termina sorrindo. No final ele é levado a voar no diamante branco (ele quem deu esse nome) e você não acredita no que ele não tira da cabeça. Sensacional.

Como esse mundo é grande e quanta coisa vou morrer sem ver.

Anúncios
Publicado em variedades
3 comentários em “diamante branco
  1. Roby disse:

    Olá…estou aqui para parabenizá-lo..
    Li seu comentário de conteúdo no Blog da Jaque, gostei da sua opinião!

    Abraço!

  2. Luma Kimura disse:

    “Como esse mundo é grande e quanta coisa vou morrer sem ver.”

    Nem me fale… tento não pensar nisso porque me dá uma angústia!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: