você está preparado?

Passei grande parte do dia de hoje entre leitura e devaneios sobre o futuro desse lugar onde vivemos. Confesso que cheguei a chorar de tristeza e raiva. Pensei até mesmo em não escrever mais sobre os deputados além do que disse nos upadates aqui. Mas analisando algumas questões básicas percebi que seria bom compartilhar alguns temores que tenho, temores que nasceram de algumas perguntas que deixo para mais adiante, primeiro vamos às questões básicas.

Nesse ano que se finda, tivemos uma das piores atuações do Congresso Nacional de todos os tempos; Montanhas de casos de corrupção, não preciso ficar enumerando, tivemos réus confessos sem punição, absolvição de políticos corruptos e infelizmente a reeleição de muitos deles. Vimos quase impassíveis o escandaloso aumento de 100% dos salários dos nobres parlamentares, numa clara demonstração de que não temem o povo que os elegeu, uma demonstração de que para eles tudo é permitido, tudo pode.

Temos um presidente populista que nunca sabe de nada e que por muitas vezes passou a mão na cabeça desses parlamentares. Um presidente que está vendendo cargos em troca de apoio político, tentando evitar governar com oposição. Em minha opinião governo sem oposição é ditadura, mas deixem a minha opinião de lado.

Temos um povo alienado, apático à política, apático a administração pública, um povo que não gosta do Congresso e não confia nos representantes eleitos por ele (o povo). Um povo que tem a memória igual a dos peixinhos dourados dos mais lindos aquários.

Temos uma imprensa desmoralizada, que perdeu o respeito, que passou o ano todo denunciando as barbáries cometidas pelos dirigentes da nação, sem ninguém realmente botar muita fé nela.

Esqueci de alguma coisa? Ah claro, o povo vive feliz com miseráveis ajudas do governo.

Bom, enquanto isso, temos os militares nas suas casernas, recebendo os menores investimentos da história, com os menores salários da história, sem dinheiro nem mesmo para um rancho decente dos soldados. Estes generais estão vendo o presidente que em campanha prometeu melhorar os seus recursos, agora diante do caos aéreo por falta de investimento federal, ameaça tirar deles o controle do tráfego aéreo, o que seria obviamente a abertura de um precedente para outros cortes de poder e verbas. Registro aqui que não estou defendendo classe alguma, é só uma constatação

Eu estou assustado, tenho perguntas emacacantes que a mim permanecem sem respostas, tais como:

Os brasileirospocotó se importariam se os militares fechassem aquela pocilga chamada Congresso Nacional, destituíssem o presidente e colocassem um general pra comandar a nação livres dos entraves burocráticos dos quais o lulalalé reclamou? Será que teríamos manifestações pró-democracia?

Se os militares comandassem a nação preservando alguns sagrados direitos fundamentais dos brasileirospocotó, tais como direito a assistir gugu, faustão e futebol, direito a tomar brejas no churrasco na lage nos domingos, direito a assistir e ouvir o programa do pânico e o zorra total, direito a ver todas as novelas de todos as emissoras, direito de ler todos os cadernos de variedades e esporte nos jornais, direitos aos feriados e tantos outros direitos; Os brasileirospocotós seriam felizes se fossemos governados pelos militares sem Congresso se eles mantivesses todos esses e outros sagrados direitos fundamentais?

Eu fico pensando se esses militares acreditam que precisamos de um congresso, será que eles acreditam nisso? Será que são tão bananas quanto os brasileirospocotó? Se forem, temo. Se não forem, temo também. Porque com esse quadro atual, idéias como essas acabam encontrando combustível em meio a sociedade. Entendem onde eu quero chegar?

A imagem é capa de um livro nem tão famoso.

19/12: Não é bem como mostra a notícia. O Supremo acabou de cassar por 6×4 o decreto legislativo 444 de 2002. Esse foi o decreto que abriu a brecha na constituição e permitiu que as mesas diretoras do senado e câmara aprovassem o tal aumento de 91% sem votação em plenário. Mas isso por si só, não invalida o reajuste, apenas aumenta as chances de alguma outra ação judicial contra sair vencedora, entenderam?

Percebem como a mídia tamém não quer manifestações do povo. Os estudanes manifestaran-se em protesto e veja o grande espaço que a mídia dá.

Anúncios
Publicado em brasil, política
30 comentários em “você está preparado?
  1. Drika disse:

    Fiquei horas lendo tudo por aqui…demais!
    Beijos

  2. Junior, os brasileirospocotó não dariam a mínima caso tivessem estes “direitos” resguardados. Para mim, sinceramente, estes direitos são a forma de mantê-lo cegos quanto ao que acontece neste país. Alienação é a palavra.

    Para os brasileiros nem tão pocotós, como eu você, este direitos seriam, sim, uma forma irrefutável de tortura.

  3. Phillipe disse:

    Antes de mais nada: caramba, você é um homem de muitas teorias! rs

    Bom, assumindo que essa hipótese é pra mostrar o quanto somos acomodados e conformistas… é, é verdade. É bem capaz de ficarmos parados, bem como estamos diante desse caos político. Mas quem sabe algo assim não seria bom? O país vira de cabeça para baixo definitivamente mas mudanças de verdade acontecem (ou não? :S).
    Queria poder fazer algo…

    Abraço!

  4. Oi Junior,

    Entendi a mensagem cara pálida!! Melhor temer a segunda hipótese, apesar dos brasileirospocotós!:)

    Bom findi!

    Beijos

  5. Flávio disse:

    Júnior, o raciocínio foi muito bem desenvolvido; mas não creio que haja esse perigo. Os militares já experimentaram esse prato… e gostaram tão pouco, que o devolveram! 🙂 O que me assusta é o apego ao poder que têm o PT e o nosso populista presidente… Abração

  6. Dono do Bar disse:

    Eu me importaria. Não precisamos de milicos dizendo o que devemos fazer ou não. Ainda mais sob a mira de um fuzil. O lugar deles é nos quartéis, engordando, de onde nunca deveriam ter saído. Prefiro o Paulo Maluf na presidência, com o Collor de vice, aos generais voltando ao poder.
    E tenho dito.

    Abraços.

  7. Chico disse:

    Fala Júnior,

    Também pensei a respeito hoje.. Ontem ouvi meu pai e um amigo falando a seguinte pérola : ” Seria bom ver os militares tomando conta disso tudo ! Falam mal do Pinochet, mas se não fosse ele o Chile não seria o que era hoje..”…

    Nem preciso dizer o quão triste essa idéia me deixou..Notoriamente, meu pai e este amigo atravessaram o período militar sem maiores problemas, sendo apenas usuários dos quitutes oferecidos pelos grandes chefes.. Muito bem posto o seu ponto de vista ! É exatamente isso…

    O Brasil não conseguiu ir pra frente nem durante o período militar, e vc é politizado o suficiente para saber as razões pelas quais isso não aconteceu..

    Quero sentar amanhã e escrever sobre o que vejo… Só completando.. ao ouvir meu pai falar sobre a solução militar, só pude dizer.. “É, rezem pra isso acontecer.. E depois reze novamente para não ver no meu nome na lista de exilados ou desaparecidos.. Calado eu não fico !”

    Ê cambada de pocotós !!!

    Abraço,

  8. Julia disse:

    A Situação esta REALMENTE DIFICIL!!!Mas a DIFICULDADE MAIOR ESTA na reação de todos os BRASILEIROS em dizeres “do deixa pra la” quando a reação MAIS ACERTADA? face a esta situação, seria: TODOS DECEREM AS RUAS E AGIR PRA QUE O IMPEDIMENTO DO LULA SEJA IMEDIATAMENTE!!!!!!!NA AUSENCIA DE PEDIDO DE IMPEDIMENTO DO LULA, SERIA LEGITIMO ATE DEMAIS? QUE OS MILITARES TOMEM AS REDEAS DO PAIS, O TEMPO NESCESSARIO DE DAR UM CHOQUE NO PAIS, PRA QUE TODOS BRASILEIROS SE DEEM CONTA QUE O CAOS ATUAL E O DESCASO E IRRESPONSABILIDADE DOS PROPRIOS BRASILEIROS? que ainda não aprenderam passar pra ação do bota pra correr O LULA!!!!!!

  9. NEGÃO disse:

    Junior

    Sou completamente contra a ditadura, mas o quadro que você pinta não precisa de retoques em lugar algum. Como pode-se viver numa “democracia” como essa, depois de tanta luta para libertarmos o país dos militares? Confesso que meu medo aumenta a cada dia, pois não é possível viver num país onde um presidente como o esponja analfa não ouviu, não viu e não sabe enquanto faz a festa dos cartões corporativos e outros afins anti-éticos com seus familiares, quando justamente prometeu, por 25 anos, fazer o contrário? Como viver num país onde a população miserável (que é a maioria) se contenta com R$ 50,00/mês do Bolsa Família, ao invés de exigir para si a plena e total condição de cidadão brasileiro, com todos os seus direitos básicos? Nem trabalhar querem mais! Vejo, a cada dia, a situação piorar e creio que esse barril de pólvora não vai levar muito tempo para explodir. Aí, é cada um por si, mas sou a favor da democracia sempre!

  10. Matilda disse:

    Entendo…
    Pior é isso, entendo sim…
    Também estou assustada…
    E governo sem oposição é ditadura, e ditadura…
    Enfim…
    Beijos, :).

  11. Natália disse:

    Ainda não tenho opinião formada sobre ditadura e democracia, e procuro sempre me informar, mas diante de tanta manipulação nas mensagens passadas pra gente (povo), ainda me sinto confusa. E que me assusto com isso tudo, bah, isso sim! Por essas e outras que sempre escuto alguns mais velhos me dizendo que tenho que ir embora do país, e que se eles pudessem já estavam bem longe daqui.
    Beijos

  12. Claudio disse:

    Junior, ditadura parece ser uma boa para alguns, mas não é. Muitos pensam que vale a pena ter um ditador desde que ele dê segurança, comida e tranquilidade. Mas eu pergunto: como ter tranquilidade sabendo que se o regime não gostar do que voc~e pensa ele pode oficialmente te matar ou isilá-lo?

    A democracia tem falhas mas ainda não inventaram um sistema melhor. Tenho horror a falta de liberdade. Será que numa ditadura nós teríamos os nossos blogs?

    abração e parabéns novamente pelas idéias tão bem expostas.

  13. Luma disse:

    Nos batidores do poder, corre um boato de mudança, de 4 para 6 anos! Durma com um barulho desse!!
    Gostaria que o Brasil seguisse o seu caminho rumo ao parlamentarismo. O Presidencialismo contém ranços imperialistas, o que facilita o autoritarismo. Modelo ultrapassado que deve ser mudado, assim como colocar militares no poder. A eles cabem apenas a obrigação de guardas as nossas armas, proteger o nosso espaço aéreo e fronteiras. Nada de ir gastar dinheiro do Brasil em guerrilhas haitianas!
    Álias, eu não entendo esse excesso de bondade do Lullinha. Viu agora a brecha para com o Paraguai?
    Beijus

  14. Junior, sinceramente você vislumbra alguma luz no fim do túnel pra isso aqui?

  15. Flavia Sereia disse:

    Ainda prefiro aturar o Lula do que ter que viver sob um regime militar. Um dia o povo brasileiro acorda e ve que não adianta votar em partido corrupto. Ditadura deve ficar enterrado no passado.

    bjs

  16. cilene disse:

    Junior vou ser do contra novamente..mas acho que esses militARES nao teriam coragem de tomar o poder..

  17. Júnior, se alguém simplesmente cogitasse a volta dos militares ao poder, o brasileiropocotó seria radical: não, sou contra, e ponto final. Tal qual em todas as outras questões públicas, ele não analisaria os pontos circunstanciais, os prós e contras, nada disso. O simples fato de serem os militares no governo, ainda que com as melhores intenções e com possibilidade de fazer um governo sem precedentes (positivamente), mobilizaria a sociedade tão fortemente quanto há duas décadas (quando eu nem era nascido :)).

    Acredito que isso aconteça porque a nação não está acostumada com mudanças bruscas, ainda que, atualmente, vivamos na merda onde predomina a desonestidade e a safadeza.

    Fazer o quê, né?

    []’s!

  18. Valérie disse:

    O Pior é que eu entendo onde vc quer chegar. Tenho o mesmo temor seu, porque a coisa tá se agravando. Olhando para trás, não precisou muita mais do que está acontecendo hoje, para que os militares fechassem aquela casinha de reunião de comadres, ops, Congresso.

    Junior, Zona Rural é o paraíso. Difícil chegar? é sim, mas vc sabe como ´é diferente!

    Beijocas

  19. Lara disse:

    Lá em casa já sou voto vencido (4 contra 2) , a maioria lá acha que na época da ditadura era melhor (influenciados pelo meu pai bombeiro,que aqui é militar,e minha mãe que achava qur tudo valia a pena pela boa educação e saúde que era oferecida…
    Não sei se era muito pior…mas melhor com certeza não era. O triste é a esperança de alguns que acreditam na democracia de que com ela, as pessoas que detem o poder serão melhores e as que “delegam” o poder serão mais dedicadas(essa ilusão vc não tem com certeza, nem eu. Taí parte do que me faz andar desacreditada! 🙂
    Quanto ao Lula, a parte todos os defeitos, não acho errado ele procurar um governo mais amplo, mas isso é só a opnião de lara rsrsrs
    É sem pre bom ler seus posts!
    Bom fds!Bjus

  20. Tina disse:

    O pior de tudo é que não duvido nadinha que os “brasileirospocotós” seriam felizes sim…

    Eta ano comprido, não? Que mais falta acontecer?

    beijos querido, super texto!

  21. DO disse:

    Tenho um amigão milico de alta patente reformado,JUNIOR. Semanas atras questionei-lhe sobre um possivel movimento das Forças Armadas diante de tanta nojeira.
    Sabe o que ele respondeu: O exército não vai se meter em nada. Pois ninguém,até hj , se levantou pra defende-los. Ao contrário,dão milhões a anistiados politicos,enquanto os milicos são tratados como os demonios da nação.
    Eles estão errados??

    Tbem estou confuso,perplexo e enojado,JUNIOR.
    Mas não sei se o caminho é este.

    Abração!

  22. Marina disse:

    Júnior, ótimo post, as always!
    Hoje, no JB, uma leitora (cujo comentário veio na capa, por sinal) conclamou o pessoal a usar preto dia 22! Pode ser uma iniciativa discreta, afinal, não faria muito barulho, mas enfim, acredito que se conseguirmos juntar um nº bom de pessoas usando preto significaria que o povo não está tão inerte assim! Pode ser um começo!
    Bom, não sei se vai funcionar, sei que eu vou usar preto dia 22 e já tô conclamando outras pessoas!

    Beijos

  23. Andréa N. disse:

    Ai, deus me livre os militares, menino, não assusta a gente assim. Beijo e espero que ainda assim, apesar de toda a indignação, seu final de semana seja tranquilo e relax.

  24. Meu amigo, O VELHACO ganhou as eleições ontem.os 100% dos deputados votaram o aumento mas oSTF podia derrubar se o Ministério Público Federal queisesse.Mas como o efeito ´em cascata, ficam todos parados. Políticos e magistrados são tudo farinha do mesmo saco.

  25. Junior, nem ligo e nem me escandalizo. Fico rindo atoa. Se pudesse fazer alguma coisa era acabar com esse bando de brasileiros burros e interesseiros que elegeram a “corja”. As vezes até fico rindo. Como hiena (risos)
    O que me preocupa, de leve, agora, é saber o tanto que vou pagar de Imposto de Renda, legalmente. Queria muito “trambicar na declaração. E não consigo.Não tenho estrutura para isso.

    Liliane de Paula

  26. Elena disse:

    Não amigo,
    Tudo… menos um regime militar. Já tivemos um e de nada adiantou. Deus me livre ! A democracia plena ainda é a melhor opçao. O que se tem que fazer pro Brasil mudar????? Melhorar a educacao, acabar com o “voto bananoide” obrigatorio. Com um povo bem educado e orientado, garanto que cafageste nenhum vai se eleger.
    Bjos,
    me

  27. cilene disse:

    Estou citando vc hoje…abracos, cilene

  28. Aldemir Silva disse:

    Eu também Junior, faço-me as mesmas perguntas.

    Acredito que a volta dos militares ao poder não seria aceita pelo povo, uma vez que a mídia tratou de transformá-los nos monstros da nossa história. E sem dúvida foram. Nos acostumamos a essa “falsa” democracia e não a perderemos tão fácil.

    Acho que os militares já não vislumbram mais o poder. Os militares de hoje não. O mundo mudou. Já não temos a guerra fria pra ampará-los.

    E os militares do passado acomodaram-se e ainda hoje usufruem de suas gordas aposentadorias.

    Mas tudo isso é apenas achismo.

  29. Bruna disse:

    Você leu que o ACM Neto tomou uma “xabrecada”* nas costas??? hahahahahahahahahahahaha

    Ainda existem brasileirospocotós que me fazem muito bem, sabia? 🙂 🙂 🙂

    Beijos…

    * xabrecada: eu não sei explicar exatamente de onde vem esta palavra, mas sei que ela significa algo do gênero perfurante: um tiro, uma facada… é um pouco do brasileiropocotó que existe dentro de mim… 😉

  30. Ellen disse:

    Eu tava acompanhando, e logo vi que não seria tão simples.:s
    boa terça por aí!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: