não é o fim do mundo

Acabou. Quem sabe agora voltamos ao ritmo normal das coisas.

Vocês já me viram proclamando a minha posição de direita quando assim era julgado por alguns leitores. Na política atual não entendo posicionamentos de esquerda ou direita, acho que não cabe mais. Em verdade, nunca me senti oposição, apesar de conhecer o importante papel que ela exerce.

Mas o processo acabou e ao que tudo indica, teremos de conviver com o lulalelé até 2010 e com o seu governo, que segundo ele será menos petista, o que já é um alento.

Fico feliz por, durante a campanha o Frigideira ter sido um bom veículo por onde eu mantive a minha cabeça fora do buraco, por ter conseguido manter meu textos sobre política dentro de um tom senão imparcial, justo, tornando-os leitura agradável para ambos os lados.

Conversando por e-mail com o Márcio, disse a ele que os processos eleitorais têm uma característica que não me agradava, é desagregador. Acho que se a disputa encerrada ontem nos deixou um presidente legitimado pela vontade dos brasileiros, também deu inicio a um tipo de raciocínio que não me agrada.

Peço licença ao Marcio para reproduzir um trecho dos e-mails que trocamos durante a campanha, onde eu falo sobre citações lulisticas, mas admito que ambos os candidatos andaram por cearas perigosas.

Cara um vota naquilo que acha ser melhor pra si. Acho que o sul/sudeste, em comparação com os estados do norte/nordeste tem mais condições de viver sem tanta dependência do estado, por isso apóiam privatizações, reprovam o dar o peixe ao invés de ensinar a pescar e tal. Não acho que essas discussões devessem seguir por caminhos étnicos, mas algo como educacional e com muito bom senso.

Porque o nordeste ficou tão atrasado em relação ao sul/sudeste? Porque tivemos muitos presidentes do sul/sudeste? Porque os nordestinos ficaram por muito tempo presos ao coronelismo e não aprenderam a votar? O brasil inteiro é novo nesse negócio de votar, será que aprendemos mais rápido por aqui? Qual a influência do período militar nessa diferença de crescimento entre as regiões? Será que os dirigentes anteriores, mesmo tendo forte vínculo com o nordeste não tinham interesse exatamente no seu atraso, para assim manter mais facilmente o poder nos seus grotões?

Cara, são tantas as perguntas, são tantas analises que podem ser feitas. Eu procuro sempre ser justo e não me ater somente ao calor da campanha. Você, inteligente que é, a de concordar comigo sobre as besteiras que o lula anda falando em seus comícios sobre essa diferença de classes e regiões. Por quê? Porque está encima de um palanque e na posição de candidato, infelizmente vale tudo, assim é para os 2. Mas as frases de efeito de ambos não deveriam acalorar discussões mais intelectualizadas, são dirigidas aos incultos, não a mim e a você, pois são discursos que geram mais calor do que luz. Eu sinceramente não gosto de discutir as posições de campanha. O lula desce p cacete nas privatizações, mas tem planos de privatizar. O Alckmin desce o pau o baixo crescimento econômico do país nos últimos 4 anos, mas não explica seus planos pra melhorar esses índices. Sinceramente espero discussões de melhor nível entre os meus pares.

Broder, quero terminar apenas lhe pedindo para não me ter em baixa estima, pedindo para que não se zangue comigo. Uma das coisas que eu não gosto em eleições é que acabam por colocar pessoas de lados opostos, acho isso ruim, penso que nós 2, assim como mais 190milões, temos problemas muito parecidos e deveríamos nos unir para resolve-los, não nos separar.

E é assim que eu gostaria de ver o país todo, unido para resolver seus problemas, com o povo mais envolvido, mais comprometido, dividindo mais as suas atenções entre a diversão e as obrigações de cidadão. Espero essa união dos políticos também, em prol do país e não de causas partidárias. Sei que é difícil, mas se eu não esperar por isso espero pelo que?

Deixo meus parabéns aos eleitores do pt, que levaram seu candidato a vitória, parabéns aos colegas blogueiros que com maior ou menos destreza envolveram seus blogs nesse momento tão importante do país, aos leitores que manifestaram suas opiniões, aos que concordaram comigo e aos que discordaram, ambos sempre agregaram muito valor aos textos. Parabéns ao Alckmin, que desacreditado até pelo partido, foi para o segundo turno e lutou, otimista até o último minuto. E parabéns obviamente ao lulalelé, que conseguiu desvincular a sua imagem do seu partido, agora ele tem um compromisso pessoal com o país.

Pois agora, sou lulalelé. Não de coração, mas como cidadão. Vou torcer para não termos impeachment porque seria péssimo para a nossa economia. Vou fazer exatamente o que eu fiz quando o vi derrotar o Serra a 4 anos. Vou torcer para esse cabra fazer um bom governo, ou pelo menos não fazer tantas besteiras. Vou torcer para morder a língua dessa vez, já que não mordi até agora. Como sempre digo, a minha língua continua afiada.

Anúncios
Publicado em brasil, política
33 comentários em “não é o fim do mundo
  1. Jacque disse:

    Estou decepcionada, não estou me colocando contra meu país. Temo pelo o nosso futuro e, sinceramente, não acredito que teremos tantos dias de sol como o os petistas e o Lula gritam por aí. Eu também não gostaria de impeachment, já que isso seria um retrocesso de décadas, mas temo por demais que ele aconteça. Até agora não compreendo como é que a vontade da minoria se fez valer sobre a maioria, ou seja, 58 milhões decidindo por 120 milhões (nulos, brancos, abstensões e Alckimin). E tem gente dizendo que a vitória dele foi esmagadora – será que não prestam atenção nos números, no total de brasileiros, ou será que é conveniente não prestar atenção.
    Bom, de qualquer forma, estou muito decepcionada e muito enfurecida; isso me faz lembrar um certo presidente chamado Getúlio Vargas e seu populismo esdrúchulo – achei que nunca eu passaria por isso.
    Beijos e seu post é excelente, muito equilibrado, aliás, bem diferente do meu, hehehehehe!

  2. Pedro disse:

    Ah!

    Eu já nem sei mais o que pensar, nem o que dizer, pra ser bem sincero as vezes eu tenho vontade de ser como o homem avestruz de uns posts atrás.
    Mas eu não posso, minha consciência não deixa, e o fato de pensar no mundo em que eu “ainda” pretendo criar meus filhos, mas fazer pensar no futuro do pais. Para o qual infelizmente eu também não vejo dias muito ensolarados.

  3. Junior, nunca vou ser lulalele. Nunca vou torcer para dar certo um governo corrupto. No meu entendimento corrupto sempre será corrupto. Torço por impeachment.Torço para que os poucos homens jurídicos (honesto? Será que tem?)nos salve desse lamaçal.
    Não estou triste nem decepcionada. Não espero nada desse povo brasileiro.
    Liliane de Paula

  4. Dono do Bar disse:

    Mandou bem Jotaerre. Somos todos brasileiros e queremos ver esse país crescer, com justiça social, oportunidades de emprego, saúde, educação e tudo aquilo pelo qual lutamos. A nossa bandeira é a mesma.

    Um abração e boa segunda-feira.

    DB.

  5. Paloma Garcez disse:

    Post para se pensar.
    Nem vou falar muito, pois agora, tá resolvido.
    Obrigada pelo comentário!

    Beijos”

  6. anny disse:

    oi querido..bem eu estou torcendo que dê tudo certo, eu votei no Lula rs espero que as pessoas não remem ontra a maré e que depois do desbafo no qual eu respeito de coração…torçam para que as coisas se encaixem beijos anjo e ótima semana

  7. raquel disse:

    acho perfeita a tua colocação!

    o ser humano é maniqueísta por natureza: ou é preto ou branco; sim ou não; lula ou alckmim.

    as pessoas em vez de torcer pra que dê certo, ficam esperando o pior, esperando por um deslize pra mandar aquele famoso “viuuuu?” no final, acho isso extremamente infantil e egocêntrico (ou egoísta, não sei).

    nós, que temos acesso à internet, representamos uma MINORIA brasileira e temos por obrigação respeitar a opinião alheia sem desejar o pior pro nosso país! temos que acreditar e lutar pela melhoria disso aqui! em vez de um discurso derrotado e “mal amado”, temos que levantar a cabeça e esperar SIM o melhor!

    um grande beijo! não adianta mas sou uma romântica sonhadora!

  8. Luma disse:

    Bem, eu não sou tão conformista. O que acha que aconteceria se denunciassemos todos os fiscais petistas que batem à nossa porta? Ou que não concordassemos em fazer conchavos em licitações ou pior, não fizessemos favores para manejar cargos para incluir vagas em empregos para petistas? Dei apenas alguns exemplos do que acontece nas grandes empresas de economia mista. Ah, não posso citar nomes. Infelizmente existem dois Brasis. Dinheiro e poder! Estamos alimentando o dragão dia a dia. Boa semana! Beijus

  9. Claudio disse:

    Júnior, não teve jeito. Descobrimos o tipo de povo que temos. Na verdade, acho que o resultado foi o reflexo da ignorância e da politica de assistencialismo que a grande maioria ainda depende. Quando tivermos mais educação e menos miséria, o resultado será outro. Mas será que os políticos deixaão chegar esse dia?

    abs

  10. Roby disse:

    Pois é Juninho…o que sinto é pena do nosso povo sofrido nas mãos deste governo corrupto, e agora por mais 4 anos de judiação aos brasileiros.

    _______

    Juninho, peço-te licença em deixar um recadinho a Bianca, posso amigo??

    Bianca minha linda, vou te linkar pra poder não perder-te mais querida, desculpe-me a falha , recebi seu email aquele dia sobre as tapiocas..mas os dias tem sido um corre-corre, fostes muito atenciosa e te agradeço por isso!
    Não é descaso meu não tá amiga?
    Bjinhos.

  11. cilene disse:

    Olha Junior vou torcer tambem…nao e porque o Lula ganho que vou ser do contra…quero que o Brasil venca..seja la quem for o presidente..agora vou dizer uma coisa tem muito preconceito contra os nordestinos..dizendo que a gente nao sabe votar…etc..sou nordestina e sei votar..voto de acordo com minhas conviccoes.Noa votei na ultima eleicao para Lula..votei no Serra, mas elegeram o Lula..e nao foi so o Nordeste..agora ficam dizendo que o Nordestino elegeu o Lula para um segundo governo de mazelas..isso me cheira a preconceito…

  12. Tina disse:

    Junior: vou torcer para o Brasil dar certo, afinal, é o que me resta…

    beijos querido e boa semana!

  13. Nivaldo disse:

    Júnior, pois é, teremos que conviver com o Lula por mais quatro anos. Mas o difícil mesmo é ele deixar de fazer tanta besteira já que quem governa é o partido e não o presidente e o PT já deu muitas provas das bobagens que é capaz de cometer. O resto é discurso para emocionar os militantes. Torço pelo Brasil e para que nos próximos anos, Lula e seus “meninos” párem de fazer tanta besteira.

    Um abraço

  14. Clara disse:

    Vou torcer junto com você!!! Sinceramente falando, é preciso acreditar, mesmo que as vezes desacreditando, né?!

    Mas eu tenho certeza, de que aqui, será o meu referencial, pra aprender sempre um pouco mais sobre a visão politica do país, de uma forma clara e imparcial. Seu post de hoje diz tudo e pra variar minha cabeça se abriu mais um pouco. Afinal, foi aqui que a prendi a formar as minhas primeiras opiniões e críticas a respeito de muita coisa que anda acontecendo por aí.

    Resta dizer então: obrigada!!!

    Beijo pra vc….

  15. Chico disse:

    Oi,

    Rapaz, você e Raquel foram dois dos raríssimos exemplos de dignidade, educação e respeito ao próximo em uma blogosfera repleta de rancor, má educação, preconceito, prepotência e falta de civismo no dia de hoje..

    Não digo isso por ter votado em Lula.. você sabe minha opinião a respeito disso tudo..

    Quer fosse Alckmin ou Lula, é hora de crescer, agregar valor, unir para construir…

    Parabens,

  16. Lu Brasil disse:

    É Jr, é como eu escrevi lá no blog, até do Lula eu já estava conformada, mas o que vimos aqui no pará foi der nojo, passava os vídeis dela falando que o Jader é ladrão e depois os 2 de braços dados. Passavam vídeos dela saindo da sessao pra não votar, enquanto senadora eleita pelo Pará, a proposta do Sarney de criar a superzona e excluir o Pará, e ainda disse na caruda que “apenas prestou um favor ao Sarney se abstendo”
    Tem um inquérito instaurado na delegacia aqui, em um dos debates, que foi na emissora de tv que o dono é o Jader, ROUBARAM a pasta do candidato do PSDB, ROUBARAM, e entregaram 3 dias depois, um reporter da emisora falou que achou numa lata de lixo.
    Se é possivel isso em um debate, imagina em 4 anos.
    Deus tenha piedade de nós.

  17. Carol Linden disse:

    Falando nisso, postei uma coisinha lá em sua homenagem.
    Depois veja.
    Bjs!

  18. Carla disse:

    Agora que ele foi reeleito, só nos restar torcer. Que ele faça um trabalho sério, aproveitando mais uma chance que foi dada. A nós, cabe fiscalizar e cobrar, né? Tomara que seja apenas o início de bons ventos pra todos nós, cidadãos desse Brasil. Bjus, Jr.

  19. Alê disse:

    “Salve-se quem puder…”
    Querido, fica o meu desejo de uma ótima semana pra ti.
    Beijos

  20. disse:

    Júnior
    Obrigada pela visita, pelos cumprimentos e pelo carinho de sempre!
    Estou com vc tb, quero ver o fofinho lutando por um país, pelo povo e não por ideais de um partido ou de uma massa de corruptos.
    Particularmente gostei do resultado das eleições 🙂
    Beijos e tenha uma ótima semana-curta-salve-salve-feriadão pra vc…rs

  21. Coeli disse:

    Não queria que o Lula ganhasse, mas já que aconteceu, espero que ele faça um bom governo.

    Mas uma coisa que eu não queria realmente era que a Roseana Sarney ganhasse aqui no Maranhão para governadora. Ainda bem que não ganhou.

    O governador eleito sendo ruim ou não, ao menos o Maranhão conseguiu de livrar da família Sarney. Isso já é um grande passo!

  22. Norma Sueli disse:

    Jr meu mano Caetano, adorei o seu posicionamento! Tinha certeza que esta seria a sua atitude neste momento! : AGREGAR!
    Você tem um veículo nas mãos que têm o poder de disseminar opiniões, que para alguns pode parecer irrelevantes, pois às vezes é melhor analisar uma receita de bolo, do que uma receita de economia e política!
    Mas espero, e sei que você vai continuar na mesma linha: instigando, questionando, e principalmente cobrando! Aja gerúndio!
    E tb fazendo bolo! E sei que se faltar cobertura, você improvisa! Assim é a vida!
    Um beijo do primeiro dia do segundo turno!
    Da cidadã Norma…

  23. Flavia Sereia disse:

    Os discursos do lulalele apos os resultados das eleições até emocionavam qualquer um, dava até para pensar que dessa vez o Brasil vai dar certo, mas ai a gente se lembra que a 4 anos atrás foi a mesma coisa, o mesmo discurso, mas vimos que não foi bem assim a sua gestão.
    Já que não podemos fazer nada, nos basta e´ cobrar coerencia na proxima gestão.

    bjs

  24. Jacque disse:

    Júnior, estou saindo do mundo blogueiro. Recebi um e-mail que me deixou com a pulga atrás da orelha, então…
    De qualquer forma, voltarei aqui pra ler você.
    Um grande beijo.

  25. É Junior, agora temos que ser Lulalelê! ôôôô! Só nos resta torcer e muito para que não aconteça tantos escandalos e que o papinho do molusco de estar preparando terreno para um melhor governo seja verdade. vamor torcer. abraço!

  26. aninha-pontes disse:

    Pois é Júnior, lá vem nosso conformismo. Já que é assim, que seja.
    Na verdade, não estou tão otimista assim, também não estou torcendo contra. Afinal, se der certo, todos seremos beneficiados.
    Mas, acho que agora, eles terão motivo de sobra para deitar e rolar, com tudo que já fizeram, e pretendem ainda fazer. Têm o aval do povo, o povo assinou embaixo, de tudo que fizerem. É a maldita sensação dou rouba, mas faz. Afinal todos roubam, isso é normal, é isso que deixa nos cascos, não é normal, é contra tudo que aprendi, e que ensinei meus filhos, e ensino meu neto.
    Caramba, quando é que a população vai acordar, e ver que bolsa esmola, não leva ninguém prá cima, que crescimento, e mais crescimento do país, gera emprego, e com isso sim, teremos um povo digno, e não um povo que vive de esmolas, submisso, subjulgado, e outros tantos “subs”.
    Um beijo menino.

  27. Lara disse:

    “E que Deus abençoe a América” hauhauahuahua
    Com certeza migo….concordo em uma coisa pelo menos…esquerda e direita já são conceitos meio confusos ultimamente. Será que isso é bom?
    bjus

  28. DO disse:

    Claro que agora que o mal foi feito temos todos que torcer pra “dar certo”,JUNIOR. Não temos outra escolha a não ser remar com a corrente,mas sempre de antena ligada nos passos do Pinócchio.
    Espero,de coração,estar errado, e que ele consiga cumprir aquilo que prometeu.
    Abração!!

    Ah,vc sempre me fala que eu deveria colocar “não sei o que ” por la,para que vc saiba qdo o blog é atualizado. Desculpe meu analfabetismo informatico,mas eu nem sei do que se trata.
    Se puder me orientar,te agradeço.
    Se bem que o RAMSES é atualizado diariamente.

  29. Valérie disse:

    Eu também Júnior! Quero morder minha língua!!heheh

    Quero estar errada e que este homem consiga fazer com p Brasil o que ningém fez.

    Eu acho que para grande maioria dos blogueiros, o processo eleitoral correu muito bem e tranquilo. Discutimos propostas, levantamos opiniões, mas o mais importante foi o respeito que mantemos. Isso foi muito legal!

    Beijocas

  30. Mas…fica aqui uma pergunta:
    Serão mais quatro anos de medidas provisórias e “Me desculpem, mas eu não sabia” ?
    Ou será que agora é pra valer ? 😉
    Abç!

  31. Na Alemanha de Hitler a mentira repetida calou a maioria mas foi a minoria que venceu.Até hoje o alemão vive de cabeça baixa de vergonha.Inclusive quem não concordou.Mas como brasileiro não tem vergonha e nem ética, vai tudo bem. Não se preocupe .Não haverá o impedimento.Collor caiu porque congelou o dinheiro de quem tinha e decide , isto é, legislativo, judiciário , executivo e empresariado grande.O VELHACO ao contráio aumenta o salário e os ganhos desse povo e distriui migalhas aos miseráveis.A classe média que podia reagir está preocupada em sobreviver e pelo andar da carruagem vai para a vala comum da classe média baixa. Com o orgulho do cumpanhêro noço lider.Eu , estou fora disso. Danem-se!

  32. Douglas disse:

    Como você disse no nome do post, não é o fim do mundo…minha caixa de entrada na segunda tava fervendo…rolou até briga numa lista que eu participo….

    Os que votaram no Lula foram classificados como burros e os que não votaram só reclamaram, foi algo mais ou menos assim…

    Abração!

  33. Lula disse:

    Pra variar, genial!! Mas como vc deve ter percebido, sou avesso a discussão política. Fujo mais q o diabo da Cruz. Não que discorde de suas sempre inteligentes e corretas opiniões, que leio e, as vezes, até concorde, não que eu não tenha a minha, já formada e alicerçada, mas porque acho q política hoje em dia está baseada no: se vc é corintiano e eu sou palmeirense nós não vamos nos entender nunca.

    Sei que nós dois somos inteligentes e jamais chegaríamos a esse ponto, mas basta uma cerveja a mais que a coisa, numa palavra mal interpretada, pode chegar às beiras disso.

    P.S.: Minha opinião política, pra quem não sabe é: “não adianta mudar as moscas se a merda continuar a mesma, precisamos nos mexer pra ajudar o povo à pensar, e não vivermos a ‘vida eterna’ culpando outros pelos erros que cometemos.”

    O pessoal faz turismo pelo norte/nordeste e hospeda-se em hotéis maravilhosos, que servem comidas maravilhosas e passeiam em praias maravilhosas, ‘dirigidos’ e ciceroneados por pessoas atenciosas e maravilhosas, preparadas para levar as pessoas por lugares maravilhosos, desviando das coisas terríveis que poderiam mostrar à esses turistas como realmente vive o povo que la habita. O mesmo povo que, pra encontrar um meio melhor de subsistência, vem pro Sul e são tidos como imagem daquilo que ignoramos lá na casa deles, e discriminamos, em consequência, aqui.

    Chácara Sto. Antônio? Pô. morei minha infância todinha atrás da antiga Squibb, Av. João Dias, Biblioteca Kennedy (conhece?) joguei futebol aí, e Granja Julieta, nadei no lago da Granja. Zona Sul? Conheço tudinho. Hehehehe. vc não escapa de PAGAR A CERVEJA, meu!!
    Abraços novamigovéi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: