Tragédia anunciada? maybe

oktoberfest

Pouca gente sabe, mas eu gosto muito de automobilismo. Já assisti muita F1, muita Nascar, Turismo, WRC, e muitas outras coisas. Ao contrário do que podem pensar, eu não gosto muito de carros, gosto de Carros. Gosto dos Muscle Cars com motores V8. Ainda terei um Chevelle, Pontiac GTO ou o meu preferido, o Dodge Challenger 70, o meu Carro de Fuga com um rosnado amazing como este, ou este (e vou passar acelerando em frente a sua casa de madrugada).

Pouca gente sabe como eu chorei, quando ainda garoto ouvia repetidamente do meu pai que nenhum juiz autorizaria a mudança do meu nome para Emerson Fittipaldi, que é como eu achava que deveria ser meu nome. Pior que eu tinha um primo chamado Emerson que só gostava de ser chamado de Turquinho, Deus não dá asa a cobra.

A Sotck Car brasileira é uma das modalidades que eu gosto, porque tem motores V8, uma espécie de sonho de consumo pra quem gosta de carros de verdade (desculpem, mas corsa, celta e palios são meros meios de locomoção, rss).

Depois de alguns anos “acabada”, a Sotck recebeu uma nova injeção de vigor, marcada pela entrada de novas montadoras como a Mitsubishi, Peugeot e VW num território que desde de 1979 era da Chevrolet.

No início desse ano, ainda comentei com um amigo sobre esse retorno da Stock, comentava que tudo tinha ficado muito mais bonito, a mídia estava fazendo a sua parte ajudando a lotar os circuitos dando uma boa cobertura. Mas os motores V8 eram antigos, com tecnologia dos anos 90. Um Ford Mustang Shelby GT 500, que é um “bom” carro de rua, sai de fábrica com mais “horsepower” que um Stock, que é um carro preparado pra corrida. Isso porque ele tem um motor muito mais moderno.

Mas o que me preocupava na época, e hoje se mostrou uma preocupação coerente, eram os bólidos, que são construídos especialmente para categoria e recebem somente uma carenagem imitando o modelo da montadora. Salvo pouquíssimas melhorias, eram praticamente o mesmo dos anos 90. A Stock Car Brasil não melhorou a segurança e hoje tem o seu futuro ameaçado depois da tragédia dessa manhã, o acidente que vitimou o Rafael Sperafico, (um dos vídeos mais vistos no dia no YouTube).

Muito se investiu em mídia, pouco (ou quase nada) em tecnologia e segurança. Isso me faz lembrar que essa Stock Car também é pocotó, feita por pocotós.

Antes que me perguntem, na minha opinião nossos melhores pilotos, pela ordem, foram Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi e o Airton Senna. Para quem não sabe, foi o Emerson que inventou o volante como hoje o mundo todo usa hoje. Mas esses não são os melhores pilotos de F1 de todos os tempos.

Marcado com:
Publicado em variedades
19 comentários em “Tragédia anunciada? maybe
  1. Flavia Sereia disse:

    Quem sabe agora com a morte desse rapaz eles não melhorem a segurança, é sempre assim, tem que ter uma morte brutal para se tomar providencia, a mesma coisa foi o hans na formula 1, Senna teve que morrer para se tornar obrigatório o uso do hans.

    bjs

  2. Lula disse:

    Ouvi o ronco dos motores. Arrepiou.

    Eu só inverteria a ordem dos 3 pilotos que vc citou, para Airton, Piquet e Emerson.

    E, como vc mencionou o seu famooooso pocotó, publiquei algo referente, lá no meu.

    Abração, véiamigãovéi.

  3. Carla disse:

    Lamentável o acidente do piloto, né?
    Já foi o tempo em que eu assistia as corridas, com o coração na mão, torcendo feito doida!
    Já faz tempo que não tem graça pra mim, não…
    Bjão.

  4. Chico disse:

    Fala Jr,

    Só hoje vi as imagens do acidente e mesmo concordando com o que você disse me pergunto se há realmente algo a ser feito em choques daqueles tipo.

    Adoro muscle cars, mas não esses exageradamente tunados. Um amigo gringo tem um camaro 73 preto. Não é lá o carro mais confortável, mas é uma máquina incrível.

    Tenho um meio de locomoção e acho que todos deveriam ter um assim. Epero que o futuro traga carros menos potentes e mais eficientes do que os atuais.

    Vejo carrões V8 como brinquedos nos quais levamos a namorada pra dar um rolé vez por outra.

    Sou muito racional com meus sonhos de consumo, e um deles é certamente um land rover. Um dia me dou um Defender de presente…

    Abraço,

  5. Yvonne disse:

    Fiquei morta de pena. Mais uma história do nosso triste país.
    Beijocas

  6. Tina disse:

    Oi Junior!

    Triste mesmo, um rapaz tão jovem.

    Carros não são a minha praia, a mim basta que tenham combustível e radio. E não me deixem no meio da rua, naturalmente.

    beijos querido e boa semana,

  7. DO disse:

    Ano passado fiz um trabalho com um dos atuais pilotos da S. Car,e pude conferir um pouco deste mundo.
    Aprendi bastante,mas confesso que não me empolga. É uma corrida chata e não consigo assistir mais do que um minuto.
    Só lamento que precise morrer alguém par que os responsáveis falem em “mudanças”.
    Pq não mudaram antes? Pq não tiraram a pilha de pneus naquela curva que,segundo eles mesmos,é perigosa??
    Francamente!!

    Abração,JUNIOR!!

  8. Junior, acho que não tinha segurança que salvasse aquele piloto. Aliás, as vezes fico espantada de vê-los sair andando, pós-acidente, qdo para mim tudo parece destruido. Imaginei vc criança chorando e querendo trocar de nome. Nem imagino que justificativa seu pai dava.
    Aguardo fotos de frutas e verduras da feira, ok?
    Liliane

  9. Hanny Meire disse:

    Cara, adorei o seu post anterior. Esse MUlA deveria ser sacrificado ! A educação e a saúde andam uma vergonha cada vez maior e ele preocupado com o que os proletários assistam tv digital ?

    S O C O R R O !

  10. Evilasio disse:

    Pra mim, perdeu graça assistir corrida depois de Senna. Era meu ídolo (assim como a da maioria dos brasileiros na época…)

    Vi as cenas do acidente de domingo depois, na TV, já quando a polêmica do acidente varreu o país. Cena terrível.

  11. Evilasio disse:

    Quem é viciado em blogs nunca consegue deixar de alimentar o vício… E o tema, procurei um bocado. Eu nunca me satisfaço, daqui a pouco vou querer mudar de novo… 😀

  12. Marcos disse:

    Eu sonho em estar vivo quando todos os carros forem elétricos e não produzirem mais eses enervantes barulhos de descarga. Se passar com esse seu V8 na minha rua furo teus cinco pneus, ora.

  13. Flávio disse:

    Tragédias anunciadas são uma constante no Brasil, Júnior… infelizmente. Tão aí as tragédias aéreas, a absolvição do Renan, a reeleição do Lula… e talvez venha o terceiro mandato. Qt aos melhores pilotos… não esqueça o Fangio! 🙂 Abração

  14. Cejunior disse:

    Junior, eu adoro corridas de automóveis mas nunca consegui me entusiamar ela Stock brasileira.
    Sei lá, acho que que é uma coisa meio forçada e que, lentamente, ao ser encampada pela Globo, vai tirando o espaço de outras categorias importantes!
    O acidente já era esperado. Quem é do ramo já tinha falado que os carros (montados na Argentina e com carroceria imitando os modelos originais, como você falou) são frágeis e ultrapassados em matéria de segurança.
    E boa parte dos nossos autoódromos estão abaixo da crítica. E o número de carros alinhados no grid também é excessivo.
    Mas um acidente desse tipo dá Ibope, né ???
    Um abração.

  15. Jôka P. disse:

    Jr., um abraço e obrigado pela mensagem de boas vibrações ! 🙂

  16. Lula disse:

    Junior, amigão! A url a que você se refere são os quadrinhos de nome, email e website que tem antes dos coments, né? Se for, eu não sei onde foi parar. Ja fucei em tudo e não tem como reativá-la.

    Abração.

  17. Aêêê!!! Um tema que nos une. Hahahahahah!!!!

    Bom, sobre a Stock eu já sabia destes defeitos (acompanhe o blog do Flavio Gomes, que eu já entrevistei lá no blog, ele sempre falou destas questões).

    Mas, claro, vou discordar em 2 questões: a Stock ao contrário do que pensamos, não é um espetáculo de público pagante. Na verdade, a maioria das pessoas nas arquibancadas são convidadas das empresas que patrocinam o evento. E foi Emerson quem criou o volante da forma que ele é utilizado hoje e não o Ayrton.

    No mais, o Turquinho tem blog? Hahahahahaha!!!!

    Abração meu amigo!

    Márcião queridão, tá certíssimo quanto ao volante, foi o Emerson mesmo. Fui mudando o texto e esse final acabou ficando errado, levando a entender que foi o Ayrton, que até pilotava bem, mas não era um bom “acertador” de carros, quanto mais inventador de volantes. rsss Já arrumei lá. Quanto aos ingressos, sempre foi assim, mas hoje temos também a venda de ingressos, pelo menos em São Paulo, pela ticket master.

  18. Jôka P. disse:

    Jr. Fofão, coisas do Blogspot… pra comentar sendo blogueiro de outras paradas tem que preencher o campo: APELIDO. 😉
    Você escreve “Júnior” ou “Frigideira”, que só pode ser você. Na boa !
    Eu vou no seu link ao lado do meu blog, ou nos Meus Favoritos, ou no meu outro blog “Achados&Perdidos”, clico e chego aqui são e salvo.
    Não some não, viu.
    😀

  19. Oi Junior,

    Ih! não me ligo em carros. Se bem que se fosse dona de um BMW (preto reluzente) não ia reclamar não! Mas tô feliz com meu 1.0000000 🙂

    Quanto ao acidente, foi realmente lamentável, mas será que poderia ter sido evitado? os pneus estavam no lugar errado? não posso comentar sobre isto porque não me aprofundei. Infelizmente perdeu-se uma vida jovem, muito triste.

    Quer babar? meu pai tinha uma Viper …rsrs

    Beijo grande

Deixe um comentário

