dividindo o bolo

É isso aí, dia escolhido a esmo para a Frigideira Culinária.

Como eu sei que vocês devem estar achando isso aqui meio insuportável de chato, um blog escrito por um cara ranzinza que vive de mau com o mundo, resolvi quebrar paradigmas (Bléeh!) e falar sobre o bolo que eu preparei agora á tarde. Sabem como é, céu embaçado, dia chuvoso e preguiça. Nada pede mais um bolinho com café como um dia assim. Bolo simples porque eu fiquei sem manteiga para a cobertura, resolvi com geléia de morango feita em casa mesmo. O making of solicitado pela Raquel ficará para outra vez, por hora só algumas fotos, da massa e do bolo assado.

Para compensar tão grave falha, algumas dicas acumuladas ao longo dessa carreira culinária amadorística são interessantes, pois servem para quaisquer pratos.

Vamos falar dos ingredientes, que tem óbvia importância nos pratos. Como eu não uso batedeiras, liquidificador ou outro aparelho para bater a massa, preciso evitar a formação daquelas bolinhas e isso é muito simples, bastando apenas que todos os ingredientes sejam peneirados antes, principalmente os farináceos como a farinha de trigo, açúcares, chocolates, etc. Tenha também um bom batedor de fios.

Eu sempre uso açúcar cristal, trituro com um mix e obtenho um açúcar bem fininho, porém sem a cal usada para o seu refino industrial. Você pode usar açúcar refinado industrialmente mesmo, ou alguém já ouviu falar de pessoas que morreram por comer açúcar refinado? Deixe essas coisas de chato para o chato aqui.

Ao quebrar os ovos, separe as gemas das claras que serão batidas em ponto de neve. Ambos devem ser passados num coador fino, com a ajuda de uma colher. Isso serve para retirar a membrana da gema e o fio da clara, que atrapalham o sabor. Quebre sempre os ovos em uma xícara primeiro, pois se algum deles não estiver bom, não estragará os outros.

Liquefaça a manteiga em banho-maria, isso também contribui para não formar as bolinhas.

A minha ordem é a seguinte bato levemente as gemas e vou misturando com o leite em temperatura ambiente, em seguida a manteiga liquefeita. Quando obtenho um liquido uniforme o que é bem fácil, acrescento aos poucos o açúcar e obtenho um creme bem homogêneo. Acrescento aos poucos a farinha de trigo que já está peneirada em outra vasilha, enquanto viu misturando a massa. Se você colocar aos poucos e misturar devagar, estará incorporando a farinha, isso é bom. Bata por meio minuto e terá a massa quase pronta, se for acrescentar chocolate em pó, esse é o momento.

As claras batidas em ponto de neve devem ser acrescentadas com bastante parcimônia, usando uma colher para misturar sem bater, isso torna a massa mais macia depois de assada.

O fermento em pó deve ser acrescentado por mistura, você não deve mais bater a massa depois de acrescentar o fermento, só mistura-lo com calma.

Para untar a assadeira pode usar ¼ de copo de óleo comestível, use um pincel ou uma folha de papel absorvente para espalhar bem o óleo, escorra todo excesso e jogue um punhado de farinha, vá virando a forma até que ela toda esteja com o óleo coberto por uma fina camada de farinha, jogue fora o excesso de farinha.

Não uso forno pré-aquecido, acendo antes de derramar a massa na assadeira untada. Todo o assado é feito a meio-forno, o meu é normalzinho e costuma assar o bolo entre 30 e 40 minutos.

Ovos eu uso 4, manteiga são 2 colheres das de sopa, 3 xícaras de farinha de trigo costuma ser suficiente e 1 ½ xícara de açúcar adoçam pro meu gosto. Do leite um copo basta assim como uma colher de fermento faz bem a sua parte.

Certamente que você pode colocar todos esses ingredientes dentro do liquidificador e bater, mas só se estiver com muita pressa ou não gostar de cozinhar. Para mim o fazer o prato é mais importante que o prato em si, para outros pode ser o contrario e será um bom prato do mesmo jeito. Legal demais é que você uma vez ou outra, sozinho ou não, faça uma lambança na cozinha (eu não sujo quase nada), é divertido e combate o stress.

Update: O Nivaldo postou isso aqui, eu achei muito ótimo, vale a pena ler.

Marcado com:
Publicado em receitas
35 comentários em “dividindo o bolo
  1. D* disse:

    Por isso ganhei uma batedeira da minha mãe e só faltei beijar ela hahahahahaha

  2. Nivaldo disse:

    Júnior meu amigo, confesso que fiquei com inveja. Meus dotes culinários não passam de ovo frito e pipoca. Mas acho que vc deveria enviar a receita e o “modus operandi” para o programa da Ana Maria Braga, naquele quadro em que ela prepara a receita e fica com o autor da mesma pelo telefone. seria muito bacana…. hahahahaha

    Brincadeira. Isso é a mais pura expressão da inveja de um incompetende em patserrie.

    Abraços

  3. Jéssica disse:

    Se eu soubesse não tinha vindo aqui…rs… a diabetes me persegue há tempos. Doce nem pensar. Malvado…rs…
    Linda e doce noite pra você*.*

  4. Junior, o pior é lavar as vasilhas depois. Mas o melhor é lamber a vasilha suja de bolo.
    Não lhe acho ranzinza.
    Liliane de Paula

  5. Tina disse:

    Oi querido!

    E não que é estás me sainda um cozinheiro exemplar? Gostei de todos os cuidados para bater a massa, muito bem! Aliás, como bons Virginianos era esperado que fosse assim e sem bagunça na cozinha, certo? Qualquer hora dessas te mando umas receitas “espertas” que tenho.

    beijo grande,

  6. Valérie disse:

    )Oi Junior! Já tinha vindo aqui e lido o post anterior, só que não tinha nada para comentar. Fiquei muito feliz com a citação. Não esperava ter acertado tão em cheio!

    Menino, sabia que eu solo até bolo de caixinha? Lindo seu bolo! ME deu fome heheheh

    Adoro girassol! Em casa tem uns 10 pés

    beijocas

  7. raquel disse:

    primeiramente, me sinto lisonjeada pela menção no blog! eu sei que eu te perturbo com meus comentários mas falou de comida, falou comigo! eu AMO quitutes e mais do que isso, adoro receitas e fotos de comidas!

    adorei as dicas culinárias, a do açúcar é uma ótima! aqui em casa minha mãe só compra açúcar cristal, ela deve ter lido em algum canto que o refinado não faz bem!

    hoje eu tava com um desejo de comer bolo de chocolate! amanhã certamente ele será saciado! um grande beijo, querido!

  8. raquel disse:

    ahhhh, vc não é ranzinza! você pode e DEVE continuar com teus posts políticos e, mais do que isso, humanos! sou fã! beijoca!

  9. Claudio disse:

    Estou te indicando para apresentador daqueles programas culinários do GNT. Eu não testarei a receita pois não tenho os seus dotes culinários. Compro torta pronta na Lecadô mesmo.

    Torta? Alguém falou em torta? Amanhã é dia…..

    abração

  10. Douglas disse:

    Cara, que metodologia pra fazer um bolo, eu não sei cozinhar, o que eu faço, eu não como…mas quem eu vejo fazendo um bolo, faz quase totalmente diferente do seu modo…rsrsrs, mas é interessante, eu comecei lendo a postagem achando que o bolo seria um exemplo ou algo do tipo, fiquei esperando alguma conclusão, ou um assunto diferente, mas você realmente falou sobre fazer um bolo….auhauhuahua, não é chato não, nem você é ranzinza, é engraçado…rs

    Grande abraço!

  11. Lula disse:

    Nojento…fica aí se exibindo, né? hehehe.
    Mas não é q o bolo ficou bonito, rapá!! Sou um ‘curioso’ culinário, se é q oce mintende, vou até tentar fazer esse bolo, mas de côco, adoro côco. É da mesma maneira? dispois ti conto (ou não, pq morri). Abraços novoamigovéi.

    update: O ozzy tá bom? não falou mais nele. Ele gostou do bolo?

  12. Carol disse:

    Adoro seu mau humor e seu sarcasmo. E açúcar refinado me faz mal. 😉
    Bjo!

  13. Que delícia !Adoro bolo de chocolate. Esse então ficou maravilhoso.Senti o cheiro daqui.Também , com esse capricho não podia ser diferente.

  14. Herika disse:

    Verdadeiro passo-a-passo de como fazer um bolo. Gostei de ver rapaz.
    Passei tanto tempo longe daqui e quando vejo tem um monte de coisas pra eu ler e me atualizar. :S
    Mas esse bolo parece delicioso, fiquei com água na boca.
    Beijos!!!

  15. Flavia Sereia disse:

    Olha, eu não tenho tanta paciencia assim em fazer um bolo, e ja fiz muita burrada na cozinha hehehe
    Mas conta ai pra mim como vc deixa o acuçar cristal fininho??
    Eu sempre deixo uma lambaza na cozinha depois de fazer qualquer coisa, nem que seja fritar um hamburguer hehehe

    bjs

  16. cilene disse:

    as pessoas devem me achar chata tambem com esses assuntos meus…entao resolvi ser light hoje tambem…

  17. Dono do Bar disse:

    Recebeu a Dona Benta? kkkk…Sabe que eu adoro culinária? Pena que não tenha mais paciência. Moro só e não admito fazer nada só para mim. E que tal o bolo? Ficou bom?

    Abraços.

    DB.

  18. DO disse:

    Acho que vc ja pode casar,JUNIOR,heheheh
    Abração!

  19. horvallis disse:

    Ah, a preparação do seu bolo é quase alquimia !
    Verdade que não há nada como cozinhar para combater o stress. Também acho muito legal e divertido preparar comida com outras pessoas.
    Abraços.

  20. Diana disse:

    Bom dia…..

    Como não tenho certos dotes e nem tanta paciencia…
    pra dias assim …faço o bom e tradicional bolinho
    de chuva….
    Rsssss…
    Bjs….

  21. Flávio disse:

    caramba, vc entende mesmo do assunto! Eu só sei fazer cachorro quente e espaguete à bolonhesa! 🙂 Abração

  22. aninha-pontes disse:

    Dá-lhe menino. Boas dicas, o mais importante que vc disse é: gostar de fazer, sem preguiça, sem pressa. Aí meu bem, um arroz com feijão, uma couve refogadinha, e um ovinho frito é tudo de bom. hum!!!
    Adoro cozinhar, e principalmente mudar as receitas, faço sempre adaptações, para o jeito mais fácil, ou para usar o que tenho.
    Aliás não sou muito de seguir receita, faço tudo no olhômetro, mas gosto de ler as receitas. Meu marido diz que é só para poder mudá-las.
    Beijos

  23. Ana Paula disse:

    Adorei sua receita, mas eu sou do time da praticidade, já que não tneho tanta afinidade com cozinha assim. 😉 Bolo pra mim, é misturar tudo na batedeira mesmo!

  24. Pedro disse:

    Putz!

    Sabe a quanto tempo não passo algumas horas na companhia dos utensílios de cozinha da minha mãe? É eu ainda não tenho minha própria cozinha. Mas tudo bem, isso não faz muita diferença o que importa é minha saudade da atividade.
    Parabéns pelo bolo, ficou com uma “cara” muito boa.

  25. Clara disse:

    nhãn… nhãn… que delicia, hein!!

    Eu tbem gosto de cozinhar, porém, não sou como você que tem toooooooda paciência do mundo pra se dedicar ao que faz! Sou rapidex, tudo na batedeira (o nega maluca…sabe??), e fica bom que é uma coisa!

    Não tenho tooooooda essa paciência, porque vivo correndo sem tempo pra nadex.

    Hoje por ex. além da correria a dor de cabeça tá começando a dar sinal. Ah, que lindo resto de dia eu vou ter…(hehehe)

    Tô sumida, eu sei, mas tô sempre por aqui! (incoerente, não?! ué)

    Beijo.

  26. raquel disse:

    me chamaste de BRUNA no meu blog! HAHAHAHA comeu muito bolo de chocolate, deu nisso!

  27. Dani F disse:

    Oi junior!!!
    Cada vez mais tô ficando fã desta frigideira…
    Que coisa fenomenal…até culinária….
    Tá precisando de uma força na limpeza?
    hahaha
    A cara tá boa..ficou comível? Brincadeirinha..deve ter ficado…
    E a cara do chef é tudooo!!!
    Um beijo e será que teremos outras “dilícias”

  28. Também sou super ranzinza, rapá.
    E sou pior, porque não faço bolo e nem doce bom nenhum.
    No máximo miojo…e olhe lá.
    8)
    Abç!

  29. Mary disse:

    Eita coisa boa! Nossa venho aqui pela primeira vez e ja do de cara com uma receitinha deliciosa desta. O bolo parece delicioso.
    Legal seu blog gostei muito viu? Parabens pelo bom gosto.
    Um abraço

  30. Alequites disse:

    Opa!!!
    Oba!!!
    Bolo!!!
    Eita blog delicioso!

  31. Bruna disse:

    Ei Junior!!!!!! Consegui… hehehe

    Olha, este bolo está com uma cara muito boa, sabia? Adoro cozinhar e só faço quando estou com tempo porque sou muito chat…an…detalhista, igual a você… risos…

    Agora dá licensa que tenho os outros posts pra ver… 🙂

    Beijos.

  32. deia disse:

    Menino, não to acreditando que vc sabe tudo isso quando se trata de fazer um bolo, foi perfeito em tudo que falou, aprece que assiste Note e Anote a anos, fez tudo direitinho, usou até a palavra “incorporar”, que só os grandes culinaristas usam, parabéns.
    Adorei ver isso, o bolo tb esta lindo demais, pena não gostar de bolo com café, só gosto de bolo recheado, bem engordiet, heheheh
    Lindas noite
    Beijos

    obs. coincidência estar curtindo a mesma música quase ao mesmo tempo, isto mostra como somos “velhinhos”, queria saber colocar um música pra tocar num post, mas isso é demais pra minha cabeça, nem batendo eu consigo aprender isso, heheheh
    só hj consegui ouvir teu radio , esta ótimo,
    bjs

  33. Junior,

    Talvez a Polícia Federal não tenha escondido o dinheiro como você afirma, mas talvez tenha sido o fato de o dinheiro ter sido apreendido a 3 dias das eleições e a PF não quisesse que fosse utilizado com fins eleitoreiros. Isso fica provado quanto ao fato de assessores do PSDB terem chegado ao local combinado antes de jornalistas.

    Não sou petista (muito longe disso!), meus posts anteriores de críticas ao governo deixam isso bem claro. Apenas fiz uma escolha ao que julgo ser melhor no quadro atual.

    Quando leio os seus posts tenho a sensação de que você também não é partidário do PSDB (ou estou enganado?), desta forma seria natural que você tivesse lido a entrevista e da mesma forma que se revolta com mensalão e outras manipulações governamentais, se revoltasse com a manipulação da reacionária que domina os meios de comunicação.

    Abraços!

  34. Aldemir Silva disse:

    Ainda realizo uma proeza dessas. Meu sonho é aprender a cozinhar algo sem provocar maiores danos a cozinha.

    Tenho que aprender a fazer algo assim. [inveja]

    Pela foto deve ter ficado ótimo. Abraços.

  35. Oi Junior,

    eu só faço bolo de saquinho, sabe? só juntar o pó com os liquidos e zazz, fica ótimo.

    Beijosss

Deixe um comentário

