Poder pelo poder não pode não

Não consigo ser tão light quando falo do presidente Lula, afinal, a postura pessoal dele (na minha opiniao) nem sempre é condizente com a de um chefe de estado, mas isso também não é um privilégio só dele, além de ele estar melhorando (devagar). Não sou anti-lula, o problema é que não é o presidente que governa, é o governo que governa.

Num regime democrático, somos governados por organizações partidárias que normalmente formam alianças de governo, o presidente costuma ser somente a imagem dessa aliança, além de um aglutinador de esforços para o bem comum. Isso demanda de muito carisma, esforço e diplomacia, o Lula tem essas qualidades. Mas não foi o Lula quem ganhou a eleição a 4 anos, foi o seu partido junto de seus aliados que colocaram ele lá.

O pt nasceu em São Paulo, mas hoje é um partido muito grande que tem lideranças fortíssimas espalhadas por todo brasil. Aqui em São Paulo, existe uma liderança em São Bernardo do Campo, mas existe também uma forte liderança em Ribeirão Preto. Sei que todos lembram que a imprensa muitas vezes chama essas lideranças de republicas, República do ABC (José “Poblema” Dirceu, Genoíno, Berzoíni, etc.), República de Ribeirão Preto (Palocci e os seus) e por aí vai. Foram essas lideranças e as outras espalhadas pelo brasil que colocaram o Lula onde ele está. Quando o Lula assumiu, ele levou junto essas Repúblicas, são elas que governam o país.

O pt virou governo e o governo está cheio de pt, o que não costuma ser uma coisa muito saudável, administrativamente falando. Até empresas muito grandes tem os seus administradores e um conselho separado, que coloca esses administradores lá e fica de olho nele. Se o pt não tivesse se enfronhado no governo ele poderia ter se tornado um orientador, um crítico de ações do executivo, um fiscal dessas ações. Poderia cobrar do governo ações que estivessem em acordo com a ideologia que sempre pregou e que os seus eleitores tanto admiram.

O problema é que isso nunca bastou ao pt, ele precisava do poder. O Lula, e sejamos justos, alguns de seus companheiros até querem o bem da nação, lutam ao estilo deles, uma batalha justa pela igualdade, eu acredito nisso. As Repúblicas do pt por sua vez, lutam uma suja batalha de bastidores pelo poder, poder pelo poder e mais nada. Para isso, todos os fins justificam os meios, quaisquer meios. O Lula não consegue administrar longe dessas Repúblicas, e elas não conseguem se manter no poder sem ele. É uma curiosa, mas simples simbiose. Nas eleições atuais os eleitores, quase em sua maioria, separaram o Lula do pt, separação que não aconteceu na prática. Eles estão juntos lá em Brasília e isso precisa ser bem entendido.

Nesses quatro anos, o pt organizou algumas coisas muito feias para se garantir no poder. Reparem que eu nunca falei que o Lula é mentor (Oops!!) dessas coisas feias, mas não concordo com a sua postura de se manter alheio a tudo isso. Sabendo ou não, ele é o responsável pelo governo e nem ele se exime das responsabilidades pelos atos de seus assessores, percebem?

Eu sinceramente não acho que ele tenha capacidade para articular tais conchavos, mas o pt sim, com as suas Repúblicas e com esse monte de gente que agora tem seus nomes e caras aparecendo nos jornais. É desse pessoal que eu não gosto, é essa gente que eu não quero no poder. O Lula até vai, mas essa gente não me serve.

Não foi o Lula que conseguiu milhões para sua campanha a 4 anos através do Valérioduto, foram as Repúblicas do pt. O Lula só era o responsável por ela – e só por isso se aventou o seu impedimento – e isso foi um crime de campanha. Mas não acho que ele seja ladrão de dinheiro público, entendem? As Repúblicas é que acham que o poder (os fins) justifica o dinheiro ilegal para campanha (os meios). As Repúblicas e seus asseclas é que pensam que aprovar projetos para o bem da nação (os fins) justifica pagar mesadas aos deputados para eles votarem com o governo (os meios), e assim fazer um bom governo para garantir a reeleição, garantir o poder pelo poder.

Essas Repúblicas também são responsáveis por muitas outras ações que estão aí nos jornais em menor destaque, muitas envolvendo verbas milionárias destinadas a ONGs geridas por elas próprias, por exemplo. Foi a República do ABC que deu o tiro no pé do pt com o caso do dossiê, outro exemplo. Foi a republica de Ribeirão Preto que quebrou ilegalmente o sigilo bancário do caseiro Francenildo, mais um exemplo. Temos muitos exemplos.

O Lula está envolvido em tudo isso? Não sei, pessoalmente acho que não, mas é com ele que essas Repúblicas chegaram ao poder, e é isso que elas fazem no poder.

Alguns dizem que isso sempre existiu, que a corrupção sempre existiu. Acho mesmo que sim, e isso era crime também, merecia todas as punições possíveis. A diferença é que nós não sabíamos dos fatos com a clareza que eles nos são mostrados hoje, agora que sabemos o que está acontecendo, não podemos ser coniventes. Não é porque existia corrupção em governos passados que devemos tolerá-la no atual, estou errado? Desculpem, não sou tão conformado.

Existem pessoas de bem no pt? Claro que sim, como eu disse, acredito até que o Lula seja uma delas. Existem regiões do brasil em que os cidadãos se sentem realmente muito felizes com os seus governadores petistas. Nem todas as Repúblicas do pt se voltaram para o Lado Negro da Força. O problema é que dentro do partido existe uma briga pelo poder entre todas elas, essa briga está acima da nação e o Lado Negro é mais forte.

Reparem que muita gente deixou o pt por não concordar com a sua política, muitos de vocês votaram neles. Ao público fica a impressão de que não concordam com a política nacional. Tenho comigo que essas pessoas não concordam com a política interna do partido, com o jeito do partido governar. O Lula, talvez (mas muito dificilmente), pudesse ter meu voto se fosse uma delas.

Hoje o Lula é do pt, esse partido já mostrou seu estilo de governar.

Update 05/10: Agora, depois do resultado do primeiro turno, tem um monte de dinheiro extraordinário aqui e aqui. Principalmente para SP e MG onde o Lula não se deu tão bem nas urnas. Vocês sabem o que é usar a máquina do estado para fazer uma campanha política? Taí o exemplo.

10/11: Vocês querem saber mais sobre a Republica do ABC?

Anúncios
Publicado em política
32 comentários em “Poder pelo poder não pode não
  1. Olhos de Mel disse:

    Junior, como sempre, textos bem redigidos e assuntos interessantes. Infelizmente, discordamos em algumas questões. Pra mim, enquanto não provarem que o Lula está envolvidos com esses escândalos vou continuar votando nele. Muita coisa pra o povão, inegavelmente melhorou e até por isso, apesar de tudo que tem sido divulgado, continuou com na frente. Não posso julgar ele por alguns, seria injusto e negar o que tem feito, apesar do pouco tempo que teve pra arrumar uma casa, que vinha sendo dessarrumada ao longos desses anos.
    Apesar do meu estilo introspectiva e romântica, mudei esta semana para atender as minhas necessidades. Acho que precisava desabafar. Mas gostei muito do que li.
    Bjs.

  2. Clara disse:

    Hoje é dia de passar correndex, confesso que não li nadinha do post, porque tô até a tampa de coisa pra fazer.

    Passei mesmo pra dar o “ar” da minha graça….(hahahah)

    Bjo.

  3. DO disse:

    Bom,como todo o respeito a quem gosta,eu nunca votei nele,mas ja tive a dolorosa experiencia de votar em alguem do PT. Mas NUNCA MAIS farei isto,JUNIOR.
    Não consigo acreditar em toda esta lenga-lenga que ele nada sabia,nada vê e nada ouve. De autista ele não tem nada.
    A Heloisa Helena sabe muito bem que tipo de gente ele é…
    Abraços!!

  4. NNivaldo disse:

    Junior meu amigo, concordo até que o Lula tenha boa vontade. Mas conhece aquele ditado que diz que de boa vontade o inferno está cheio? É mais ou menos a mesma coisa. Ao deixar o caminho livre para as repúblicas petistas agirem à sua (ou não) revelia, Lula pode ser considerado tão culpado quanto aqueles que metem a mão na massa (pra não dizer outra coisa) e assím garantir o tal poder pelo poder. O que o PT está fazendo, a qualquer custo –e isto já está bastante claro– é manter o tal projeto de perpetuação no poder. Sei que a Constituição (essa prostituta brasileira tão pisoteada e rasgada por todos) diz que os mandatos são de 4 anos e que pode haver reeleição. Mas aqui no Ceará, o PSDB fez algo parecido com o que o PT está tentando fazer em Brasília. Quando se elejeu pela primeira vez governador do estado, Tasso Jereissati, hoje presidente do PSDB e senador, colocou em prática o mesmo plano que vem sendo executado religiosamente há 20 anos. Tasso se elejeu, se reelejeu, elejeu Ciro que se reelejeu, Tasso voltou e depois se reelejeu e conseguiu elejer Lúcio Alcântara que agora perdeu a eleição para Cid Gomes, irmão de Ciro apoiado por Lula e apadrinhado (por baixo dos panos) por Tasso. Quem duvida que CID não mudará de partido após a posse. É esse o modelo que o PT tem em mente e vai, custe o que custar, tentar por em prática no Brasil e aí meu amigo, salve-se quem puder.

    Um abraço

  5. Dani F disse:

    Oi junior..
    obrigada pela visita lá no Faxina e espero tua ajuda nas limpezas ok?
    bem..se o Lula lelé(amei isso!) já era o que é..coitados de nós que não vimos..se foi ficando assim com o passar do tempo e da má influência dos “Aloprados” (lulalelé que disse..hahaha)…ainda saimos perdendo…
    E agora? Este povo realmente mostrou as garrinhas..afinal se lambuzaram com os $$$ de mensalões e cuecas…
    Que país é esse? me diz…
    Bom deixa prá lá…
    Um abraço

  6. Tina disse:

    Infelizmente não dá para acreditar que ele não sabia de nada. E isso, jamais saberemos! Na dúvida…

    Muito bom seu post (como sempre)!

    beijos,

  7. Ricarda disse:

    oi meu caro.. li o post, mas hj meu comentário vai ser curto e grosso, e bem parcial, pra falar a verdade
    odeio o lula e o PT…. É isso
    mas seu texto foi bem argumentado…
    beijos

  8. Flávio disse:

    Júnior, na maioria dos pontos concordamos. Eu tb acho que o Lula é carismático e talvez até pudesse fazer um bom governo… se o PT deixasse. Acho que ele se deslumbrou com o poder… e aceita tudo para ficar nele. Mais ou menos aquele filme que já assistimos com o Collor, lembra? Só que a quadrilha agora é outra…

  9. Norma Sueli disse:

    Eu quero crer que você tenha razão, que ele não tenha capacidade pra fazer conchavos.
    Que exista realmente estados e cidades bem dirigidos pelo PT, em que o povo esteja realmente feliz e satisfeito.
    Como vc disse o PT hj é um partido grande, só que para se tornar um partido digno em toda a Nação, precisa fazer uma dedetização urgente, para exterminar todos os ratos, as baratas e mosquitos que insistem em se multiplicar, disseminando “doenças”!
    É mano o problema é que tem pouco tempo pra isso!
    Beijos..

  10. Matilda disse:

    Adorei o texto, ironico, preciso, no tom exato, parabéns!
    É isso mesmo, :).

  11. Junior, eu, o molusco e o pt não temos nada em comum. Em momento nenhum da minha vida me identifiquei com eles. Acho que ele sempre soube de tudo. O que ele não sabia era que se descobriria. Ou que se acreditasse que ele sabia.
    Liliane de Paula

  12. Nirvana disse:

    Nunca fui muito fã do PT apesar de viver sempre em meio aos “petistas de coração”. Não votei no Lula da primeira vez, e tb não votei agora. ele tinha q assumir o presid~encia para q caissem (ou não) as máscaras da tão pregada “moralidade”.
    Bjks

  13. aninha-pontes disse:

    Meu amigo, quando da criação, o pai fez todas as suas criaturas, só que um resolveu mudar, também queria poder, tanto quanto o criador, e se transformou no opositor, no diabo, no capeta, ou seja lá que nome queira dar.
    Entõa o pai o separou, e mostrou-nos a diferença entre um e outro. Em nenhum momento ele se fez conivente, aceitou, simplesmente porque tb era sua criatura.
    O que eu quero dizer, é que prá quem se comparou a Jesus Cristo, deveria fazer a mesma coisa, e separar o joio do trigo.
    Mostrar que é digno, que é gente, que é honesto, não importa quem esteja por trás dele. Ele se colocou numa posição, em que todos os brasileiros esperavam mais dele, esperavam que se mostrasse homem, capaz de assumir um país cheio de problemas, que acreditavam que ele significava mudança, ele era a esperança, e ele simplesmente enganou, abusou da boa fé de um povo burro, que não sabe nem lutar pelos seus direitos. Que elege sempre os mesmos, que coloca lá pessoas que passaram a mão na bunda deles.
    Desculpe o desabafo.
    Um beijo

  14. Lula disse:

    (Epa!!! senti um climazinho amoroso no ar). Sabe, tbm sou da opinião de que não adianta ficar mudando as moscas, já q a M(erda) vai continuar. O q não pode é a gente permanecer na M(erda), acostumando-se, dia à dia, com o fedor que nos circunda. Sempre fui petista pq me identifiquei com os ideais do partido, no seu nascedouro; choro como parente próximo no seu morredouro. E se ‘Il Duce’ desaparecer, adeus sonho de um sono muito mal dormido. Abração, no ozzy tbm.

  15. Alê Quites disse:

    Salve o estilo furado do pt de lulalelé!

  16. Herika disse:

    E o Lula continua sem saber de nada…
    Não gosto do Lula, não gosto do PT. Mas longe do Brasil não sei a quantas anda realmente. Uma coisa é ler as notícias, mesmo tentando acompanhar tudo é muito diferente do que viver a situação na pele. Espero que ele não seja reeleito, mas o povo sempre mostra que não aprende a lição. Vide Collor e Malluf com maioria esmagadora. E o Clodovil e Frank Aguiar então.. aff… sem comentários…

  17. Andrea N. disse:

    Passando pra deixar um alo. Nem sempre comento, mas sempre venho te ler. Otima semana pra ti.

  18. Roby disse:

    Junior, tu tens um tato pra falr o que tu realmente sente!
    Achei seu texto FORMIDÁAAAAAAAAAVEL…
    Cara, tu falastes no Lulalelé…assim , na boa e sem temer que te atirassem tomates!! rs
    *
    Gosto de ti por isso…autenticidade a flor da pele!

    Abração meu querido amigo..
    Bjocas a Bianca.

  19. Dono do Bar disse:

    É. O Lula é um bom companheiro (sem trocadilhos!), ninguém pode negar. Você foi feliz em revelar: ele NÃO governa! E a maior prova disso foi a “bola nas costas” que os seus amigos do PT de São Paulo lhe deram. Esse presente de grego vai lhe custar o cargo de Presidente da República. Com amigos assim, ninguém precisa de oposição.

    Em tempo: o cemitério está cheio de gente com boas intenções.

    Um abraço, amigo.

    DB.

  20. Lara disse:

    Bem, acho que sou meio verde(não madura) para comentar um texto com uma cr´tica tão bem formulada. Quer dizer, eu sempre votei no PT (nas ulitma tres eleições), porque gostava da propostas do partido, o que naum fez lá muita diferença qd ele esteve no poder…o fato é que eu creio que o Brasil cresceu nos ultimos 4 anos por isso apoio a reeleição.
    Afinal, a questão da corrupção partidário não é novidade para nenhum partido e muito do que conta para os anti petistas (o naum é seu caso migo) é um grande medo dos comunisata HUAUAHAUHUAA 🙂
    bjUS… ADOREI O SEU POST

  21. Ficticia disse:

    Naò votei nele da última vez, nem desta !! E não vou votar nele !! Só !! Um abraço !

  22. deia disse:

    Olha que este post me surpreendeu, achei que vc odiava ele , rss
    Muito bem escrito e explicado.
    Mas vim mesmo pra dizer que eu adoro suas visitas, simplesmente adoro.
    Linda noite
    beijos

  23. Hahahahahahah!!!! Desculpa cara, somente agora que vi que “o sujeito do comentário acima” era você. É que esta afirmação de que a imigração dos nordestinos é um problema para os paulistas, a meu ver, não passa de uma falácia. E irritado nem li o nome de quem escreveu o post, fui logo dando bronca. 🙂 Mas obrigado por ter respondido educadamente para um comentário grosso como o que eu fiz.

    Bom, sobre o problema, acho que achar que a causa do desemprego ser culpa dos imigrantes nordestinos é uma boa desculpa para a falta de planejamento do Estado de São Paulo, afinal de contas, enquanto serviu como mão-de-obra barata os nordestinos não eram nenhum problema. Um outro ponto sobre a questão é que enquanto o país destina a maior parte de seus recursos para os grandes centros urbanos, em especial São Paulo, esquecendo-se da zona rural, é absolutamente natural que haja uma forte onda de imigração para os grandes centros.

    Quanto ao fato de Alckmin ter ganho em SP não me diz muita coisa não. São Paulo elegeu Frank Aguiar, Clodovil, Celso Russomano e… Maluf!!!

    Deixo um forte abraço e mais uma vez, desculpas…

    Márcio Pimenta
    (vou colar este mesmo post no blog da Lara)

  24. Apenas para acrescentar, Salvador vive o mesmo problema, mas não culpamos os imigrantes vindos do interior.

    Esta sua visão não é similar a visão dos norte-americanos sobre os hispânicos?

  25. Douglas disse:

    Interessante, um post aparentemente justo.

    Abração!

  26. Luma disse:

    Acho que você teve aulas com o Prof. Gaudêncio! (rs*)
    O PT está querendo renovar as forças! Veja essa matéria http://politica.dgabc.com.br/materia.asp?materia=553310
    Beijus

  27. Flavia Sereia disse:

    Ve-se que vc acredita que ele não sabia de nada, bem, se ele não sabia é incompetente, se sabia é corrupto. E se não sabia mesmo pelo visto não demonstrou tanta surpresa ao saber das maracutaias dos amigos. Estranhos que todos eles, os tentátaculos do Lula, todos sem excessão fizeram maracutaias e só ele é honesto?? ah júnior acorda!! Imagina vc ser enganado por seu amigo de mais de 30 anos!! Até pode acontecer, mas ai qual seria sua reação? continuar apoiando e defendendo essa pessoa? Ele diz publicamente que abomina o que fizeram, mas os caras continuam sendo ligados a ele.

    bjs

  28. Ente ente ente! Eu quero Júnior Presidente! Cara, eu não guento mais puxar seu saco, babar seu ovo, e outras coisas que tenham o mesmo significado, não no contexto sexual, é calaro.

    Eu quase sempre concordo com tudo que você escreve, e abre meus olhos pra coisas que eu não conseguia enchergar.

    Cara, por que você não vira colunista desses de jornal, revista… Você leva jeito pra coisa! Assim você ganha dinheiro fazendo o que parece que gosta de fazer e trabalhando pouco. É só uma idéia.

    Sobre a festança regada a cerveja BOA e Juliana Paes, pode deixar que eu vou fazer uma ótima cobertura postar lá no blog. Não reclame de morar em SP, não. É aí que acontece a maioria das festas.

    Abraço!

  29. cilene disse:

    mostrou e igual a todos que por ai passaram…mas nao minha terra tem um ditado que diz quem nunca comeu mel..no dia que come se suja..o PT se sujou pelo poderr…e que ficar la pra sempre como numa ditadura

  30. Ana Paula disse:

    Eu votei nele e ele me decepcionou. Ele teve a chance dele e se provou incompetente. Hoje a gente percebe que experiência faz falta sim. O cara nunca tinha gerenciado nada na vida, como é que ia dar conta de um país do tamanho do Brasil? Ele não é profissional, não sabe separar negócios de amizades e deu no que deu.

    Eu nunca acompanhei apuração de eleição tão na pilha como acompanhei no domingo! Por pouco o cara não ganhou no primeiro turno! Foi um alívio ver que vamos ter a chance de tirar ele de lá… O suspense fica por conta da grande maioria da população, que infelizmente não é esclarecida. 😦 Mas tomara que acordem pra vida e não deixem o país continuar assim.

    Não que eu ache que o Alckmin vá resolver todos nossos problemas, mas continuar com o Lula é que não vai mesmo.

  31. deia disse:

    Passe pra deixar beijos
    e o desejo de que tenhas uma noite deliciosa.

  32. Roby disse:

    Juninho…um ótimooooo final de semana querido amigo!
    Divirta-se …

    Upaaaaaaa grande!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: