a idade avançada e o improviso

Sabem esse papo de esquerda e direita? Quem lê o Frigideira há mais tempo sabe que eu não acredito em esquerda e direita nos dias de hoje. Ainda mais quando se falam em direita como se fossem os vilões da história, pelo menos é o que me parece quando ouço “a elite burguesa de direita” e congêneres. Bléeh!

Assim como ativo e passivo não é mais coisa só de contador, esquerda e direita são coisas de pessoas muito velhas ou muito jovens, certo? Certo!

Pelo menos segundo a visão do nosso presidente. Eu falo que se você prestar atenção, dá pra aproveitar alguma coisa do que ele fala, mesmo que para fazer piada. Prestem atenção, ele é melhor que eu pra fazer piadas.

Quem é mais de direita vai ficando mais de centro. Quem é mais de esquerda, vai ficando social-democrata. As coisas vão se confluindo de acordo com a quantidade de cabelos brancos que você vai tendo e de acordo com a responsabilidade que você tem. Não tem outro jeito. Se você conhecer uma pessoa idosa esquerdista é porque está com problema. Se acontecer de conhecer alguém muito novo de direita é porque também está com problema. Quando a gente tem 60 anos está no equilíbrio porque a gente não é nem um e nem outro.

Essa colocação presidencial é um tapão naqueles que ficam com essa bobagem de esquerda e direita. É um tapão bem dado naqueles que ficam com essa masturbação de elite burguesa contra os pobres excluídos (eu queria ver a cara do Mino Carta). Se liga pessoal, a verdade é que, ou vocês são muito velhos, ou muito novos. Cuidado com o que falam e publicam por aí, cuidado com as suas idéias baseadas na veja do final de semana, como bem disse a Bruna em um comentário no texto anterior. O próprio lulalelé é exemplo de quem cospe no prato que comeu. Passou a vida inteira se valendo de um discurso esquerdista convicto para gerar uma legião de seguidores pobres manipuláveis, mas agora, reeleito, diz que os da sua geração que permanecem de esquerda “tem problema” e que os jovens de esquerda de hoje vão mudar de idéia.

Ainda vale lembrar que segundo a lenda, Deng Xiao Ping, introdutor da reforma capitalista na China, tinha pronta a resposta quando lhe perguntavam se tal política ou tal programa deveria ir à direita ou à esquerda. “Dê sinal à esquerda e vá pela direita”. Será que o presidente anda lendo alguma cartilha?

Lembra daquela palavra ideologia? O lulalelé enterrou. Modernize-se rapaz, pare com essa baboseira. Assistam ao vídeo e vejam como ele é engraçado, como todos riem dele, sujeito de talento.

Ainda quero fazer uma observação sobre o tema do texto anterior, muita gente confunde conceitos de política com conceitos de administração pública. Não precisa gostar de política pra ficar de olho, acompanhar e protestar quando gastam o seu dinheiro de forma errada, ou por interesses próprios. Ou quando os seus escolhidos propõem e votam projetos incentivando a impunidade deles próprios.

Só pra mostrar que eu sou chato mesmo, quero comentar um texto do Marcos Pontes que eu acabei de ver, onde ele diz achar que a morte do Pinochet foi prematura, que gostaria de ver o pinochet vivendo 120 anos pra ele pagar pelos seus crimes. O autor também diz que gostaria de ver o ACM vivendo 120 anos, para talvez pagar pelos seus atos, um dia. Entendi seu raciocínio queridão, achei bacana. Mas eu disse pro Marcos desencanar. Existe uma diferença básica entre o Chile e o brasil. O Chile é um país cheio de chilenos, já o brasil é um país cheio de brasileirospocotó. Por aqui, os sanguessugas e mensaleiros se reelegem, o Maluf se reelege, o Collor…. e todo mundo fica quietíiiinho.

Anúncios
Publicado em brasil, política
31 comentários em “a idade avançada e o improviso
  1. Nivaldo disse:

    Júnior, meu caro, o Lula da Silva muda de lado conforme as conveniências e isso ele tem feito desde o dia 1° de janeiro de 2003, quando recebeu a faixa do FHC.

  2. Claudio disse:

    Realmente não dá pra dizer quem é de esquerda e quem é de direita. Concordo que não há mais como definir esses ultrapassados conceitos. E amos, esquerda e dieita, só prestam para a gente fazer humor com eles.

    abs

  3. Chico disse:

    “esquerda e direita são coisas de pessoas muito velhas ou muito nova, certo?”

    Certíssimo… !!!!!

    Abraço,

  4. Luciane disse:

    Oi, Júnior!
    “Exprica” o que tu quiseste dizer com a “masturbacão da elite burguesa contra os pobres…”. Essa frase foi inspirada pela sexóloga/política Marta Suplicy?
    Beijo pra ti.

  5. Chico disse:

    Por esses pequenos toques eu ando afastado do blog.. Final de ano tá pesado, sem tempo para muita coisa..

    Tenho três posts no rascunho… aos pouquinhos vou liberando os coitados..

    Abraço,

  6. Fala Júnior!

    Escrevi aquele post ontem sobre legitimidade e a noite vejo a declaração do Lula. Como você mesmo diz: Blééhh!! 🙂

    Essa coisa de esquerda e direita já ficou no rastro da história, é bem verdade.

    Abração!

    Sobre a CIA, sim é verdade. Os EUA nem procuraram disfarçar, foi escancarado mesmo. Ou se preferir pode usar “apoiado”.

  7. André disse:

    ótimo post… o próprio Lula dando um chute no traseiro do eleitorado “esquerdista” que ainda acreditava que ele leu uma linha de Marx na vida. Infelizmente, muitos acadêmicos ainda não aprenderam lições elementares de história e de suas mudanças ao longo do tempo. Vive ainda sob a Guerra Fria quem se intitula de direita ou de esquerda.

  8. Marcos disse:

    O que mais gostei no discurso do presidente, foi ele assumir o que todos já haviam percebido. Ele se distanciou dosindicalismo e aproximou-se do patronato, embora o patronato também ande sindicalizado. Não tardiamente, ainda bem, percebeu, ou fizeram-no perceber, que quem produz é a chamada direita. A esquerda, por alguns denominada progressistas, tem a vantagem de levantar as lebres, puxar as discussões, mas depois da cagância estratosférica petista nos dois últimos anos, os vermelhos perderam muito da moral que tinham. Poderia escrever mais e mais sobre isso, mas terminaria fazendo de sua caixa de comentários um fórum, coisa que nãosei se lhe agradaria, melhor parar, então.
    Mudando de papo, pero no mucho, valeu pela referência. Bom se saber lido por gente inteligente, e, fique tranqüilo, também entendi seu ponto de vista e não discordo um milímetro dele.
    Abraço.

  9. Interessante, O VELAHCO agora virou acadêmico? Para mim ele tentou repetir como papagaio que é a tese de que a pessoa que foi esquerda na mocidade é centro ou direita na velhice mas enrolou-se todo.Um país que produziu um Pinochet não é melhor que o Brasil jamais.Jamais. Não há comparação.

  10. Tina disse:

    O problema são “os quietinhos”… eles reelegem. E a gente tem que aceitar / aguentar / vivenciar.

    Beijos querido, muito bom seu post.

  11. Junior, acho que o Pinochet foi menos ruim que as porcarias que temos por aqui.
    Liliane de Paula

  12. Silvia disse:

    Acho que eu sou muito velha.

  13. O excelentíssimo presidente da República apenas tentou (veja bem, tentou) justificar sua recente mudança de idologia. E com piadas, para que houvesse uma maior aceitação. Implicar coisas sérias em piadas é hábito deste senhor. Só faltou criar uma analogia com o futebol, para que os brasileros homer entendessem.

    De acordo com o presidente, já tive algum problema. Em um certo governo anterior poderia ser considerado de direita. Portanto, sou anormal.

  14. Carlos disse:

    O Lula não tem muito noção do que fala de vez em quando. Mas com essas e outras ele mostra quem realmente é. O povo reelege ele e outros como ele e até piores porque todo mundo fica dizendo que não gosta de política e tal e só se preocupa com o futebol, o pagode e a cerveja. Quem sabe daqui a alguns anos quando o salário não for suficiente nem para uma cervejinha no final de semana a massa comece a pensar um pouco. Abraço.

  15. jan disse:

    Talvez por eu ser “muito nova” eu acredite na Direta e na Esquerda; mas conheço muitas pessoas que não são que têm uma visão esquerdista ou direitosa. E uma visão muito clara, por sinal.
    Acho eu que abdicar de uma visão política e dizer que a Esquerda é utopia é uma atitude digna de pessoas que necessitam urgentemente de esclarecimentos. Talvez seja o caso do nosso Presidente, não sei.
    Vai ver ele leu os reescritos de Marx, sobre o que ele chama de Marxismo Utópico, e se enrolou na compreensão…

    😉

  16. Carla disse:

    Direita ou esquerda.. Não gostando de política, mas dando meus pitacos de vez em quando, prefiro, como os budistas, o caminho do meio: lá, podemos fazer a nossa opção de ser o que quisermos, sem radicalismos extremos. Bjus.

  17. Dono do Bar disse:

    Aqui no Brasil ainda existe um certo ranço com essa história de esquerda e direita. Se formos observar, essa postura do Lula não é de hoje (alô, Sr. Junior!). Lembro dele ter criticado a esquerda xiita logo no início do primeiro mandato. Na época isso criou um certo desconforto dentro do próprio partido (Babá, Luiza Helena, Luciana Genro), que ainda é ninho de petistas radicais. É claro, todo aquele discurso de lutas históricas do partido foi jogado no lixo de forma demagógica, ao meu ver. Acho que nesses anos de governo petista, todos entenderam que ser Governo não é nada fácil. Cresci vendo o Lula de chinelas e camiseta, comendo em marmita. Esse era um PT. O

  18. Dono do Bar disse:

    (continuando)

    O PT de companheiros de gravata e bons ternos, de políticos oportunistas que fazem aliança com o diabo para se valer do poder, esse é o outro.

    Nada como o tempo (e suas conveniências), não é?

    Abraços.

    DB.

  19. luis galego disse:

    interessante abordagem…vou ficar atento a este blog.

  20. cilene disse:

    Junior no mundo atual nao dar pra ser de esquerda ou de direita..acho nem existe mais esses conceitos…e vc tem razao..o Chile e o Chile..sem analfabetos etc..e o Brasil e o pais onde o povo elege bandidos e pensa que isso e certo.

  21. Flávio disse:

    Realmente, Júnior, é algo que eu venho dizendo há muito tempo: é besteira o cara dizer que não quer saber de política, mesmo porque a política interfere na vida de todo mundo, o tempo inteiro! 🙂 Qt ao Marcos Pontes… acho que o cara viver 120 anos já é castigo pra qualquer pecado! 🙂 Abração

  22. Aldemir Silva disse:

    Os conceitos de direita e esquerda não existem mais. Morreram desde que acabou o mundo bipolar… Capitalista e socialista. Vivemos num mundo multipolar e dividimos entre os de baixo e os de cima. Os que podem e os que não podem… Verticalismo. O que não implica que os que estão em cima, os mais ricos, são a direita e os de baixo a esquerda.

    Conhecemos bem nossa pirâmidade de base (leia-se miseráveis) bem larga.

    PS: Muito boa a citação de Sartre.

  23. Juliana disse:

    Quando eu folheio a Veja, é só pra me interar das notícias da semana. E acredito que, muito mais que o tempo, o poder modifica as pessoas…

    beijo

  24. dani F disse:

    Fico pensando em como estes “esquerdas”, daqueles mais radicais que existem, estão se sentindo com seu ícone maior tendo declarado e escancarado o que é hoje.
    Coitados. Devem ver ruir castelos de gelos, de utopias políticas, de autoritarismo e radicalismo. Na real Lulalelé hoje é o que ele sempre criticou… Bastou provar da coisa? medo de perder o que conseguiu com tudo isso? Sei lá…
    mas que foi engraçado e tragicômico foi ver essa derrocada..
    Beijo Junior

  25. Cadê o povo que pode tudo minha gente? é só juntar, somos milhões pra um punhadinho de espertos rir da nossa cara.

    Junior, por que não votou na enquete? hein? ..:)

    Beijo grande

  26. aninha-pontes disse:

    Este é o “x”, cuspiu no prato que comeu, se é que ele comeu algum dia.
    Acho que na verdade, ele sempre só se fez disso ou daquilo.
    Mas enfim, o povo acredita nele, e o que ele diz passa a ser a verdade do momento.
    Beijos menino

  27. Lino Resende disse:

    junior:
    A melhor definição para o que o Lula disse, pelo menos do que li, foi do Ferreira Gullar, que o chamou de oportunista e lembrou que ele faz o discurso conforme o auditório.
    Amanhã, em um outro discurso, vai afirmar o contrário do que disse. E tudo fica por isso mesmo.

  28. Beth disse:

    Só p/ deixaar um beijo!
    Boa semana!!!!!

  29. Flavia Sereia disse:

    Pois é o Lula cuspiu pra cima e esqueceu de fechar a boca.
    Já disse que vc é meu ídolo? 😀 Queria escrever como vc escreve, com a clareza de raciocinio. Pois meus dois neuronios não me permite isso 😀

  30. Luma disse:

    Lullinha está querendo agradar a quem?? Algum representante de partido?
    Ser de esquerda não é pertencer a algum partido; é ser questionador dos atos praticados pelo governo.
    Não é porque o PT, um partido que era considerado de esquerda, está no governo que o povo não pode ser contestador. O povo não está sendo de direita contestando os atos PT.
    O que devemos entender é que não é o partido que dá sentido ao que é de direita ou esquerda e sim a própria figura do presidente. Ele é figura neutra. Ou assim deveria ser.
    Beijus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: