O que é Twitter

Depois do estrondoso sucesso que foi o O que é um Meme? Veja mais um post da série O que é o que é? Na real.

Pra que serve o Twitter?

o que é twitter

Hoje mais gente vem tentando responder a essa perguntinha emacacante do que pessoas vem fazendo. Isso está acontecendo porque uma legião de fãs do microblog acha que precisa justificá-lo. E nem adianta dizer que com a recente onde de exposição em revistas e jornais, muita gente voltará a fazer a pergunta, não acredito. O brasileiro médio vai aderir só porque é onda. Tô até vendo “wow, é mólegal e digrátis, me add aí” ou “eU tI aDD nu tUitÍW”. já imaginou? Vai ser o fim da vida inteligente no Twitter, assim como foi no Orkut, será no Facebook (que agora tá em português) e foi no programa do Jô (para esse, há anos).

Justificar o Twitter depois de tanta barulheira, não será fácil, ele não serve para muita coisa, só é legal. Na minha opinião, depois que ele evoluir seu modelo, poderá servir para algo que ninguém sabe.

Por enquanto, todas as justificativas de que é uma mídia poderosíssima e tudo mais não me convence. Mídia poderosa é a televisão. Internet é mídia de minoria. E nem adianta falar que essa ou aquela marca está no Twitter, que esse ou aquele presidente de super potência está no Twitter que isso também não é representativo. Primeiro porque essas marcas e alguns presidentes mais bem (sim, mais bem) assessorados tem obrigação de “testar potencial” de novidades. Segundo, porque não tem lado ruim e é de graça.

Daí a dizer que o Twitter fez diferença na campanha do Obama? Bobagem, se tivesse mesmo a sua última Twittada não teria sido em 9:01 PM Jan 19th from web (até o final dessa edição).

Dizer que ficar sabendo da morte do Clodovil pelo Twitter é relevante é assinar um diploma de alienação do mundo real. Relevante mesmo é poder ter relatos ao vivo e praticamente online de quem está chegando ao aeroporto para enfrentar fila do caos aéreo, mas só se você também for ao aeroporto, senão não serve pra nada, entendeu cabeção?

Sinceramente não sei a quem pode interessar uma twittada falando fui pescar lambari com fly, interessa pra ti?

Pois então vamos ao meu umbigo. Depois que aderi, comentei com alguns amigos sobre o Twitter. A maioria deles, pessoas que acessam a internet diariamente, sabiam que se tratava de alguma moda nova, mas o conhecimento resumia-se a isso. Outros confessavam que nunca tinham ouvido falar.

Buscando uma maneira simples que explicar o propósito do brinquedo, encontrei esse vídeo legal.

Assistiu? Pois é, o vídeo mostrou que a essência do Twitter é “Nos aproximar das pessoas que nos são importantes”, em bom portugês sem br. Será? Só se for em Portugal ou em qualquer outro lugar, mas o que eu to vendo aqui na #terrapocotó é bem diferente do que o vídeo propõe. O que você acha?

Post Scriptum: (I) Acabei de saber, via @juliomoraes, aham, que uma versão pro do Twitter (sim, isso quer dizer versão paga, fee-based) está prevista para esse ano, aham. (II) A Tatiana (@tatianadutra) já deu uma collaboration bacanérrima no comentário sobre o Uso do Twitter nos Estados Unidos (EUA), além do audio de uma longa entrevista com o criador do Twitter, Biz Stone, e uma matéria sobre um caminhão de comida coreana e mexicana seguido via Twitter em Los Angeles, não é massa!? (III) A matéria sobre o Twitter na Revista Brasileiros ficou super legal, com abordagens completamente diferentes da Revista Época, confira.

Dicas de ferramentas para Twitters

O Twitual vai te mostrar quem você segue e não segue você, ou quem segue você e você não segue, além de mostrar quem você segue e segue você. Gostou? #Curti

Esse Trackingtwitter é bem legal para, depois de uma semana que aderiu e já entende como funciona, dar uma olhada na quantidade de seguidores por seguimentos. Assim poderá ter uma idéia dos números. Mas lembre-se, não é porque alguem te segue que ele vê o que você Twitta, ok?

Post Scriptum
(I) Como cancelar o Twitter, ou como apagar seu perfil no Twitter
Apesar de a ferramenta se bcana, tem muita gente que chega aqui e pergunta como cancelar o twitter, lá vai:
1. faça logon normalmente; 2. entre em settings; 3. no final da página clique no link azul “Delete my account”. Fácil, não é?

Dica do Escalafobético
Quer mais um dica legal? Então Assine para receber o Escalafobético no seu email, em 10 segundos você vai ter feito seu cadastro pra receber gratuitamente todas as novidades do Escalafobético.

Marcado com:
Publicado em internet
27 comentários em “O que é Twitter
  1. Carla disse:

    Eu tenho twitter já a algum tempinho e confesso que gostaria de ter o hábito de usá-lo mais do que faço hoje em dia.
    Não sei se vc viu, mas até no Orkut tem twitter, uma outra opção pra quem não quer deixar um scrap.
    Tô precisando de mais tempo pra poder sacar qual é a dele twitter).
    Bjo.

  2. Ana Shirley disse:

    Eu não saquei ainda qual a intenção de usar o twitter, ainda não o vejo como uma ferramenta realmente util, ¬¬ Eu prefiro blogs normais mesmo, mas quem sabe no futuro…Ah mais gostei do videozinho! ^_^
    ps: Ah eu já fiz o “Meme”, tá la no blog! mas acredito que não ficou tao interessante quanto o seu, aquele último tópico sobre o sabre de luz kkkk hilario! tchauzinho mestre jedi!!
    bjus!

  3. hoje por coincidencia escutei uma entrevista na radio com um dos fundadores do Tweeter, o Biz Stone–ele falou, entre outras coisas, que o Tweeter, apesar de nao dar lucro ainda (a empresa existe ha 2 anos) a previsao e que seja sim algo lucrativo pois eles pretendem cobrar das empresas que usam o servico, mostrando que o servico traz retorno e vale a pena. oucam, em ingles, aqui: http://www.kqed.org/epArchive/R903251000 . muito interessante.

    o tweeter aqui nos eua e bem popular e facinho de postar, principalmente se vc esta na rua com seu blackberry e quer so mandar uma mensagem curta pros seus “seguidores”. ha empresas empenhadas no uso deles como estrategia de marketing–pra lancar novos produtos, anunciar modismo–ha ate o caminhao de comida mexicana/coreana que anuncia no Tweeter aonde vai estar para que os fregueses possam acha-lo nas ruas de los angeles (reportagem aqui, em ingles: http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=101881984&ps=cprs ). a reportagem alias fala em como outras fontes (Youtube etc) tem ajudado a criar a “hype” em torno do tal caminhao de comida. enfim, a tal de social network esta se expandindo e abrindo um monte de opcoes pra todo mundo, basta usar da maneira certa, aparentemente.

    nao e incrivel que o povo na verdade siga um caminhao de comida via tweeter? eu acho. e isso e so a ponta do iceberg! sinal dos tempos, diria minha avo.

  4. ih, o certo e Twitter (ao inves de Tweeter)…todo mundo ta usando mas eu pelo jeito tenho usado pouco : ))
    na verdade criei minha conta ontem : ))))

  5. New disse:

    Oiêee!
    Vim agradecer-lhe a visita. Obrigada e sempre que lembrar, volte.
    Quanto ao Twitter juro que também não sei prá que serve. Não consigui achar graça naquilo. Cadastrei-me a mais de um ano, salvo engano, e não encontrei motivos ainda para usá-lo. Afinal. detesto ser seguida, perseguida ou vigiada.

    Beijocas.

  6. New disse:

    Oiêee!
    Vim agradecer-lhe a visita. Obrigada e sempre que lembrar, volte.
    Quanto ao Twitter juro que também não sei prá que serve. Não consegui achar graça naquilo. Cadastrei-me a mais de um ano, salvo engano, e não encontrei motivos (ainda) para usá-lo. Afinal. detesto ser seguida, perseguida ou vigiada.

    Beijocas.

  7. raquel a. disse:

    outro dia mesmo eu falei entre amigos sobre o poder de abrangência do twitter. sabemos BEM com quem é o diálogo! não é com o zé das couves que até tem acesso à internet mas que só chega o email, quando tem, e o orkut.

    pra nós, que temos algum bom senso ao utilizar a web e suas ferramentas, é sempre incomodo assistir a invasão dos pocotós nessas redes. confesso, eu tenho preconceito. ou conceito, não sei. mas por outro lado não quero exclusividade, afinal não sou melhor que ninguém, certo?

    um beijo!

  8. DO disse:

    Sou dos que acha isto uma inutilidade,JUNIOR. Nem me atrevo a entrar em outra quinquilharia na internet,pois estou tentando diminuir o tempo que fico aqui.
    Abração!!

  9. Vanessa disse:

    Ah.. eu assisti, não gostei dessa coisa não…Ah.. não vou aderir não.. já me basta o orkut!

    bjsss

  10. Flavia Sereia disse:

    Ultimamente até que estou gostando do twitter, mas ainda estou na procura de um plugin legal para incorporar no meu blog, os que achei não gostei.
    Vc conhece algum legal? Onde daria para por por exemplo acima do post?

    bjs

  11. Eloy disse:

    Não uso, acho sem sentido. Se eu fui pescar e peguei um peixão, pode interessar a 30% dos meus amigos e pros outros pode ser inútil, mais uma coisa que lhes vai tomar o tempo.

    Por outro lado se eu descobrir uma função bacana no ArcGIS e quiser compartilhar com amigos, se eu colocar no twitt vai ser muito útil para alguns e a maioria nem sabe o que é o ArcGIS.

    No fundo é só mais um baguio pra fazer a gente perder tempo.

    Em breve isso será uma baita ferramenta para a proliferação de spams.

    Tudo isso pq você considera que somente os seus amigos te seguirão e você seguirá somente os seus amigos que não conhecem ArcGIS, mas pode apostar que tem um porrilhão de gente que usa esse baguio aí por lá.

  12. Coeli disse:

    Tai um serviço que eu não consigo usar. Não vejo utilidade, não vejo graça em nada naquilo ali.

    Criei uma conta pra testar no ano passado, mas ta lá jogada às traças. E só continua lá porque não consegui excluir. O serviço insiste em querer me deixar lá, mesmo depois deu solicitar que minha conta seja excluída.

  13. Silvia disse:

    Junior,

    Na minha opinião é tudo “panelinha”.
    Eu trabalho em um hospital com mais de 2.000 funcionários. Quando falo que tenho um Blog as pessoas ficam com cara de “UÉ”, sabe como? Eu não tenho acesso a Internet no trabalho, como a maioria. E eu moro e trabalho no centro de São Paulo!
    No meu prédio tem uns 80 aptos, sabe quantos tem Internet? Não chega a 20%.
    Acho que o mundo real ainda está muito longe do que parece ser a Internet…

    Beijosss

  14. Eloy disse:

    Essa animação mostra bem o que é o Twitter

    Ahaha, você já tá Zoando, Eloy, Ahahaha

  15. Lula disse:

    Eu tive um tuíter e destive. Agora to dinovo só porque vc foi sacaneado pelo WP e achei que vc iria só estar lá. Mas não gosto muito, não. Jájá desisto again.

    Abração amigão.

  16. Herika disse:

    Eu continuo com a mesma opinião de quando entrei. Twitar é coisa de exibicionista e seguir é coisa de voyeur. Mas que é viciante, isso é =p
    Adorei o vídeo que o Eloy colocou. Tenho que twitar isso =D

  17. Não gosto e não vejo nenhuma utilidade num treco que não passa de um MMS com vontade de ser blog! Uso um programa chamado tweeterfeed que coloca lá todos os meus posts do blog, automaticamente e eventualmente dou uma olhadela para ver o que acontece.

    E o que acontece ? Nada, é claro.

    Qualquer hora dessas faço com o Twitter e o Facebook o mesmo que fiz com o Orkut: deleto sem dó!

    Um abração.

  18. Luma disse:

    Júnior, o que acho mais legal nestas ferramentas que hoje existem na internet, se é que não foi coincidência, são as histórias que existem por trás delas e que para muita gente pouco importa, vou te contar, se é que já não sabe.

    A persistência para que um projeto se concretize é uma grande qualidade que poucos emprendedores possuem, pouco tempo de uma empresa, alguns colapsos e logo vem a desistência. Existem sonhos que de antemão sabemos, são apenas sonhos. Outros, no entanto, alimentamos dia a dia, porque imaginamos que a nossa grande hora chegará e gostar do que se faz é a virtude principal para se manter persistente.

    Desculpe o preâmbulo, faz dias que estou pra vir e comentar, mas sabe como é. Sobre as moscas, entendi? O que acho? Se gosta e é feliz, continue!

    Sabe que @jake, o idealizador do twitter é ‘assim, assim’ com o idealizador do Blogger, o Evan Wiilliams. Eles estudaram juntos e Jake aos 18 anos olhando como se comportavam os taxistas e as mensagens que recebiam, resolveu colocar no papel (caderno universitário, mesmo!) um ‘rascunho’ do que seria o serviço. No caso em questão, ele queria usar uma espécie de celular para manter conversa entre seus amigos. Ele tinha 18 e agora tem 32 anos, veja quantos anos persistindo na idéia. O twitter fez 3 anos no final do mês passado e pelos cálculos deles, o twitter se consolidará como uma ferramenta, também de busca como o google, quando completar 5 anos. Então, não acho que o serviço seja temporário.

    Quer segui-los? @jake e @ev.

    Acho que já sabe a minha opinião sobre o twitter. Apareço sempre quando estou entre um compromisso e outro, e dependendo de quem você segue, ele se torna viável ou não e é notório a formação de tribos ali dentro.

    Sabe que perguntei para a turminha que presto assistência na creche infantil se eles sabiam o que era o twitter, danados! Pior foi a resposta como pergunta de apenas um: “Um orkut?”

    Sim, um orkut, sem aquelas besteiradas agregadas. Beijus

  19. Não tenho TWITTER e não quero ter, Junior. É coisa pra adolescente ou pra quem tem tempo de sobra pra ficar dizendo “Estou almoçando em tal lugar” ou “Estou com cólica menstrual”. Parece um Orkut… 😦 Aliás essa moda de “siga-me” parece coisa de seita. Cria uma sensação de microfama de turminha de colégio. O meu blog já me distrai e já me ocupa o suficiente e tenho muito o que fazer na vida “real”. 😉 Gd abç !

  20. Vanessa disse:

    Olha! Ele voltou!!! Oba!!!

    Agora só falta atualizar…rs

    bjs

  21. Lu Souza disse:

    Junior! Obrigada pela força…
    Twitter, vixi, tô por fora, vejo vc, o Cirilo e mais alguns falando vez ou outra a respeito, mas por Deus que ainda nao me interessou, ahahahah.

    Bjos

  22. Douglas disse:

    Cara, eu criei minha conta no twitter a quase um ano, e embora eu atualize ele mais de uns 4 meses pra cá, não vejo utilidade nele, mas tb não vejo no orkut e afins e sempre que estou no pc pelo menos um aba fica aberta no orkut. Pura inutilidade, mas é agradável.

    No Firefox uso uma extensão bem funcional, Twitterfox.

    Abraço.

  23. Lu disse:

    Olá,
    poderia me dizer como faço pra excluir minha conta no twitter?
    obrigada.

  24. […] O que é Twitter?, Escalafobético Pra quem ainda não conhece o site sobre o qual o mundo inteira fala hoje em dia. […]

  25. Kátia disse:

    Tbe gostaria de cancelar, como faço pra tirar a minha página do twitter. Obrigada

  26. Diego disse:

    Aff…
    Porra, é embaçado conhecer um serviço tão f*da quanto e esse, e perceber q ja ta cheio de molecada q não saber fazer bom uso, pensa q tudo na internet é um chat, kkkkk
    Pelos comments, acho q nem adianta expressar q o serviço é mto f*dido, mas poucos entendem seu real significado…lamentável…

  27. Ingrid disse:

    OBG OBG OBG! estava louca pra excluir a minha conta no twitter!
    o Bloguinho chato ¬¬

Deixe um comentário

