cultura, você gosta da TV?

Porque os anunciantes não gostam da TV Cultura? Talvez porque ela não registre audiência nem próxima da plin-plin. Ou talvez o brasileiropocotó que se julga tão criativo, não goste da concorrência da TV Cultura, já que prefere dar ibope ao bullshitól comercial (referênte a bullshit) das outras emissoras, em que lampejos de criatividade são raríssimos. Pode ser, eu digo que é por causa do seu nome.

No Brasil (mas não só aqui), é uma heresia combinar as palavras televisão e cultura, elas simplesmente não conseguem coexistir. Poderiam? Deveriam? Claro que sim, afinal as concessões de transmissão são feitas com finalidade educativa, acreditem. O estado concede a alguém ou alguma empresa direito a transmissão de rádio e TV com a condição a sua programação contemple educação. Ou alguém acredita que a plin-plin transmite o seu tele-curso da Fundação Roberto Marinho as 6am porque ta preocupada com educação?

Capengar de uma das pernas por falta de grana não é um privilégio só da TV Cultura – pertencente � Fundação Padre Anchieta, instituída pelo governo do Estado de São Paulo em 1967 – praticamente todas as TVs educativas do Brasil gozam desta condição, umas mais outras menos.

Os programas da TV Cultura são interessantes para os adultos e principalmente para as crianças, de certo que para as crianças é mais fácil assistir a desenhos e séries, soberbamente produzidas, sobre castelos e afins. Aos adultos, bom, a eles a TV Cultura reserva certa complexidade nos assuntos abordados em seus programas, seria necessário prestar atenção e principalmente pensar para pode usufruir do conteúdo de forma satisfatória.

Ahh mas televisão é para os momentos de relax. Frase linda, clap clap, privilégio de minoria. Seria ótimo se todos pudessem observar as baboseiras da televisão somente quando quisesse… relaxar.

Infelizmente não é assim e quase todo o brasil tem na televisão a sua principal (senão única) fonte de entretenimento. Pior, é principalmente através dela que recebe quase 100% das informações do que acontece por aí. Uma outra parcela também se informa através do rádio, o que não muda muita coisa quando falamos de informação (esse assunto merece um artigo a parte).

A tal ABTA conclama aos anunciantes a gastarem seus milhões com não sei quanto % da parcela com poder de compra e economicamente ativa (quem lembrar os números, please). Talvez para a ABTA não interesse quanto % do brasil é economicamente ativo, já que recebe 2 vezes pelos anúncios do grupo supermercadista, das lojas de carro, etc. Recebe destes que pagam pra anunciar e do assinante que paga para assistir, inteligentíssimo. Também pagam para assistir os bullshitóls das séries americanas ou o football nosso de cada dia. Sem falar naqueles que como eu, paga e não assiste porcaria nenhuma.

E alguém está aí pra Cultura?

A TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta capenga da sua perna financeira, atrasa salários e está prestes a demitir pelo menos 10 pessoas do jornalismo.

Porque os anunciantes não gostam das TVs Cultura? Por causa do nome. Com esse nome os anúncios não são vistos por ninguém.

Anúncios
Publicado em cultura
9 comentários em “cultura, você gosta da TV?
  1. Claudio disse:

    Eu recebo a TV Cultura aqui no RJ por causa da SKY e te digo que gosto muito. Ela é bem melhor que a TVE carioca e outra que já vi por outros estados.

    Educação e cultura são palavras que a mídia não gosta muito de promover e o povão prefere as novelas do plim-plim, sem dúvida. E o pior é que eu acho que a TV digital, aumentando o número de canais abertos não é a solução como pregam. Enquanto não voltarem os olhos para a educação na escola isso não tem solução.

    Mas como tudo isso depende dos nossos políticos, nós estamos mais é fu-fu, caro amigo.

    abs

  2. cilene disse:

    Gosto da TV cultura….mas as vezes essas tvs ditas culturais fazem uns programas tao ruins que realmente nao dar pra assistir..acho que eles deveriam ter direito a vender comercial tambem…assim nao ficaria dependendo do governo.. Aqui na Noruega os noruegueses sao obrigados por lei a sustentar a Tv estatal.. pagam em media mil reais ou mais por ano so para isso…e todos que tem um aparelho de Tv em casa sao obrigados a pagar….nao dar pra fugir…eles batem a porta

  3. Letícia disse:

    Olha, o nome deve assustar mesmo. Acho uma pena essa demisssão. Sempre que posso assisto Sem Censura com a Leda Nagle, adoro pela espontaneidade(é assim que se escreve?) dos entravistados e da entrevistadora e já aprendi muitas coisas legais no programa. Mas na verdade, quem quer pensar? Sim, eu quero aprender muitas coisas, mas não é todo mundo que tem sede de conhecimento…ou não é todo mundo que questiona de onde vem o conhecimento…

  4. Lara disse:

    Inressantíssima a sua observação, infelizmente é isso, e o tal “senso comum” é formado de forma tão fácil e errada que fica díficil falar de senso crítico ou conhecimento!
    Gostei muito mesmo da visita e do post!(do blog em geral)
    Bju T

  5. Marcia Kawabe disse:

    Eu também sou super fan da Tv Cultura embora não veja muita tv ultimamente. Mas já assisti muito Vitrine e Metrópolis na época da Maria Cristina Polly e da Lorena Calabria. Acho que nenhuma das duas estão mais lá né?

  6. Priscila disse:

    Junior, aqui em Portugal temos a RTP2, do Estado, e é um canal que trata só sobre informação e cultura, tudo que é bom rola lá, de séries proclamadas, a filmes de óptimas criticas, a documentários e etc..
    O Brasil sabe como é?

  7. Charimann disse:

    Na minha época de TV Aberta (que durou até poucos meses atrás), na época em que eu dispunha de tempo, assistia religiosamente a TV Cultura (TVE por aqui) e a programação é realmente boa. Não há investimento na emissora justamente por fatos que tu mesmo colocou. Abraço

  8. Luma Kimura disse:

    Eu era fã da TV Cultura enquanto conseguia ter algum sinal dela aqui em casa… antena porca, o único canal que “pega” é mesmo a do plim-plim. =/

    Tão difícil me pegar vendo televisão, não tenho a menor paciência…

  9. […] Bom, mas todo esse blá blá blá tem 2 motivos, um deles é especial. É pra indicar a quem ainda não viu (quem já viu, pode ver novamentex) o post da Lara lá no Desventuras. Ela aborda de forma discreta e elegante esse assunto das criticas coisetális talicoisas, e divulga um clip muito bacana do festival de música lá da TV Cultura. Eu particularmente adorei o post. Vai lá, lê, vê, comenta (mas deixe seu nome e e-mail ). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: