perolas aos porcos

Eu que pouco assisto a tv por assinatura aqui de casa, ainda reclamava da péssima qualidade da tv aberta. Hoje eu penso que a tv aberta dá ao povo aquilo que eles merecem, exatamente o que eles conseguem assimilar e eles se regalam. Não querem nada além disso.

Eu não ia escrever sobre esse assunto porque eu não tenho muito limite ao me expressar, principalmente em um espaço tão pouco democrático como o frigideira, mas depois que vi o post da Magui (não consegui link direto para o post, mas é o “classificação certa”) resolvi falar um pouco, ela acha que os humanos são diferentes e eu concordo.

A partir das 20h de toda sexta-feira o Teatro Municipal exibe excelentes concertos de música clássica custando entre 5 e 10 pilas. Às vezes eu fechava os olhos e imagina os desenhos do Walt Disney.

E o show da Praça da Sé na Virada Cultural de 2007 foi aberto pelo Alceu Valença e encerrado pelos Racionais MC e seus convidados, tem gosto pra tudo. Dá uma olhada na pratéia (tem um cara com os pés no lugar da cabeça) e vejam mais imagens aqui. Querem me chamar de preconceituoso? Podem chamar sim, mas estarão sendo injustos, não tenho conceito pré-formado, tenho conceito muito bem embasado, lido todos os dias com essa pratéia. Trabalho voluntário em alguma favela? Não me faça rir.

Alguém algum dia disse que você pode tirar o homem de dentro da favela, mas não consegue tirar a favela de dentro do homem, é dessa favela que eu falo, da favela que é o espírito dos pobres diabos condenados. Eu sou pobre de grana, mas não de espírito. Por isso não adianta pegar a minha grana suada pra tira-los da favela. Não adianta pegar a minha grana pra fazer showzinho gratuito pra eles. Eles não querem deixar a favela sair de dentro deles. Vejo isso todos os dias.

Não ligo se você me ama ou me odeia, quem vem sempre aqui já percebeu que eu sou bem realista, utopia não é comigo. A questão não é a música mas os anseios. Nunca esperei que essa gente se interessasse por música erudita, se eles fossem ao teatro municipal seriam capazes fazer o que fazem de melhor, depredá-lo. A essa gente, Praça da Sé com Racionais tá bom demais.

Mas você pode chegar aqui e dizer que essa gente precisa de cultura, diga sim. Faça mais, vá lá e de cultura a eles, mas faça isso com as suas pérolas, não com as minhas que são suadíssimas.

08/05/2007: O Ronaldo também escreveu bem sobre o assunto e também falou da música, muito esclarecedor. Meu comentário por lá foi de que eu não acredito muito que música defina caráter, pra mim define, além de bom ou mau gosto, “inteligência social”. As músicas dos racionais são músicas sobre violência, sectarismo e guerra de classes. Quem é fã dessas músicas idéias não tem, em minha opinião, inteligência social. Não é capaz de conviver comigo, por exemplo. Isso distingue sim pessoas e dizer o contrário é a maior hipocrisia. Fãs de outros estilos de música se importam mais com a música que com o que ela incita, você pode ser fã de black sabbath (eu sou) e não vai sair fazendo sacrifícios à satã, porque você tem inteligência social. Sacaram?
09/05/2007: Picharam um prédio da Praça da Sé, como se não bastasse a depredação, os pobres diabos voltaram pra emerderar as paredes pra se desculpar com o líder dos Racionais, vocês acham que ta faltando alguma coisa?

Anúncios
Marcado com: ,
Publicado em brasil, cultura
31 comentários em “perolas aos porcos
  1. […] UPDATE: mais repercussão na blogosfera aqui e aqui. […]

  2. Bruna disse:

    Junior, eu adorei o texto, mas sabe o que eu mais gostei? Do título. Dói. Fisicamente falando. Risos…

    Uau!

  3. Vinícius disse:

    Sinceramente, creio que a culpa de tudo isso, além dos frequentadores badenrneiros, foi da precária organização, que pensa somente no palco e no som e não na segurança e bem estar dos que foram realmente para assistir. nNão podemos generalizar e muito menos dizer que a clpa dfoi dos Racionais, uma vez que, VENDERAM BEBIDAS ACOÓLICAS.

    O povo fica alterado, sedento por confusão…

    Sinceramente, eu não saio de casa pra ver esses negócios gratuitos da prefeitura, pois a organização nem sempre é o forte deles…

    Boa matéria Junior!!!

  4. cilene disse:

    Junior nem sei quem diabos e Racionais MC ?acho que bandidos, gente ignorante, gente sem educacao, gente violenta tem em todas as classes sociais..tem gente que gosta de musica classica e bate na mulher..tem gente que deve gostar desse Racionais MC e deve ser boa gente…por exemplo quando estive no Brasil as radios so tocavam forror achei um horror..senti falta das musicas que posso ouvir na radio norueguesa..mas isso nao quer dizer que quem gosta de forror e melhor do que eu que nao gosto..

  5. DO disse:

    Bem fiz eu de não sair de casa pra ir ver qualquer um dos “shows” espalhados pela cidade. Parece que eu tava adivinhando,heheheh
    Mas eu não concordo que seu espaço não seja democratico,viu JUNIOR.

    Abração e otima semana.

  6. Aldo disse:

    Faaala JR.
    Ó eu de novo aqui… Muito bom esse texto…
    Ele me fez pensar sobre dois assuntos:
    – A classe média brasileira que apesar de ser heróicamente o motor deste país, sofre o esquecimento e constante sufocamento por parte desse governo assistencialista.
    – A sanha tributária de todos os níveis de governo.
    Sem querer te pautar… Hehehehe… Vai aí dois assuntos que poderíamos repercutir…
    Abraço do amigo Aldo.

  7. Chico disse:

    Fala Jr,

    Uma lástima o que aconteceu na Praça da Sé.. Concordo com parte do que você diz..

    Aqui temos teatro José de Alencar aberto todas as quartas e sextas.. Preço: ZERO Reais…

    Público: Alguns gatos pingados…

    Show gratuito ? Tô fora.. Sábado passado rolou show do Caetano no Parque do Cocó. Era aniversário do maior shopping.. É claro que eles jogaram o pepino pra bem longe dos estacionamentos… Uns dois quilômetros de lá…

    Quando vi a foto do cara com os pés pra cima pensei em escrever algo.. Mas falar de Racionais? É como tv aberta.. Se é ruim, eu desligo! Dar Ibope pra quê?

    Abraço,

  8. Mais uma vez vc está cobertíssimo de razão, amigo.

    Um abração e pérolas aos porcos!

  9. Tina disse:

    Oi Júnior !

    Eu acho essa frase sobre “a favela do homem” uma das mais reais que existe. Concordo com você, em tudo. E eu adoro pérolas…

    beijos querido e boa semana,

  10. É..também li o post da Magui… e você notou a ironia da coisa ? O show era de um grupo chamado Racionais…
    O pior é que nem passa pela cabeça desses animais irracionais que quem vai pagar a conta dessas depredações são eles mesmos, em mais impostos, mais taxas, menor qualidade de vida e por aí afora…
    Mas vá tentar explicar isso prá galera: é capaz de te lincharem!!!
    Um abraço e boa semana (se é que isso ainda é possivel!)

  11. Santos Passos disse:

    Quem sabe, quando o Gil largar o osso, esses Racionais não assumem o Ministério da Cultura.
    Abração

  12. Flavia Sereia disse:

    Seu post, como sempre, muito esclarecedor. Cara que pé mais sujo aquele da foto heim? rs daí dá deu para perceber o nível da plateia rs

    bjs

  13. Bender disse:

    Cara, juntar mais de 100 mil pessoas sem organização é receita certa para o caos.

  14. Carla disse:

    Não conheço os Racionais, e, pelo que tenho lido, não tô perdendo nada.
    Quanto ao seu post, concordo em gênero, número e grau, com você.
    E tenho dito.
    Bjus.

  15. Sônia disse:

    Rs…saquei, e acho que você tem toda razão.

    Abraço!

  16. Lino disse:

    Junior:
    Nesta, estou com você, integralmente. Acho que além de “inteligência social” eles não têm muitas outras coisas, começando por educação, respeito e parâmetros de convívio social.

  17. O pior é ver o Suplicy “adotando” os Racionais e enxergando excessos em qualquer ação policial, mesmo nesse caso onde foi flagrante quem começou.

    Se é pra ser racional, sou mais o Tim Maia Racional 🙂

  18. Valérie disse:

    Flavinha (sereia) também comentou sobre o assunto e respondi para ela respondo para vc. Junte nossos posts e teremos um pequeno retrato do Brasil.

    A virada cultural do ano passado não teve nenhum incidente. Felizmente.

    Fico triste com estas notícias. isso me deprime e me tira a fé no Brasil.
    Infelizmente

    beijoca

  19. Jr., sempre tem shows na praia de Copacabana, exatamente aqui em frente de casa. São shows populares, de samba, pagode, axé, funk, não sei porque obviamente não vou.
    Apesar de ser uma coisa cafona, pra pobre, nunca teve essa baixaria que se viu no tal show de SP. É tranqüilo, eles só são porcos, sujam tudo e berram como selvícolas, mas não brigam, não. Não rola quebra-pau, nunca rolou. Os favelados e suburbanos cariocas são mais pacíficos que os paulistas ? Aí tem uns “moto-boys” que são meio punks, não é ? 😉 grande abraço ! Jôka P.

  20. Marcos disse:

    Se você colocar numa esquina a Orquestra Sinfônica Brasileira tocando e na esquina seguinte uma batida de automóveis, qual dos dois terá mais público?
    Vem cá, me explica uma coisa. O nome da manifestação não era Vira Cultural? Então, por que os (Ir)Racionais MC estavam fazendo lá?

  21. NEGÃO disse:

    Cada povo tem a Tv, música, educação e governo (ou sera governantes e representantes?) que merece!!!! Assino embaixo!!!!

  22. Luma disse:

    Música e entretenimento são completamente diferentes. Se os Racionais são considerados entretenimento para uma parcela dos habitantes de São Paulo, dá-lhes Racionais, mas provem que são fãs: Prestigiem o artista! Estou dizendo isso porque eles gastam o dinheiro que não têm em bebidas, drogas e saem justamente para brigar. Um bando de desocupados que atrapalham o entretenimento de outros. Gostei do Comentário do Marcos. Beijus

  23. Não estou sabendo direito sobre este evento. Mas aqui na esquina de casa, em Santiago, há uma casa cultural da comunidade que passa filmes e espetáculos gratuitos. Excelentes!

  24. deia disse:

    é uma pena que tenhamos que pagar por um bando de desordeiros, acredito que tenha muita gente que se beneficia destes eventos, a prova foi o sucesso das edicões anteriores.
    não acho que deva parar.
    quanto ao meu blog, sniffff
    não sei pq tu não consegues, que pena, uma visita tão ilustre assim, faz uma falta danada.
    Linda tarde
    Muuitos beijos

  25. Cirilo Veloso disse:

    1 – Bando de marginais.
    Depois ainda querem que nos preocupemos com eles, quando eles próprios não se preocupam. Só querem vadiar, depredar e depois mamar nas tetas do governo com os “bolsas-esmolas” para pobres continuarem pobres e votarem no PT de novo. Argh!

    2 – Sobre música definir caráter, discordo. Gosto de muitos estilos diferentes; desde música clássica como vivaldi e chopin à Black Sabba e Metallica. Desde BeeGees à Rammstein, etc. Nem por isso vou sair “tocando o terror” por aí nem flutuar como se tivesse no lago dos cisnes. Digamos que música a meu ver é mais questão de momento, de circunstância e de companhia.

    Abraços, JR., e até muito breve.

    😉

  26. Dani F disse:

    Pois sim..”pérolas aos porcos”…
    Prá quê?
    Para fazerem atos imbecis como este.. E aind apor cima irem pedir desculpa “pros mano”
    Povo bunda. Assim eu chamo esta gentinha, “fraca dos pensamento” e nas ações…
    Absurdo. Manda trabalhar!Cambada|!
    beijos Junior

  27. Flávio disse:

    Júnior, eu tenho a sorte de ser um pouco alienado. Assim, nem conheço os tais (ir) Racionais, que atraíram os outros… 🙂

  28. A expressão diz respeito aos porcos de alma e isso eles são , queiram ou não. Tanto os músicos revoltadinhos que usam a música para enfrentar o sistema mas não descem do palco.O Senador paulista Eduardo Suplicy disse que eles estão certos. Daí vc vê que alma de porco não se mede pela conta bancária.

  29. Luma disse:

    😉 Bom fim de semana!!

  30. Ana Shirley disse:

    Sempre ouvi dizer que o gosto musical de cada qual na grande maioria das vezes esta ligada a sua propria personalidade, então… fazer o que?!
    bjus moço, gosto de ler seus textos assim, me passa uma ideia de que estava exaltado rsrsrs
    =D

  31. Oi Junior,

    e o pior é que a virada entrou oficialmente no calendário da cidade. Nós merece!!

    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: