Posso confiar no Flickr? Resposta: Não.

Vou contar a história de como a Bianca paga pelo Flickr sem conseguir usar.

flickr e yahoo lesa usuario

Em outubro de 2008 a Bianca, que já era usuária do Flickr pegou seu cartão de crédito e comprou uma Conta Pro, na fatura do cartão consta Yahoo Brazil São Paulo Brasil. A Bianca passou a utilizar o serviço comprado como uma espécie de vitrine no site dela, o que é permitido pela empresa.

Não tinha motivos pra reclamar até o dia em que ela precisou de suporte. Quando isso aconteceu ela não conseguiu o que precisava e foi obrigada a agüentar os e-mails cheios de piadinhas de mal gosto da equipe do Flickr, que quando retornavam os e-mails respondiam como se não tivessem sequer lido o problema.

Qual o problema? A conta do Flickr está vinculada a um ID do Yahoo.

Há 2 semanas a Bianca apagou o seu ID Yahoo  vinculado ao Flickr por engano, antes de fazer a transferência da sua conta PRO para outro ID Yahoo. Dessa forma não conseguiu mais acessar a sua conta PRO no Flickr, um serviço que está contratado e pago que não pode mais ser usado. Ela não cancelou a sua conta no Flickr, ela só precisa que o Flickr transfira a sua conta PRO para outro ID Yahho, mas o suporte do Flickr finge que ela, a Bianca, não existe.

O problema maior é se o cliente precisar ser atendido pelo Yahoo! do Brasil.

Através da lista telefônica, conseguimos um número de telefone do Yahoo. A idéia era pedir para alguém nos transferir para o departamento de suporte ou para qualquer departamento que pudesse nos ajudar. Para a surpresa da Bianca, ela foi super hiper mal tratada ao telefone por uma garota chamada Juliana, a ponto de a Juliana desligar na cara dela e de quando a Bianca tentou ligar novamente, tirar e recolocar o telefone no gancho para não atendê-la. Um jeito odioso de desrespeitar o cliente (pagante).

Aliás, todos os funcionários do Yahoo com quem conseguimos falar para tentar conseguir um número do suporte ou algo assim, nos fizeram a mesma pergunta: “Onde você conseguiu o meu número?” Na lista telefônica, oras bolas.

Bom, através de um cara da Microsoft, descolei o contato de um gerente de produtos para América latina do flickr, y! answers e y! groups.

Como o tal de Rodrigo foi indicado pelo seu ex boss, até me atendeu direitinho. Até elogiou a Bianca por ela publicar fotos dos produtos sem colocar os preços, pois isso é proibido. Deus os parabéns pelo comportamento correto, fez umas ligações e me disse que não poderia resolver o nosso problema. Nada de conseguir reativar o id yahoo nem tão pouco transferir a conta pro do flickr para outro id, mas me mandou por email um link e um código de ativação de uma nova conta PRO que não funciona.

Não era bem isso que esperávamos, mas testamos em vários micros, pedi para amigos testarem Brasil afora e ninguém conseguiu ativar a conta pro seguindo os passos que o rapaz passou. Consegui falar com um usuário flickr dos USA, que aparentemente tinha o mesmo problema para ativar um Gift e ele me disse que isso acontece quando o código de ativação está espirado.

O Rodrigo me deu mais alguma satisfação sobre ter me mandado códigos expirados? Sim, me disse pra procurar o suporte flickr. É mole?

A impressão que ficou é de que ninguém no Yahoo quer ter o desprazer de falar com um cliente, quanto mais resolver o problema dele. Olha, eu sou safo heim, trabalhei 20 anos com tecnologia, passei por várias multis, sei o caminho das pedras e mesmo assim não consegui ser atendido decentemente, imagina se isso acontece com o tiozão sem noção?

Quero lembrá-los que não estamos falando de um serviço grátis, estamos falando de uma empresa que cobra dos usuários pelo serviço, mas que não mantém atendimento ao usuário (SAC) disponível.

Então é assim, se você pretende contratar algum serviço do Yahoo, seja ele o Flickr ou qualquer outro, esteja preparado para nunca precisar do suporte deles, pois eles arrancam a sua grana e quando você precisa deles eles lhe dão as costas, ou pior, fazem gracinha com o seu problema.

Marcado com:
Publicado em internet
28 comentários em “Posso confiar no Flickr? Resposta: Não.
  1. Cejunior disse:

    É bom saber disso. Tenho a contra PRO já vai para uns três anos e nunca precisei do “suporte”. Como falavam antigamente, vou colocar as “barbas de molho”…
    Isso não seria um caso para Procon ?
    Um abração e boa sorte.

  2. Cadinho RoCo disse:

    Bela denúncia, mas sugiro que vá ao PROCON e formalize isso com todas as letras porque não dá pra suportar o expediente irresponsável dessa gente.
    Cadinho RoCo

  3. Bruna disse:

    Junior, que horror né? Não tenho a conta Pro do flickr e jamais imaginei um problema desses, especialmente por ser Yahoo. E olha que também sou safa… trabalho com tecnologia há 10 anos.

    Não sei se tem como denunciar ao Procon, já que é internacional, mas vale uma ligação, não é mesmo? E ligue no de SP, que já deve estar acostumado com compras internacionais…

    Queria te falar 2 coisas offtopic:
    1) A Bianca perdeu muitas imagens dela devido ao assalto, não é mesmo? Olha só… eu faço scrapbook das minhas fotos. Tenho MUITAS imagens de temas para scraps: florzinhas, botõezinhos, estrelinhas, frames, papéis de carta, etc…
    Se a Bianca quiser, gravo com prazer alguns DVDs de dados pra ela e mando pelos correios. Acho que deve dar uns 5 DVDs no mínimo… 🙂 Se quiser, vamos conversar por e-mail ou gtalk (brunacs@gmail.com).
    2) No meu blog você brincou nos comentários que precisava dar um blog pro Sabujo. O Sabujo é o Clayton, meu marido. Ele tava morrendo de rir de você zoar ele mas sem saber se era pelo tamanho do comentário ou pelo conteúdo. 🙂 Eu acho que é pelo tamanho do comentário, apesar de querer que ele tenha um blog porque escreve muito bem… hehehe

  4. Mercia disse:

    Vc queria me pesentear com um blog?
    Obrigada, mas eu tenho ou tinha – faz tanto tempo que não escrevo que já nem sei – um :))

  5. Flavia Pardal disse:

    Que horror, e vc “tá pagano” imagina se fosse de gratis rs
    Mas vem cá, o certo não era primeiro ter transferido a conta para outro id para depois deletar o outro id??
    bjs

    Sim sim Flávia querida, o certo era isso. Mas isso não os isenta da responsabilidade de ela continuar usando o serviço pelo qual está pagando, certo? Existem maneiras de se conseguir isso, bastava que o Yahoo/Flickr se dispusesse a atender direito o cliente. Beijo

  6. Herika disse:

    Afff… pensei que só os serviços do Yahoo aqui do Japão fossem desse nível. Tô vendo que não, né. Tive tantos problemas com o Yahoo BB que acabei cancelando depois de usar por 6 meses.
    Como já disseram, tente o Procon, quem sabe não consegue resolver o problema?
    Boa sorte!
    Beijos!

  7. Gilmar disse:

    Vai no PROCON que eles vão marcar uma audiência e a Yahoo vai ser obrigada a comparecer. Se nada for resolvido pelo menos vcs deram trabalho pra eles também.

  8. burity disse:

    Bota essa galera no pau… PROCON, CODECON, chama até o IBAMA. Duvido que isso aconteça lá fora.

  9. Obrigado por seu post, me alertou bastante. É o que acontece quando supomos que uma franquia internacional tem o mesmo nível de atendimento e comprometimento em qualquer lugar do mundo.

    Lastimável.

  10. andre disse:

    tche-se eu que nao compro porra nenhuma pela web levo enrabadas imagino que se arrisca a confiar em grandes empresas ou sem ver o rosto. o pepino é o contato. abraços

  11. Carla disse:

    Nunca gostei de nada em relação ao Yahoo!
    E, com essa história, é que tô passando longe!
    Bjo.

  12. Deve ser por isso que estão indo pro buraco!!!

  13. Tina disse:

    Oi Junior!

    Nossa que absurdo isso, não? Também acho que é caso de PROCON, com certeza. Tomara que consigam resolver.

    Adorei o seu comment no S & A – vou te mandar e-mail comentando.

    beijos querido e bom feriado!

  14. ZuZa disse:

    nossa, fiquei “bege” ao Ler sobre essa história…eu tenho FLickr, mas o meu é de graça (até encher todo o espaço e eles mandarem deletar as fotos ou comprar o Pro, coisa que não tenho vontade de fazer) e achei ótimo seu post sobre o assunto.
    Obrigd@ por ter me adicionado em sua página de amigos do diHitt 🙂

    Um abraço e bom carnavaL pra vc.

  15. Marcos disse:

    Pequenas causa neles, Júnior. Essa é uma parte da Justiça que ainda funciona por aqui.

  16. Luma disse:

    Júnior, você já tentou um desses caras que ficam de plantão no yahoo groups? (fóruns de discussão?)

    Existe um tópico no FAQ fazendo a seguinte pergunta: (http://help.yahoo.com/l/br/yahoo/edit/edit-11.html)
    E se eu esquecer minha identificação no Yahoo!?
    Se quer um conselho, acho melhor fazer uma visita pessoal ao escritorio da Yahoo em São Paulo. Boa sorte!! Beijus

    Oi Luminha querida, apesar de não ser exatamente esse o problema, tentamos esses passos inicialmente e realmente não é o que precisávamos. Tentamos os fóruns de suporte daqui e dos USA, groups e nada. Não adianta mesmo. Mas fiquei super feliz por você passar aqui pra tentar nos ajudar, obrigado mesmo. Beijos

  17. DO disse:

    Que zica,hem JUNIOR!!
    O pior é que estas coisas acontecem com muita facilidade em outros sites que cobram tbem.
    Não sou pagante do FOTOLOG,por exemplo,mas sei de muitos casos que os usuários pagam e não conseguem resolver seus problemas por la.
    Tomara que vcs consigam resolver.
    Valeu pelo alerta!!

    abração!!

  18. grace olsson disse:

    Junio, olha, a conta do Flickr ela é ligada ao ID e para esse caso da Bianca teria que sere transferida para depois….cancelar…Mas em todo caso, eles têm obrigacao de atender e encontrar solucao.
    Eu tenho conta PRO por que lá é umas vitrines dos meus trabalhos e onde os clientes ao me procurar eu dou o endereco e elkes checam se eu tenho condicoes de fazer um trabalho ou nao.-
    Boa sorte da próxima vez. Bjs e dias felizes

  19. marmota disse:

    Junior, não sei onde eu estava quando seu blog mudou de endereço, e é até vergonhoso falar que, por conta da correria, só redescobri você quando vi a movimentação no twitter sobre esse episódio… Não se sinta excluido. Conheço outra história de usuário flickr que ficou sem retorno do suporte – pior, se enfureceu graças aos tais e-mails engraçadolhos. E prepare-se: tudo que sei a respeito do responsável pelo serviço no Yahoo é exatamente a mesma impressão que você tem… Abração, é muito bom reencontrá-lo!

  20. THOR disse:

    Sabe como esse pessoal do Yahoo e do Flickr vão resolver esseproblema, quando alguem um dia invadir o site deles e fazer uma bagunça bem grande e terem que desembolsar uma grana preta pra arrumar, só assim esse povinho toma jeito.

  21. allana disse:

    paguei no dia 14/04 através de boleto bancário por uma conta pro do flickr. pediram que eu aguardasse até 4 dias úteis. estou esperando até agora. me pediram até o nome da pessoa que efetuou o depósito (não sei qual o motivo). não respondem, não têm o mínimo interesse. hoje já é dia 6 de maio e…… nada…..

  22. manoela disse:

    Olá.
    Minha conta pro do flickr foi deletada sem mais nem menos, perdi mais de 12.000 fotos. POR FAVOR, preciso muito do contato de alguem do Yahoo porque eu não vou deixar quieto jamais. Você pode mandar pro meu email?
    Anyway, em paralelo vou acionar o Procon, com certeza.
    Obrigada.

  23. ruben disse:

    Depois de tentar várias vezes criar uma conta no flickr (gratuita) consegui, me empolguei e estava até pra comprar uma pró, foi qdo precisei formatar e não consegui mais acessar, tb sou safo, virei o site de cabeça pra baixo procurando uma solução… nada, o único lugar onde encontrei outras queixas da mesma coisa foi no forum, todas as respostas referentes a dificuldade de acesso não tem resposta nenhuma, qdo um usuário perdeu a paciência e disse que o povo do flickr eram uns ladrões, (depois de ter pago e nunca ter sua conta ativada)… aí apareceu um rídiculo para repreender o usuário, mas não para se justificar ou apontar solução. Enfim, acordei e definitivamente desisto de tudo que diga respeito ao yahoo. Só esperando mesmo pra ver o dia que eles vão fechar as portas, botar fogo nos hds ou simplesmente explodirem aquela porcaria, o que seria melhor! Ah, estas crianças que “atendem’ os usuários são funcionários yahoo? Como vai ser legal qdo o yahoo acabar e eles perderem a boquinha…. porque estão fazendo por onde!

  24. Gilberto Jacobus disse:

    Por favor, e agora quem poderá me salvar ?
    Será o PROCON, a Justiça de Pequenas Causas?
    No dia 1.9.09 recolhi a taxa de 46 reais em boleto do Citibank, na lotérica da minha confiança. mas até agora, dia 2.10.09 ainda não me consederam o espaço PRO no Flickr. Pode, uma absurdo desses?

  25. Rodrigo Nery e Silva disse:

    Gilberto Jacobus, compartilho do mesmo problema que você.

    A compra da contra PRO do flickr foi o pior investimento que já fiz.

  26. […] O Flickr é confiável? Não, em Escalabofético […]

  27. Sávio disse:

    E eu então; que sou membro do Site do Yahoo! Respostas e, além de terem me suspendido sem eu violar Regra alguma, ainda não fizeram nada quanto aos Perfis me atacando e me perseguindo; tanto antes como após eu ser inabilitado?

    Inclusive, comentei em particular com outra usuária; que é muito amiga minha e saiu de lá há alguns meses: “Entendo bem demais a razão de sua saída, a moderação de lá é horrível mas, você fará muito falta e, acredite: pegarei minha Conta de volta!”.

    Os caras deste serviço não respondem a nossos e-mails, não inserem melhorias no serviço; nem fazem nada quanto aos clones, “throlls”, mal-educados, “fakes” e mutantes; “pessoas” estas responsáveis por fazerem inúmeras Perguntas, Respostas e Comentários ofensivos, sem profundidade alguma ou, copiados de outros usuários; fora se auto-pontuarem e excluírem conteúdos que nunca violaram Regra alguma e, nem citei os bloqueios desmerecidos e injustos contra quem é educado e honesto; quanto mais o fato de serem capazes e influentes em convencerem aos outros de que são do bem e outra gente é quem é do mal!

    Fui ao ProCon e, não gostei do retorno que recebi do Yahoo!, irei ainda ao NurecCell e ao 4ª. Juizado de Pequenas Causas mas, também irei pessoalmente lá na firma deles em SP; daqui a alguns meses mesmos!

    O Google dá menos suporte ao usuário ainda do que eles, a MicroSoft mesma também não é de ajudar tanto e o pouco que ajuda aos clientes é de muita má-vontade, sorte estas empresas não irem à falência; como ocorreu com a AOL aqui no Brasil!

    De que adianta criarem um serviço e não quererem interagir com o cliente; não é mesmo?

    Sou o usuário “Sávio do ES” por lá no Y!R, membrei no dia 27/01/2007 (por acaso, 2 dias antes de eu fazer anos) e, fui suspenso em 20/02/2009!

  28. saviomor disse:

    Por favor, qual o telefone de contato do Yahoo!?

    Eu até tinha o número deles, mas o perdi…

    Preciso muito falar com eles, estou sendo perseguido lá no Yahoo! Respostas e não encontro uma solução!

    Se souberem me informar, agradecerei bastante!

Deixe um comentário

