Santa Catarina esbofeteia o Brasil

Se você mobilizou-se em prol do povo catarinense quando fomos abatidos pelo que ficou conhecido como a Tragédia de Santa Catarina no final de 2008, considere-se agredido pelo estado que você ajudou.

codigo ambiental estadual de santa catarina

Hoje o governador Luiz Henrique da Silveira, que está prestes a ser caçado por irregularidades de campanha, sancionou a lei aprovada pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina, criando assim o Código Ambiental Estadual de Santa Catarina.

O Código Ambiental Estadual é considerado inconstitucional pelo ministro Minc e por muitos outros órgãos federais superiores. Todos os argumentos apresentados pelos seus defensores são facilmente jogados por terra quando comparamos Santa Catarina com outros estados com as mesmas características e que se adaptaram ao Código Ambiental Federal. Se outros estados e cidades podem se adaptar, porque Santa Catarina não? Incompetência e ganância catarinense que impede o estado de buscar o desenvolvimento sustentável.

Os defensores da lei são os 1,9% de produtores que detém 50% de toda a área produtiva do estado, são os latifúndios catarinenses, nas palavras de Luis Eduardo Souto, promotor de Justiça e Coordenador-Geral do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Santa Catarina.

Num momento em que o mundo discute maneiras de reverter as suas agressões ao meio ambiente, Santa Catarina dá uma lição de como andar na contra mão. O povo catarinense se calou diante de uma lei que estadual, entre outras agressões ao meio ambiente, reduz de 30 para 5 metros a área de preservação permanente às margens dos rios.

Se puderem me fazer um favor, quando acontecer a próxima tragédia no nosso estado, não se mobilize, não publique anúncios de solidariedade , não mande dinheiro, não mande mantimentos, não mande uma meia sequer. Eu estou aqui lhe pedindo sem bairrismo (não suporto bairrismo) e sei do que estou falando. Infelizmente a única preocupação que Santa Catarina merece de você é por estar, da mesma forma como sempre fez, trabalhando para destruir o que resta do seu meio ambiente.

E nem adianta falar que o povo atingido não tem culpa, pois tem sim, além de serem eleitores coniventes, são ferrenhos agressores da natureza a sua volta, pensando somente no hoje, no ganho que terão agora.

Nas suas próximas férias, ou quando sobrar um dinheirinho para uma viagem, boicote Santa Catarina, não venha para Florianópolis. Boicote o Oktoberfest de Blumenau, não deixe seu dinheiro com quem só pensa em destruir o que resta da Mata Atlântica. Se você tem algum amor ao meio ambiente, divulgue o que está acontecendo aqui.

Alô William Bonner, alô Ana Maria Braga, alô imprensa nacional, cadê vocês que estiveram aqui na época da tragédia de 2008? Está acontecendo outra tragédia em 2009, cadê vocês?

Post Scriptum:
(I) Com a palavra, professor Lauro Bacca, mestre em ecologia na FURB.
(II) Nessa outra matéria o Agricultor diz que a 70 anos a sua família produz peixe e suínos numa área de 10 hectares herdada do pai. Ele alega que se aplicar o código nacional a produção fica inviável, e fica mesmo, se ele quiser produzir como o seu pai produzia há 70 anos atras. É disso que eu estou falando, aprovar um código como esse é voltar ao passado ao invés de investir em técnicas modernas de produção. Existe como se tornar mais produtivo com menos espaço, basta querer.
(III) Um texto do Maicon Tenfen raciocina de forma clara como o Governador Luiz Henrique põe lenha na fogueira do bairrismo e separatismo catarinense, incentivando o povo a julgar-se “diferente” do restante do Brasil. Eu já morei em vários lugares do Brasil e agora moro aqui, pelo que vejo, o catarinense é diferente sim, ainda não conhecia um povo tão bom em passar uma falsa imagem de “diferente”.
(IV) O Oeste Catarinense passou os últimos 10 anos batendo recordes nacionais de desmatamento, agora o Oeste de Santa Catarina sofre com a seca recorrente.
(V) Esse cara falou tudo que eu sempre digo, essa lei é resultado da omissão do estado de Santa Catarina em promover a modernização da produção rural.
(VI) O Oeste Catarinense desmatou tudo que pode e agora colhe os frutos da sua ganância amargando uma seca terrível que provocou até fechamento de unidades do Frigorífico Aurora

Dica do Escalafobético
Quer mais um dica legal? Então Assine para receber o Escalafobético no seu email, em 10 segundos você vai ter feito seu cadastro pra receber gratuitamente todas as novidades do Escalafobético.

Marcado com: , ,
Publicado em brasil
15 comentários em “Santa Catarina esbofeteia o Brasil
  1. Flavia Sereia disse:

    Nossa que absurdo!! Quer saber então? o que aconteceu então foi mais um castigo do que uma trajédia. aqui se faz, aqui se paga.

    bjs

  2. tatiana disse:

    nossa. isso nao vi no globo : ))
    valeu por espalhar essa. vergonha mesmo…

  3. Depois que eu vi aquelas mulheres catarinenses que foram filmadas roubando donativos, desmbrulhei a trouxa que eu ia mandar pra Sta. Catarina e dei tudo pra mulher do Inácio, o meu porteiro.

  4. Lula disse:

    Concordo (sempre) com você, mano véio, mas eu estou de consciência trânquila pois quando ajudei, ajudei o POVO necessitado. E mesmo entre roubos e arroubos sei que a melhor parte chegou à quem precisou.

    Agora é nos movimentarmos pra que esse mesmo povo que de nós precisou um dia se movimente na defesa do Estado e, principalmente, do planeta.

    (Eu me desviei do tapa, notou? Mas se você me convocou, participo de corpo e alma).

    Beijão geral pelaí.

  5. Eloy disse:

    Excelente texto Junior!
    Vai virar spam, vou mandar pra minha caixa de e-mails inteira.

  6. Carla disse:

    Lamentável, Jr.!
    Vi suas mensagens no Twitter, mas não podia imaginar o tamanho desse absurdo!
    Bjo.

  7. E não é que o governador teve coragem de sancionar essa lei ? E o pior foram as justificativas, todas de um cinismo de dar ódio!

    Já li que o Minstério do Meio Ambiente mandou a fiscalização ignorar essa lei. Não sei se vai dar certo, enfim, vamos ver.

    Um abração revoltado!

  8. Cris disse:

    Eu acho que um dia você vai parar na Globo, mais especificamente na Ana Maria Braga, vão te achar por aqui e te levar pra lá…

  9. Douglas disse:

    Cara, de fato é bem absurdo isso, e falo isso não só pra concordar com você, mas diante da tragérdia que aconteceu aí ano passado, essa lei é sem fundamento e absurda, uma espécie de afronta mesmo.

    E sim, eu tinha planos de passar minhas férias de Junho/Julho ae…

    Mas acho que isso não vai dar em nada. O que não impede da gente se indignar com isso.

    Abraço.

  10. Vanessa disse:

    Isso é realmente um absurdo, não li sobre esse assunto em nenhum de tooodos aqueles jornais que leio diariamente.

    Bem.. tem um mailing legal… vamos ver se isso dará repercussão.

    bjsssss

  11. jujudeblu disse:

    Importante seu texto!
    mas penso que, quem passou por uma tragédia tão grande como essa de 2008, não tem forças pra lutar em favor de direitos ou de mudanças de leis. Já não tinha antes, quanto mais agora!
    Isso não é desculpa, é apenas constatação.
    Eu acho que, nas urnas, o povo poderá responder de alguma forma. Assim espero, pelo menos!
    Essa corja não pode continuar no poder… Governo do Estado retrógrado e conservador.

    Porém eu acho que pro povo de SC, receber doações do país todo, ajuda a mexer com esse “ego” que fica tentando se inflar a todo custo e coloca cada um no seu devido lugar.
    Sou a favor da mobilização e solidariedade e não da exclusão.

  12. Grande escalafobético, não conhecia seu blog. Postei um texto ontem sobre o enfoque dado pela mídia às enchentes no Nordeste. O Pontes me deu a dica do seu blog e vi como pensamos parecido sobre o tema.
    É isso aí meu amigo
    Abraços
    Blog de Um Brasileiro

  13. Luiz Antonio disse:

    Mata ciliar não se come, mas sem água não há vida. Até uma parede entende.

  14. Isaias Malta disse:

    O axiomo do político ladrão e sem vergonha, em santa catarina chega a quitessência da crueza. Nos anos que veraneei em SC, me surpreendeu o grau de corrupção que vocês têm aí. Balneário Camboriú foi destruído há anos com seu muro de edifícios em cima do mar, assim como eles conseguiram devastar Bombas e Bombinhas. A Ilha de Santa Catarina é um depósito “natural” de esgoto.
    Os desastres climáticos que aconteceram ainda não tem nada a ver com aquecimento global, são resultado da corrupção política que se vendeu para o poder econômico das incorporadoras. Entendo a sua dor por viver num estado tão lindo e um dos mais mal administrados deste país.

  15. Isaias Malta disse:

    O axiomo do político ladrão e sem vergonha, em santa catarina chega a quintessência da crueza. Nos anos que veraneei em SC, me surpreendeu o grau de corrupção que vocês têm aí. Balneário Camboriú foi destruído há anos com seu muro de edifícios em cima do mar, assim como eles conseguiram devastar Bombas e Bombinhas. A Ilha de Santa Catarina é um depósito “natural” de esgoto.
    Os desastres climáticos que aconteceram ainda não tem nada a ver com aquecimento global, são resultado da corrupção política que se vendeu para o poder econômico das incorporadoras. Entendo a sua dor por viver num estado tão lindo e um dos mais mal administrados deste país.

Deixe um comentário

