feeds, atom, whataheel?

Eu tava numa tremenda roubada antes deles. Zapeio bastante pela web e me sentia perplexo diante de tantos sites legais que encontrava, blogs e mais blogs, flickrs e mais flickrs, jornais e mais jornais… ufa!

Guardava essas páginas no meu favoritos e todos os dias eu tentava visita-las para conferir suas novidades, isso tava me deixando mais doido do que posso suportar.

Então os feeds apareceram na minha vida (provavelmente muitos de vocês já conheçam, mas vale a informação); tem alguma coisa haver com um protocolo, ou linguagem, não sei ao certo. Certo mesmo, é que em conjunto com um FeedReader a minha vida online ficou muito mais fácil, não preciso mais visitar tudo e todos pra saber quem publicou algo novo, não é o máximo?

São vários os FeedReaders que tem por aí, eu gostei mais do Bloglines, onde assino um montão de blogs, páginas do flickr, jornais, colunas, e tudo mais que tiver aquele simbolozinho RSS estampado nas páginas. Optei pelo Bloglines por ser online e por não manter nada residente na memória do meu pc, essas características me permitem acessá-lo de qualquer ponto da rede. Mas existem many other por aí, um outro bastante usado é o FeedReader.

Quando você usa o Firefox para navegar, o que é o meu caso, normalmente aparece um símbolo laranja no lado direito do campo de endereço (URL), sinal que a pagina disponibiliza feeds, que podem ser no tal RSS ou ainda no tal Atom, mas na prática a diferença é mínima

Coloquei um link no toolbar do meu Firefox, cada vez que chego a algum lugar que gostei, clico nesse link e rapidamente faço a assinatura. Aí eu só volto lá quando tiver alguma coisa nova. Consegui? Chegaram lá?

Outra coisa muito boa é que é fácil cancelar a assinatura. 😉

Bom, a idéia é abrir meu browser, entrar no Bloglines (ou outro feedreader) e visitar só os lugares que tem algo novo, muuuuito legal. Experimentem.

Eu até coloquei uma banerzinho na minha sidebar aqui na frigideira, se você for usuário bloglines, é só clicar sobre ele e sempre saberá quando tem coisa nova por aqui. Enjoy it!

Technorati Tags: , , ,

Publicado em internet
23 comentários em “feeds, atom, whataheel?
  1. Ana Paula disse:

    Eu acho bacana, o negócio é a preguiça de passar todos os favoritos pro Bloglines… no trabalho não posso instalar nem navegador, nem toolbar de nada, então não dá, eu ia ter que inserir um por um, e aí é um trabalhão!!! Mas acho a idéia ótima!

  2. Charimann disse:

    Isso seria uma boa, se eu não tivesse mais de 500 Favoritos no Firefox, eu teria que ter o saco de passar tudo pro Bloglines e aqui do trabalho nem rola essas malandragens. A proposta do site é boa, talvez eu faça isso para acesso rápido de alguns dos sites que eu mais visito. Uma coisa que eu faço com os favoritos do Firefox é salvar eles num .html como forma de backup (que é exatamente o porque que existe tal função no browser) e deixo hospedado numa conta lá no Lycos, qualquer coisa, é só eu fazer o download do arquivo e abrir o mesmo caso precise.

    Mas, como eu já disse é uma boa iniciativa. 😉

    Abração

  3. Bianca Elisa disse:

    Agora eu aprendi! E

  4. Bianca Elisa disse:

    ai ai ai…enter antes do tempo hein Dona Criadora de presentes? Mas como eu ia dizendo… Agora eu aprendi como o blogline e outros semelhantes ajudam você! Mas o que eu queria dizer é que sem você, meu blog fica perdido! Beijos. TATT

  5. Bianca Elisa disse:

    E eu sempre esqueço o meu site.

  6. Fala Júnior! A proposta do RSS é realmente facilitar a vida do pessoal que gosta de visitar muitos site, blogs, etc. Já conheço isso faz tempo… Mas ainda não consegui me motivar o suficiênte pra usar a minha conta. O amigo aí de cima acha complicado passar 500 favoritos pro Bloglines? Eu vou ter que passar uns 2 mil? Será? Pra mim vai ser mais complicado, né… Mas sempre tem os sites/blogs que eu mais visito e o end. já fica na mente, mas qnd dá branco eu recorro mesmo é pro Noel Indica. Lá não tem como eu ficar perdido. Meus favoritos funcionam mais pra deixar o end gravado pra qq coisa eu ir lá e procurar…

    Tá bom… Já falei de mais!

    Abraço!

  7. Bender disse:

    Aham, também acho uma tremenda evolução, ainda mais com feedburner.

  8. […] O Júnior acha que é. concordo, os posts deste blog podem ser lidos integralmente no RSS, com links e imagens. Adiciona aí, é facim facim e melhora a vida barbaridade. Posted by Bender Filed in Internet […]

  9. Wilson Doll disse:

    Beleza o feeds, não é mesmo?
    Quando eu descobrir o Google Desktop me foi útil mais ainda, porque agora posso acompanhar os clipes da web sem mexer numa palha. É só dar uma espiada para a barra lateral de vez em quando.
    Qualquer dia desse falo no meu blog sobre isso também.

  10. Letícia disse:

    Eu aperto esse bot]ao laranja do Firefox que automaticamente aparecem os posts novos nos favoritos. Mas eu não conhecia o bloglines, legal!

  11. Palpiteira disse:

    Adoro o bloglines; extremamente útil. Acho que todos os blogueiros devem usar e ensinar uns aos outros.
    Beijos

  12. Ah! Vlw pelos parabéns! E eu só não disse que a visita de 10 mil foi sua pq eu não sabia… hehe! Abraço!

  13. Lara disse:

    Aqui em casa usamos firefox e IE…realmente tenho que me acostumar com o firefox (com ceretza é um navegador muito mais eficiente)…Mudar para melhor é sempre necessário né?
    Exelente semana.
    (Como boa ignorante que sou não entendi patavinas, rsrsrs…vou procurar saber disso q vc falou:)parece bom!
    Bj T

  14. Luciane disse:

    Oi, Júnior! Eu também uso o Bloglines. O blogroll da minha conta no Bloglines está publicado no meu blog.
    Acho que entendi aquele lance do filme de mulherzinha, o que me fez crer que filme de homenzinho é aquele que tem lutinha de karatê, perseguição de bandidos bang-bang etc. Certo?
    Beijo pra ti.

  15. Claudio disse:

    Sou usuário do Bloglines (como você já sabe) e seu blog é um dos meus cadastrados. Descobri a pouco tempo tudo isso e como ganhei tempo com o sistema.

    abs

  16. Lara disse:

    Pois é, as pessoas mais inteligentes que eu conheço não suportariam a idéia de um trabalho repetivo e estável(por assim dizer)…Graças a Deus, senão eu estava frita mesmo!
    Hehehe quanto ao birlho da estrela, fique tranquilo, jamais tornaria uma coisa só a mais importante nem mesmo para fazer uma supernova! 🙂

  17. Bruna disse:

    Ótima dica, Ju!!!!
    Eu já tinha lido sobre isso no Link, bem no comecinho dessa historia de bloglines e RSS. Achei sensacional mas, pasme, ainda não o uso…deixo sempre pro proximo dia. Ai ai… *vergonha*
    Msm assim, valeu o toque!

    =***s

  18. Acho que vou tentar fazer isso! minha lista de favoristos está enormeeeeeee e eu nao sabia o que fazer!
    vou testar!
    bjos

  19. cilene disse:

    eu ainda nao sei como usar direito isso

  20. DriScully disse:

    Eu uso o delicious para guardar meus links, nunca usei o Bloglines, boa idéia hehehehe

  21. DriScully disse:

    Preciso da ajuda no Bloglines hehehehe

  22. […] Os trackbacks da semana esquisita, bem, que eu tenha visto “Os” foi “Um”. E foi no Blog do Bender, onde ele corroborou (Écat) com a minha indicação do Bloglines. A propósito, andei dando umas fuçadas nos arquivos de feeds aqui da Frigideira, se algum assinante perceber alguma coisa esquisita, please. […]

  23. Tina disse:

    Junior = Meu herói!!!

    Vou tentar fazer. Valeu mesmo!!! Se não der, volto…

    beijos prá você e pro Ozzy que foi tão gentil comigo.(rs)

    brigaduuuuuuuuuuuu

Deixe um comentário

