Tiro ao Alvo

Na última hora, eu que só estava ali para disparar a máquina fotográfica, fui convocado a substituir um atirador com cólica renal na equipe de tiro da Sociedade Recreativa Indaial, a qual já fazia parte a Bianca, o sogro Schubert, o cunhado Ismael (Keko) e a prima Henriette Martina (Neca). Uma família de atiradores consagrados.

tiro ao alvo

Após 19 anos sem atirar com armas longas e sem nenhuma explicação prévia, sem que eu tivesse sequer a oportunidade de conhecer o equipamento antes, um Rifle SuperMach calibre 22 da Anshultz, fui colocado na minha posição no estande com “meu” rifle, “Sua vez rapaz, o alvo está lá, à 50m, acerte-o 3 vezes”. Com toda essa “concentração e preparo” fui colocado entre 72 atiradores experientes, o resultado só poderia ser um: Com a melhor sequencia de tiros, fui o Rei do Dia.

tiro ao alvo

O Schubert também levou a sua faixa de 1º Cavaleiro. Não foi o dia dos outros participantes da família que apesar dos bons tiros, não chegaram a premiações.

Um azarão? Nem tanto assim. O que a maioria das pessoas não sabia é que eu já tinha conseguido ótimos resultados em competições de tiro quando era militar a muitos anos, inclusive em modalidades mais complexas.

tiro ao alvo

Pausa pra lembrar você que o tempo passa rápido e é melhor começar a pensar no Presente do o Dia dos Namorados, ok?

Os Clubes de Caça e Tiro e as Competições

Os Clubes de Caça e Tiro são uma forte tradição em Santa Catarina. Cada cidade tem dezenas deles competido entre si em vários torneios. São clubes familiares como os que temos em São Paulo, me fazem lembrar os clubes de regatas. São completos, vários eventos sociais, sedes, salões de baile, áreas de lazer com piscinas e várias modalidades esportivas sendo a principal as modalidades de tiro. Ao invés de clube de regatas, é clube de caça e tiro.

tiro ao alvo

Mas caça-se? Não. Há muitos anos a caça deixou de ser praticada e hoje é proibida por aqui. Ficou somente o nome, o que leva os clubes serem vistos com certo preconceito por pessoas que não conheçam as tradições locais. Eu poderia ter sido um desses preconceituosos, se a família da Bianca não fosse integrante de um desses clubes. Uma família de atiradores campeões, incluindo ela própria sendo várias vezes Rainha do Tiro em diversas competições, uma atiradora forte.

tiro ao alvo
9ª Festa Municipal para Disputas de Rei e Rainha do Tiro

Esta competição faz parte das comemorações dos 75 anos da cidade de Indaial e aconteceu na sede da Sociedade Recreativa Warnow, um clube de caça e tiro com 136 anos.

As competições são extremamente familiares e os competidores são pessoas normais, muitas vezes as equipes contam com várias gerações de uma mesma família, Opa (avô), Oma (avó) filhos e netos. A equipe da Sociedade Recreativa Indaial estava competindo com mais 8 clubes de caça e tiro da cidade. Cada equipe de adultos com 8 atiradores no masculino e 8 no feminino, num total de 72 atiradores homens e 72 mulheres.

tiro ao alvo

As modalidades principais são Tiro por Equipe masculina e feminina, onde se soma os pontos feitos por todos os 8 atiradores da equipes de cada clube. O Rei e Rainha do Tiro, que é o considerado melhor tiro do dia, seguido pelos Cavaleiros ranqueados por pontuação. E o Rei do Dia, melhor tiro do dia em uma segunda arma do mesmo modelo.

Par que se entenda, todos os 72 atiradores competem com a mesma arma, na mesma posição do estande, para o premio de Rei do Tiro e seus cavaleiros. Uma segunda arma do mesmo modelo, em uma segunda posição do estande é destinada a competição do Rei do Dia, onde os mesmos 72 atiradores atiram, obviamente cada um em seus alvos. Essa configuração é duplicada, uma para o masculino e outra para o feminino.

tiro ao alvo

Dica do Escalafobético
Quer mais um dica legal? Então Assine para receber o Escalafobético no seu email, em 10 segundos você vai ter feito seu cadastro pra receber gratuitamente todas as novidades do Escalafobético.

Marcado com: ,
Publicado em costumes, cultura
10 comentários em “Tiro ao Alvo
  1. Margareth Duval disse:

    Você vai me pirar. Primeiro o “Fly”, agora o “Tiro”. Se eu, uma mineira de 49 anos, 1,52, mais parecida com um ET que o de Spilberg, desempregada, um ser apaixonado por índole, envolver-me com essas atividades, apaixonantes por uma natureza toda própria, estarei perdida para sempre (rsrsrs…).
    Obrigada, querido, e um beijo muito afetuoso na Bianca que, com certeza, deve ser uma mulher muito especial.
    ABÇão
    Margareth Duval

  2. Luma disse:

    Uau!! Rei do Dia!! Parabéns!! Assim sem preparo, deve ter deixado gente com pulga atrás da orelha! 😉 hehehehe melhor assim! Mas, cuidado! Em cidade pequena criam-se lendas!! Boa semana! Beijus

  3. Cesar disse:

    Aquele marruá ali do lado foi só pra calibrar a alça, certo?
    uma 22 é delicada, gosta de despreparo heheeehehehehe ou…, foi saudades.

  4. Lu Souza disse:

    Experiencias anteriores com uam pitada de sorte!
    Ainda bem que explicou logo que não há mais caças (já tava fechando o bco aqui), rsrsrsrs!

    Mas deve ser divertido! Não há dessas coisas aqui em sampa né, ao menos nunca ouvi falar!

    Bjos
    Lu

  5. Carla disse:

    Tô orgulhosa, Júnior, hehehe!
    Para quem foi pego de surpresa, em ter que substituir assim, no susto, você mandou muito bem!
    E essas comidinhas tão de dar água na boca!
    Bjo e otima semana.

  6. DO disse:

    Imagino sua satisfação,JUNIOR. Ainda mais numa cidade pequena onde as noticias vooooam,rsss

    Parabens,REI DO TIRO!!

    🙂

    Abração!

  7. Lula disse:

    Vixe!
    Acho que vou parar de brincar com vocês!!! Esse negócio de bala perdida tem dado pano pra manga por aqui.

    Mas, brincadeiras à parte, atirar é como andar de bicicleta, a gente nunca esquece. No meu tempo de quartel eu também me saia bem nos tiros, de FAL, metralhadora e pistola. Não sei como estou agora, mas acho que também faria aquela mosca que você fez, lá; sem furos adjacentes já que meus tiros passariam todos pelo mesmo buraco, manja? É isso!

    Abração amigão shooter, o bão.

  8. Eloy disse:

    Vai virar história entre a alemoada hein. huauhahua

    parabéns.

    quando tiver um campeonato de guspida à distância me chama que nesse eu sou bom. rs

  9. Ivan M. disse:

    Ol’a

    Sou de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, devidamente registrado, CTCG, CR, Confed., Feder.
    Estou interessado em adquirir TC Contender e seus canos, de qualquer calibre.
    Se puder me informar, desde j’a agradeço.
    Ivan M
    ivanzin@top.com.br

  10. […] e Rainha do Tiro, que é o considerado melhor tiro do dia, seguido pelos … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Deixe um comentário

