por quem os ratos correm?

Será que vai rolar um 2º turno pra presidentepocotó nas eleições deste ano?

Se não rolar deve ser porque a galera brasileira votante consciente ta feliz com o lulalelé, não é? Sinal que ninguém questiona a sua administração nesse primeiro mandato. Aceitam todos os descalabros políticos sem cobrar uma postura ao menos mais firme do representante maior da classe política, quis ser presidente, agora agüenta.

Eu não quero fazer campanha, ainda faço parte dos 30 e tantos por cento que não decidiu o que fazer com seu voto em outubro. Mas não votei no lulalelé, não sou tão competente para eleger um presidente tão eficiente.

Eu sei que muitos defendem sua postura continuísta com a alegação de falta de opções. Não temos mesmo opções? Infelizmente não, nenhumazinha opção sequer.

Aqui no brasil – poderíamos falar do mundo todo, mas vou me ater ao brasil – as campanhas políticas são bem caras, custeadas com recursos que vem de 3 fontes principais; o candidato, doações e do fundo partidário, este último através do orçamento da união, ou seja, é o nosso dinheiro. Por mais incrível que possa parecer, este último não é problema pra mim. De fato, eu gostaria mesmo que o estado se obrigasse a custear a campanha de todos os candidatos. Campanhas magras, de poucos recursos, igual para todos.

Hoje, com o candidato sendo o principal responsável por angariar recursos para sua campanha, afora as doações de praxe que como vimos, sempre entram no caixa 2, temos os mandatos como o principal meio de armazenar recursos de campanha. A luta por cargos no governo, desde ministro até um mero assessor de gabinete, nada mais é que senão uma luta por estar mais próximo do dinheiro da união, mais influente na utilização dele, na má utilização dele, é bem verdade.

Não existe um só político que esteja pensando em administrar para o país, ou para ser mais piegas, administrar para o povo. Toda e qualquer administração de qualquer cargo político que seja, está fadado a ser uma administração para angariar recursos para a próxima campanha, seja através da busca de dinheiro, desviando verbas de ambulâncias e afins, ou em busca de alianças e favores futuros. Isso não é novidade pra você, é?

Pela lógica a próxima campanha é sempre a razão da administração atual, se fizermos um bom governo, do povo e para o povo (tenho horror a essa frase), certamente seremos reeleitos ou elegeremos um sucessor. Mas como estamos encantados pela mídia, isso não vale, ganha quem tiver o melhor marketeiro, ganha a campanha mais rica.

A campanha que elegeu o lulalelé foi a mais rica do PT, cheguei a escrever no blog antigo, que o PT nunca tinha ganhado pra presidente por falta de grana e por não entrar no jogo de interesses pré-eleitoral, não tinha entrado no esquema dos recursos de campanha, fazia uma campanha se não totalmente limpa, ao menos mais honesta. Eu estava enganado, o PT nunca tinha conseguido eleger o lulalelé só porque não era bom nesse lance de faturar para a campanha, mas assim que aprendeu, colocou a faixa no peito do cidadão. Então eu escrevi que como as campanhas são feitas hoje – e o hoje ainda vale – o simples fato de um candidato ser eleito, já mostra que ele é um ratão.

Por isso, quando pensarmos em opções para as próximas eleições, devemos pensar se vamos votar no rato bom ou no rato mal, mas sem esquecer que estamos votando acima de tudo em partidos, afinal, o próprio lulalelé, cego, surdo e mudo que é, ta provando que a pessoa em si não representa patavina, os eleitos não passam de operários dos partidos, trabalhando em prol dos fundos da próxima campanha eleitorenta.

As esperanças não devem ser em pessoas, mas em reformas. As reformas que precisamos devem ser promovidas pelas instituições democráticas do estado. As instituições promovem reformas, não as pessoas. Mas aí você me fala que as instituições são formadas por pessoas e eu te digo que as instituições são formadas pelo povo, que elege seus representantes. Só o povo tem poder pra promover reformas.

Agora os ratos vão correr pelo (voto do) povo. Se liga povo.

Technorati Tags: , , ,

Anúncios
Publicado em brasil, política
15 comentários em “por quem os ratos correm?
  1. Charimann disse:

    Falou tudo nesse artigo, nem sei como “complementar” algo com meu comentário.
    Mas, uma coisa eu tenho certeza, vai ser mais uma eleição em que o sujo fala do mal lavado…
    Abraço

  2. cilene disse:

    acho um absurdo todo mundo reclamar..e oLula ganhar de novo..nao votei nele…e nao vou votar agora..

  3. Lula disse:

    Vc diz la no ‘O autor’ que gosta de política mas não de políticos, e isso é algo q sempre digo, a política é pura, quem não presta são os q dela se servem. Mas como identificar um bom candidato se todos (ou quase) se mostram na mídia como honestos e bem intencionados? Com o Lula(aquele) foi assim, senão não teria vencido com a qtde de votos q teve, inclusive da classe média, pouco mais culta q a maioria. Enfim, tamos aí de novo, como saber qual o rato? Todos vão, com certeza, prometer reformas, vida melhor, etc. “Se correr o rato pega, se ficar o rato rouba”. Ops! é assim o ditado? hehe.

  4. Israel Barros disse:

    Problema no Brasil e que se voce não vota na esquerda voce vota em quem? Na direita?

  5. Andrea N. disse:

    Eh uma dureza mesmo. Tambem nao sei o que fazer com meu voto…

    Obrigada pelas visitas Junior, e pelos comentarios. Volte sempre pra um cafezinho.

    abraco.

  6. Matilda disse:

    Concordo, as esperanças estão nas reformas, nas instituições, nunca em pessoas ou numa pessoa, isso lembra sebastianismo, o que não é bom, nunca foi.
    Salvador da Pátria só fica bem como título de novela, olho vivo nos programas de governo nessa campanha, nas idéias, no de onde vão partir os recursos, em quem os irá comandar.
    Mas votar não será fácil não, ;).

  7. Edson disse:

    O Difícil é esse povo se “ligar”…rsrs
    abs

  8. Ricarda disse:

    bom, engraçado é que eu vi muita gente reclamando do lula e vai acabar votando de novo. Esse povo tá de brincadeira né….Só pode… O povo é muito incoerente. Eu por exemplo, reclamei e não vou votar nele. Vou votar no Alckmin, pelo menos ele tem curso superior e um currículo bom, jah passou por vários cargos políticos, ele entende o que faz… Não é um ex sindicalista qualquer.. E depois o povo brasileiro ainda fala que americano tem o presidente que merece… (heheheheh não entendo esse povo, não mesmo)
    excelente post, o meu sobre as eleições estão por vir.
    beijos

  9. Ficticia disse:

    De tudo eu sei que não voto no Lula ! n o votei na outra eleição e não vou votar nesta !!

  10. Flavia Sereia disse:

    Olha, se ainda votassemos em cédulas de papel, eu saberia muito bem o que fazer com o meu voto, mas como é eletronico vou votar nulo mesmo, não vou escolher qualquer um por falta de opção e nem votar naquele que está ganhando ou que está competindo com quem vai ganhar, pq tá tudo a mesma meleca, um candidato pior que o outro, ninguem dessa manada merece o meu voto, então uma banana pra todos eles 😀

    bjs

  11. Lara disse:

    Com rodo o respeito, Karacas, q post foda!Muito bom!
    Queria eu ter ainda essa empolgação para falar de esperança nesse covil onde, todo mundo, quando tem a oportunidade quer ser rato tb.
    Acredito que esse ano, vou ficar com o Lulalá mesmo, dar a mesma oportunidade que o tio Fêfê teve de fazer nada em 8 anos também…pelo menos os números são melhores (números, isso fêz diferença na vida de alguém??? heheheh)…indicadores e tal, mas sei que isso não é de todo lá confiante. Voto sem fazer alarde ou propagando, queria que houvesse um para vestir a camisa e fazer campanha…Blah
    Me preocupo mais com a eleições para governador daqui, porque os candiidatos conseguem ser realmente mais pedantes que para presidente, acredita?O doido que governa aqui ( e a sua atual sucessora maluca) destrúíram o DF completamente e ainda saum apaludidos por isso!Blah que nojo!!!
    Só vc mesmo para escrever sobre isso de forma crítica e bem humorada…eu perco as estribeiras qd naum vejo luz nenhuma nesse circo (nem mesmo a do fogo que o consome 🙂
    Bjus!Bom dia!!! 🙂

  12. Luma disse:

    Meus amigos intelectuais votaram no Lulla (rs*) Acho graça, porque agora eles não admitem o erro que cometeram e fazem bico pequeno “Não queremos nos envolver com política” mas o que fazem os intelectuais, senão ajudar os pobres? E “Pobre não gosta de pobreza”, não é?
    Meu candidato ideal, não estará no páreo dessa vez e não tenho um substituto, apenas uma muleta. Beijus

  13. Palpiteira disse:

    Política? Bah! 🙂
    Vc não entende nada de ultrassom, Jr. hehehe

  14. Geraldine disse:

    É isso aí, vai começar tudo outra vez. A sensação que eu tenho é de puro déj vu, todos os candidatos falam a mesma coisa.. se bem que tem a Heloísa Helena, cabra fêmea sim sinhor!! Adoro ver os pronunciamentos dela na TV Senado ( e do louco do Mão Santa, o cara é uma comédia) e a achei bem interessante ao declarar que não há rombo na Previdência Social e sim um superávit. Do jeito que a galera gosta de “meter a mão” na grana, vai ver que ela está certa mesmo. Um abraço!

  15. […] Voltando ao tópico do tópico, para isso se aparelha o estado (as estatais) com membros do seu partido, para praticar o bom e velho trafego de influência para fins partidários. Imaginem quantos desses cargos você nem imagina? Tem um petista lá. O grosso do dinheiro público esta em milhares de cargos nas estatais e seus fundos de pensões, e são nas suas diretorias e presidências que encontramos os petistas. É por isso que eles falam tão mau das privatizações, por isso gostam tanto de estatais. Por isso lamentam e queriam tanto poder estar nos milhares de cargos das Telebrás com mais de 27 presidências regionais, cada uma com quase uma centena de cargos de confiança. Existe um enorme pt clandestino que governa esse país com mais força do que o pt que conhecemos, bem aí dentro da estatal mais próxima de você. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: