Dicas para Economizar Água

Eu não lavo meu carro, já passei mais de 1 ano sem fazer isso. Não to falando em eu mesmo lavar o carro, isso eu não faço a mais de 20 anos. Quero dizer que o meu carro só vê água quando chove. Não é só o Fusca, é assim com os outros carros também.

Quando eu morava onde existe a lavagem a seco para carros eu já não lavava o meu carro. Agora imagina se eu faria isso morando em Indaial, que além de não ter “lavação” ecológica como alternativa a tradicional lavagem com água, me propicia o bom e velho contato com a natureza na forma de estradas de terra.

economizar agua

Quando a pessoa pesca por vício, seja praticando fly fishing ou outra modalidade, acaba por entender a natureza além do que é comum, e passa a pensar em preservá-la o quanto puder. Quando você deixa de lavar seu carro, além de economizar água deixa de devolver produtos poluentes à natureza. Não importa se está escrito biodegradável no rótulo, isso não é suficiente.

Um efeito colateral de não lavar o carro é que as pessoas que não me conhecem pensam que eu sou porco, desleixado, ou sei lá o que. Eu não estava preocupado com o que elas pensam sobre mim até que me ocorreu que essa “preocupação com a vida dos outros” poderia ajudar a divulgar a idéia de economizar água lavando menos o carro. Foi quando eu tive a idéia dos adesivos.

Imaginem a pessoa reparando no seu carro sujo e ao te chamar de porco desleixado percebe que na verdade você é um preservacionista preocupado com o meio ambiente tendo um comportamento 2 vezes mais responsável pra compensar o comportamento irresponsável dela?

Além de depor a seu favor, isso te colocara numa posição muito mais moderna que ela. Afinal, ela ainda desperdiça água boa lavando o carro semanalmente, ou mensalmente, ela é uma pessoa do século passado e você é uma pessoa moderna. Você já se desprendeu desse antiquado hábito em prol de um futuro melhor para os seus filhos, e para os filhos dos outros. Isso não é bonito? Sim, isso é cool, isso é in.

A idéia era só idéia até o dia de fazer o adesivo com o nome do Caroço pra janela traseira. Já que faria um adesivo, poderia fazer muito mais. Então aí está o adesivo “Eu Economizo Água” de divulgação da campanha para lavarmos menos os nossos carros.

Pensei até que poderia escrever algo mais explícito, do tipo “eu não lavo carro porque economizo água”, por exemplo, mas achei que dessa forma fica mais inteligente, tem mais atitude e também economiza tinta. Ilustrei com a mosca da minha tatuagem, pois ajuda a divulgar a pesca com mosca de forma subliminar, e pescar esportivamente ou por vício, como eu, torna as pessoas mais ligadas à natureza.

Alguns amigos modernos já estão usando os adesivos nos seus carros, mas ainda sobraram algumas meia dúzias deles. Se alguém quiser usar, avise nos comentários e falamos via e-mail, eu mando o adesivo com o trato de que você me mandar uma foto dele no seu carro pra eu publicar aqui com um link pro seu blog. Novas idéias são sempre bem vindas.

Esse texto foi publicado no escalafobético e no decolando.

Anúncios
Marcado com:
Publicado em meio ambiente
20 comentários em “Dicas para Economizar Água
  1. Carol disse:

    Eu não consigo ver o adesivo, porque aqui é bloqueado (bleargh), mas adorei a idéia e, se tiver um sobrando, eu tô dentro!
    Sempre achei isso de lavar carro desperdício de água. E aqui na roça, digo, na capital, também não tem lavagens ecológicas. Dou preferência a produtos reciclados e separo o lixo.
    Não pesco, como vc, mas gosto de fotografar a natureza.
    Parabéns pela iniciativa.
    Bjs.

  2. DO disse:

    Pois eu achei uma idéia excelente,JUNIOR. Ainda mais pra mim que carro é apenas um meio de locomoção!!

    Abraços!!

  3. Carla disse:

    A idéia é super válida e, com certeza, estou aderindo a ela!
    Se formos pensar, quanta água disperdiçada em lavagem de carros, passeios de rua (Lucca, meu filho de 8 anos, fica indignado quando vê e corre para falar com a pessoa), banhos demorados, torneiras abertas sem necessidade!
    A união faz a força.
    Bjo.

  4. Carlos Emerson Jr. disse:

    Pois eu ainda faço melhor do que você: não tenho carro!!! rsrsrsrs E além disso, o bolso e a saúde agradecem!!!
    Parabéns, meu caro, gostei dessa iniciativa!
    Um abração

  5. Flavia Sereia disse:

    Gostei da idéia, se tiver sobrando eu quero um adesivo desses, meu carro tb só vê água quando chove rs
    Eu economizo água não pq estou pagando por ela, como muita gente fala, aqui a água é de poço, mas mesmo assim não consigo usar agua com disperdício. Aproveito a agua da maquina de roupa para lavar a área de serviço, a agua do banho para lavar o box, aqui eu e o box tomamos banhos juntos kkkkkk
    São pequenas coisas que se todos fizerem vai fazer aquela diferença.

    bjs

  6. Yvonne disse:

    Taí, achei a idéia fantástica. O carro da minha filha é limpo com um pano de chão úmido e depois passa vaselina. Isso é necessário porque moramos em frente à praia e a maresia destrói tudo.
    Beijocas querido e um belo fim de semana

  7. Lula disse:

    1° – Eu só fiquei sabendo que tinha post novo aqui depois que notei que vc comentou nos blogs de todo mundo (MENOS NO MEU).
    2° – Sugiro um adesivo novo: “ECONOMIZE ÁGUA, BEBA CERVEJA”.
    3° – Esta foi a desculpa mais esfarrapada pra não ter que lavar o carro que eu já vi.
    4° – O carro da filha da Yvonne, aí em cima, pode não ser o mais limpo, mas vai entrar mais fácil.
    5° – Prometo que vou divulgar a sua mosca com a idéia subliminar do economizar água. Me mande por email, tá?

    Beijos, nocê, na Bianca, nos cachorros, no AZEDÃOAZUL (não, nesse não que tá sujo) e na mosca.

  8. Babih disse:

    kkkkkkkkkkkkkk…
    nunca tinha visto isso antes.
    mais pow muito interessante a ideia
    mais bem eu nem tenho um carro.

    amei o blog viu?

    beijos

  9. DO disse:

    Junior

    Desculpe o comentário padrão,mas hoje é dia de festa por lá e conto com os amigos ( as ) como vc para fazer parte dela.

    Grande abraço!!

  10. Barbara Stein disse:

    que bom que vc gostou…

    boa semana para ti tb, ah e se você deixar queria colocar seu blog no blogroll, quanto mais divulgação dessa tua campanha melhor ^^
    beijos

    http://www.voandoporai.wordpress.com

  11. Luma disse:

    Que tamanho é esse adesivo? Porque dependendo da quantidade de sujeira ele nao vai aparecer! 😉 Aqui temos lavagem ecológica, mas ainda não usei e faço como a Yvonne porque aqui tudo cheira a sal e sentimos sal em tudo, como uma garoa fina. Sério! A água fornecida para a população é de poço, insalobra, nojenta, fedida, ferruginosa e por isso a água natural é caríssima. Temos que comprar carro pipa e galões de água para beber. Uma máfia funciona na cidade e por isso reciclamos água. Nenhuma água que sai de nossas torneiras e bebedouros vai para o esgoto, tudo é reciclado. Aqui os vizinhos cuidam da vida um do outro e muito!
    Júnior, vou fazer um texto sobre a questão do lixo mas somente a semana que vem. Essa semana o “luz” está de luto. Beijus

  12. Beleza! A ideia de não lavar o carro já adotei faz tempo. O único senão é que também detesto adesivos em carro. Deixa me chamarem de porco, mesmo.
    Abração.

  13. Lino disse:

    Junior:
    A idéia foi ótima e pode, mesmo, ajudar na economia de água. Eu ainda lavo o carro, mas procuro faze-lo em locais onde a água é reaproveitada e os resíduos tratados. Com isso, dou uma pequena – muito menor que a sua – contribuição para a natureza.
    E se você ainda tiver o adesivo, quero um.

  14. Luci Lacey disse:

    Moro em cidade praiana, lavo meu carro, 01 vez por mes, economizo agua de outras formas.

    Mas, parabens pela otima ideia.

    Beijinhos

  15. Douglas disse:

    Bem diferente essa maneira de economizar água. Mas é boa, vc faz a sua parte e dá idéia pros outros fazerem tb. Eu acho que esse não é o mais eficaz meio de se economizar água. Mas admito que é um modo criativo.

    Abraço!

  16. Economizo bastante água porque só tomo banho aos domingos. 8)

  17. Bruna disse:

    Oi Djunior,

    Tá certo, nos tempos que correm a pedida é se engajar, tentar chacoalhar uns e outros que pensam que o planeta não precisa de cuidados pra continuar existindo, né mesmo? Mas que o carro estraga com a poluição, sem lavagem, estraga mesmo. O meu é cinza claro, já viu ….fica emporcalhado se não vê água.E eu preciso me policiar, tenho mania de banho, triscou tô debaixo do chuveiro. Mas chego lá …..

    Beijo grande querido

  18. fernanda disse:

    eeeeeeeeeeeeeeeeeee ai eu quero que todos economizem agua é importante

  19. roberta aparecida de goes disse:

    não gaste a agua se não daqui pra frente a tercera guerra mundial pode ser da agua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: