i saw you saying (that you say that you saw)

Oba, um tempinho livre. Eu gosto de ter tempo pra escrever, escrevo mal e preciso de concentração pra que saia algo aproveitável. Também preciso ser cuidadoso pra não dizer tudo que realmente penso sobre gente. Seria arremessado do alto de uma pedreira se escrevesse da maneira que falo. Take it easy!

Vamos lá, muita coisa aconteceu nessas 2 semanas que estive fora do ar, poderia escrever insuportáveis páginas sobre cada um dos tenebrosos eventos do cotidiano pocotozense. Mas não gosto de falar sobre tenebrosos eventos, gosto de falar sobre tenebrosas reações aos tenebrosos eventos.

Exemplos? Claro, temos centenas deles. Dá pra encher um livro grande, daqueles que poucos lêem.

Há pouco mais de uma semana a mídia jornalística alardeou mais um escândalo. Através do ENEM (exame nacional do ensino médio) apurou-se que praticamente 100% das escolas estaduais de São Paulo tiveram nota abaixo de 50 pontos, dos 100 pontos possíveis.

Qual a reação pocotó? Isso mesmo, nenhuma, nada, niente, um conjunto vazio, matematicamente falando. Nenhuma indignação a respeito. Nenhuma manifestação em frente à Secretaria da Educação e nada no Parque do Ibirapuera. A Avenida Paulista continuou fluindo seu transito em perfeita ordem (até onde aquilo pode ser considerado perfeita ordem). Os pais continuam mandando seus filhos à escola pra não aprenderem nada que preste. Pouco lixando pra isso. Não tão nem aí. Conformistas satisfeitos por conseguir uma vaga pro guri freqüentar. Eu to por fora, mas levanta o dedo o blogger que escreveu algo a respeito pra eu poder citar aqui.

Depois me achacam. Acham que eu critico demais o nosso povo. E tem razão, nem sei por que me preocupo com essas coisas, deixa o povo pra lá, nem eles se preocupam. Tem carnaval, tem futebol, tem churras de miolo de acém na lage tomando Cintra quente. Bléeh!

Tem muita diversão pro povo. E tem Bush também, ele veio pra São Paulo, a capital das escolas ruins. Nós mostramos pra ele as nossas caras burras, os nossos cartazes de quem lê mas não entende. Mostramos pra ele que nós não temos motivos pra indignação no nosso país e por isso protestamos contra qualquer coisa que não entendemos, afinal, são coisas que não nos dizem respeito, claro. Quem o congresso norte-americano pensa que é pra proteger seus produtores de etanol dos produtores pocotós? Porque Bush não acaba com a sua indústria interna declarando o brasil “economia de mercado” igual o lulalelé declarou a China, permitindo que ela vendesse suas porcarias escravagistas a preços de banana por aqui, enquanto praticamos as cargas tributárias mais altas do mundo estrangulando a nossa indústria?

Ninguém tira a calda avestruzistica da da porcaria do sofá pra protestar contra a porcaria do ensino público que seus filhos recebem em troca da montanha de impostos que paga todos os dias (não pode perder o faustão, o gugu, o football), mas acha lindo ver as crianças burras, acompanhadas de adultos burros rejeitando os dólares do Bush sem entender o que está acontecendo, sem saber contra o que está protestando.

Olha aqui, não sou contra a manifestação de ideologias quando elas existem, mesmo que seja na forma de protestos. Mas existe ideologia? Vi gente pretensamente inteligente e esclarecida protestando de forma ridícula, sem saber o que escrever, sem saber contra o que falar, sentindo-se na moda, ativista de causas que não entende. Basta 2 minutos de conversa com um deles pra perceber a perda de tempo, 2 minutos jogados no lixo. Protesto vazio sem justificativa, modismo bobo. Vexatório. Sem credibilidade, sem argumento. Papagaios de pirata. Piratas. Brasileirospocotó consumidores do lixo “estadunidense”, tomadores de Coke.

Eu vi muita gente na tv reclamando do transito difícil no dia da visita, esbanjando indignação com palavras carregadas de ódio por não poder simplesmente andar. Não vi um só dizer: Tomara que isso valha a pena! Ou, tomara que o nosso governo inicie um bom negócio! Sabem por quê? Porque não entendem o que está acontecendo. Se você é um deles, não perca seu tempo deixando comentários, não me importo com o que você pensa sobre o que eu penso. Você me presenteia com a sua ausência.

As nossas escolas… Continuam emburrecendo os orelhudinhos. Criando uma geração melhor, com uma burrice mais robusta, mais sólida. Sempre sob as bênçãos dos pais. Que estão ocupados. Rejeitando dólares. Defendendo o iraq, o povo afegão. Brigando pelo futuro dos filhos, dos outros.

Ahh.. Escreveram muito bem (na minha insignificante opinião) sobre o assunto a Bruna, o Marcos e o Evilasio.

Marcado com: ,
Publicado em brasil, política
33 comentários em “i saw you saying (that you say that you saw)
  1. Júnior aonde você andou estes dias, está mandando bala pra valer, mas tem razão realmente somos assim (me incluo sim em alguns pontos) sei que deixo a desejar em algumas coisas apesar de buscar mudanças… Abração.

  2. Clara disse:

    clap…clap…clap….hoje eu gostei… parabéns!! Tô contigo!

    Viu, não é sempre que implico com vc!

    P.S:ah, vc viu o protesto da loura, burra, bunduda e pelada?!

    beijo.

  3. Lula disse:

    Enem vem falar do níveu di noçus istudantis, tá? Elis saum genti intelixentícima dadu o níveu dus profeçores da noça naçaum. Ve ce ocê num fica falanu mau do Bu(ll)Sh(it) tamém.

    Quantu ao ingreis do cabessalhu, tá ótimu.

    Prometo que só vou te achacar se vc ganhar a mega acumulada. Prometo.

    (Hehehehe…Um dia hei de escrever como você).

    Abração novamigovéi, pro ozzy e pra Bianca e (agora) pro inácio tamém.

  4. Bruna disse:

    Junior, eu particularmente gosto mais do seu jeito de escrever, com emoção (neste caso raiva) ou bílis, como você fala. Eu já desisti da ignorância coletiva e então acompanho como espectadora, o que é muita hipocrisia da minha parte.

    Sabe, não vi nenhuma notícia de pessoas otimistas também. Não sei se por omissão dos jornais ou se simplesmente não aconteceram.

    Engraçado não terem reclamado da vergonha do resultado do ENEM, né? Mas na verdade não reclamaram porque eles estão na estatística e simplesmente não sabem o que isso significa. Ou porque simplesmente isso não os interessa. Estudar pra quê mesmo?

    Obrigada pelo elogio, fiquei imensamente feliz de ser elogiada por uma pessoa como você.

    Beijos. Bom fim de semana.

  5. Marcos disse:

    Opa! Obrigado pela referência.

  6. Luciane disse:

    Oi!
    🙂

  7. cilene disse:

    Eu tambem gosto do seu jeito de escrever…ate porque escrevo mais ou menos assim…e porque vc diz verdades que deveriam ser ditas por todos nos…e muita burrice desses brasileiros idiotas que nem conseguem entender um simples texto de um blog como o meu e o seu e deixam por ai suas opinioes bobas, cheias de sacanagem porque o povo brasileiro de um modo geral e muito sacano e idiota…porque pensa que leva vantagem, mas so vai para o inferno

  8. Luciane disse:

    É que eu achei que tu estavas muito bravo. Mas agora já vi que é o mesmo Júnior de sempre. Gostei do teu texto.
    Beijo pra ti também.

  9. Foi essa propaganda toda, mas no último dia os dois presidentes não fizeram mais do que assinar um acordo para preservar o meio ambiente e melhorar a oferta de etanol. Concessões, nenhumas. Vendas e compras, também zero. Parece-me que o Bush veio a passeio.

  10. Flavia Sereia disse:

    Eu sinceramente e burristicamente, nem sabia dessa pesquisa ai, to sabendo agora com vc rs
    Sobre o Bush, eu fiquei pensando o seguinte, pq nós temos que pagar 30 centavos de dolares para cada litro ( ou barril??) de etanol que eles compram? Ué, tá eu entendi, mas não compreendi. Agora vem cá, será que vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com o nosso petróleo? Vendiamos baratos e compramos a gasolina deles caríssimas!! Se o Brasil não tomar cuidado, vai chegar um dia em que o Steites vai ser o dono do alcool, do nosso alcool! da nossa tecnologia, vai chegar um dia em que eles vão melhorar a tecnologia, fazer um alcool bem menos poluentes e TODOS os paises vão ser obrigados a usar esse alcool, inclusve nós é claro, iremos pagar o preço que eles querem, pq não poderemos fazer o mesmo alcool aqui, afinal é pesquisa deles. Resumindo, vão passar a perna no brasileiro pocotó!!
    Quem viver, verá!

    bjs

  11. Claudio disse:

    Não pude deixar de fazer um post sobre a visita do Bush lá no JCF. Afinal depois de Jck Bauer, ele foi o único que em 24 horas mexeu com o país.

    abração

  12. Vivemos umas espécie de Noite dos Mortos Vivos já a algum tempo,e não há luzinha no im do túnel para melhorar…

  13. Grande junior, olha só, o Liberdade Digital, continua com força total, só que agora, também em novo endereço. Ele já pode ser visitado no (www.blogueisso.com/liberdade) numa iniciativa do Leonardo Fontes. A nossa idéia é criar uma espécie de portal de blogueiros cearenses.

    Juntos nesse novo desafio estão: Roberto Maciel, Luiz Carlos Freitas, Leonardo e Eu. No Blogueisso, há um link para os 3 blogs que inicialmente começam esta empreitada.

    Por hora o meu endereço (www.liberdadedigital.com.br), continua funcionando em paralelo, mas em breve ele apontará para o endereço no blogueisso. Obrigado pela força na divulgação. Espero sua visita e a dos seus leitores na minha nova morada. Abraços!

  14. Flávio disse:

    Mais um post inteligente, Júnior. Gostei das saus diéias sobre a estupidez do ensino público e a visita do patrão. Abração, bom ver vc de volta! 🙂

  15. DO disse:

    Este é o grande JUNIOR que fez falta nestas duas semanas,hehehe.
    Meu amigo,vc tem mais é que meter a bronca mesmo. Chamar-nos de pocotós,de antas,quadrúpedes ou qualquer coisa do gênero.
    Este país é um circo e somos os palhaços.
    Pra não falar mesmo massa-de-manobra.
    A educação em SP é uma vergonha. Só lamento que apenas agora é que a imprensa ( radio Jovem Pan ) resolveu cuticar a ferida e esta fazendo campanha contra este sistema ridiculo que nos impuseram.
    Quem sabe,né?

    Abração!!

  16. Evilasio disse:

    Gostei do final do seu texto, brilhante. Os alienados bobos que não prestam muita atenção à realidade, e acham que tudo que vem dos EUA é ruim (feito alguns nerds bobos que acham que a Microsoft é um braço ideológico do capeta, e rejeitam tudo que vem de lá em detrimento a programas como o Linux – guardando as proporções…) deveriam arrumar o que fazer, e se inteirar melhor da história. Porque se algum acordo assinado não vai ser muito proveitoso pro país, a culpa não é de Bush. É de Lula, que abriu as pernas…

  17. Bruna Santos disse:

    Há tempos que eu não concordava tanto com um post seu.

  18. Yvonne disse:

    Querido, se você escrevendo mal nos brinda com essa pérola, que dirá no dia que escrever bem. Tá certo mesmo, tem mais é que acatar. Somos um país de merda e achamos isso lindo. Ainda está faltando muito para a Revolução Francesa chegar aqui no Brasil. No dia que o povão (e nós classe média também) resolver que agora chega, alguma coisa boa poderá acontecer. Beijocas e parabéns.

  19. Carla disse:

    Todo mundo faz cara de paisagem e nada se faz em relação ao ensino/educação. Pobre do nosso país, mesmo.
    Quanto à viagem do Bush(it), deve ter sido divertido para ele e pro Lula (o presidente, não o meu). Falaram do assunto que mais entendem: etanol; álcool.
    Só tomando uma geladinha pra esquecer. Bjão. E vê se não some.

  20. Dani F disse:

    Oi Junior..
    Tens toda razão..comos empre..este país é perdido e governado por um imbecil, analfabeto ainda por cima.
    O pior é que os brasileirinhos pocotó não estão nem aí..querem ser burrinhos mesmo.
    Não tenho pena…
    beijo

  21. Bender disse:

    Eu tava pensando nessa música essa semana mesmo…

    Quanto ao Bush, eu falei alguma coisa! Quer dizer, publiquei uma foto da linda protestante pelada.

  22. tina disse:

    Oi Junior !

    Assim é que se fala! Saudade de ler seus escritos, meu amigo.

    Na minha opinião, os dois últimos parágrafos dizem tudo. Parabéns pelo post, muito bom.

    beijos querido e boa semana!

  23. tina disse:

    Assim é que se fala! Saudade de ler seus escritos, meu amigo.

    Na minha opinião, os dois últimos parágrafos dizem tudo. Parabéns pelo post, muito bom.

    beijos querido e boa semana!

  24. Chico disse:

    Fala Júnior…

    Rapaz… I saw you saying that you say saw !!!???… Você tirou isso do fundo do baú! Velha musiquinha dos Raimundos… ê tempo bão !

    Enquanto comia uma boa peixada na última sexta e via no JN a bagunça em Sampa fiquei pensando: “O que será que os blogs estão falando sobre isso?”…

    Tenho algumas preocupações com essa estória do etanol pros EUa, mas confesso não saber muito sobre o assunto. Não tenho idéia do volume, das condições, etc.. etc.. etc…

    Mesmo com algumas pulguinhas atrás da orelha, concordo com o que você diz..

    Enquanto comia lá minha peixada e via a palhaçada na Paulista lembrei de um post seu onde a inércia pocotó era criticada e comaparada ao comportamento do argentinos…

    Quando é que vamos ver o povo nas ruas lutando por educação, saúde, respeito?

    Passei esses dias explicando as nossas agruras a bons amigos do estrangeiro e tô meio de saco cheio disso tudo… envergonahdo talvez seja a palavra..

    Tô de volta a Fortaleza.. Quando der dou as caras lá no blog..

    That´s it.. keep up the good work !!!

  25. Silvia disse:

    Coincidência… acabei de escrever sobre a capacidade de se indignar no meu novo/velho blog.

  26. Dono do Bar disse:

    Bom negócio? Será mesmo, Jotaerre? Nunca um país como o Brasil irá tirar algo de bom em uma negociação com o gigante americano. Até mesmo porque o Bush não veio de pernas abertas. Lá nos EUA, o Lula tem fama de ser mais protecionistas que o próprio Tio Sam. Bush veio mesmo é mandar um recado para o resto da América Latrina Latina: “Estou de olho em vocês, merdinhas!”

    Abraços, sumidão. Tá, admito que meu blog é uma droga, mas semana passada fiz uma crítica ao Lula e outra o Governo. Viu? Tô quase bom!

    Abraços.

    DB.

  27. Luma disse:

    Além deste resultado do ENEM, um outro resultado foi chocante – http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2007/03/12/294895130.asp – A notícia trata de um resultado de pesquisa que aponta o ensino médio do Rio, pior que o de São Paulo e Minas. Se em São Paulo é tão mal, imagina como está no Rio? Duas cidades que seriam referência para o que acontece no resto do país. Imagina o Sertão? Por isso que por lá a politicagem corre solta. Depois destas manifestações eu diria que a mentalidade do brasileiro está se nivelando para baixo.
    A Petrobras vai pagar US$ 32,3 milhões em impostos adicionais sobre a produção de gás à Bolívia. Mesmo sendo uma medida arbitrária, o povo brasileiro foi protestar quando Evo Morales esteve no Brasil?
    Boa semana!! Benvindo! Beijus

  28. Nivaldo disse:

    Finalmente vc voltou meu amigo! Olha, não vou falar absolutamente nada sobre a visita do Bush. Concordo com vc que seria bom se eles (Bush e Loola da Silva) fechassem um bom negócio, mas isso não aconteceu. Mas adorei quando o Loola (sempre querendo fazer gracinha) se referiu aos possíveis negócios com os estados Unidos como uma espécie de “ponto g” para a nossa econômia…. rararararara foi risível. Loola falou em ponto g em uma semana que falou de sexo duas vezes. É como diz uma amiga: quando alguém fala muito sobre sexo é porque está sentindo falta do “dito cujo”. Ô dona Marisa, páre de ir no ateliê do Walter Rodrigues e dê mais atenção a seu marido…

    Sobre o ENEM, o mesmo exame que condenou as escolas de São Paulo deu ao Piauí — veja só, o Piauí — a melhor escola do Brasil. Pois é de Teresina a escola que ficou com a melhor classificação no exame e chama-se Instituto Dom Barreto, onde esse que vos escreve orgulhosamente estudou, em uma época em que não havia ENEM…

    Abração Júnior e vê se não some

  29. Susana disse:

    Junior !

    Primeiro, obrigada pelo carinho la no blog, no meu aniversario.

    Depois, devo dizer que, como professora de Historia que fui, durante 15 anos, posso colocar minha opiniao sobre o que vi nos “bastidores”. Cansei de ter de aprovar aluno sem condicoes(em reuniao com direcao e supervisao) em acordo com outros professores, para a escola “se livrar’ de indisciplinados, por exemplo.
    No comeco eu briguei, bati pe, fui `a Secretaria de Educacao para denunciar… como resultado, fiquei mais suja do que pau de galinheiro. Passei por doida reclamona e visionaria. Nunca mais. Nao compro mais briga sozinha. E, infelizmente, ate entre os professores, que deveriam dar o exemplo da moralidade, ha alienados totais.
    Apavorante pensar que essa geracao ‘e que vai “governar” as coisas daqui a alguns anos…

    Bjs,

    Susana

  30. Eliana. disse:

    Olá Júnior, tudo bem?Eu tenho vindo já algumas vezes aqui no seu blog, pois acho muito interessante os seus comentários!!Muito legal mesmo!!Parabéns pelas idéias!!Desejo a você uma ótima noite…tudo de bom!!Um abração!!

  31. Fala Júnior!

    Sumiu!? 🙂

    Aqui na Bahia, capital do analfabetismo, a situação não é nada diferente. Imobilidade e conformismo são as palavras de ordem…

    Abraços.

    Ah! Valeu a mensagem no meu niver.

  32. NEGÃO disse:

    É lamentável! Mas é a mais pura verdade!

  33. Juliana disse:

    O tempo passa e tudo piora… sem comentários!

    😦
    bjo

Deixe um comentário

