Saco é um Saco

O Ministério do Meio Ambiente, com apoio da rede de supermercados Wal-Mart, criou uma ótima campanha de combate ao uso indiscriminado das Sacolas Plásticas. Eles tem até um Blog chamado Saco é um Saco.

Logo que tive meu primeiro contato com a campanha me lembrei do João de Souza e sua hilária manifestação, o que será que ele vai pensar quando souber da campanha? Quem sabe ele se manifesta novamente por aqui.

O fato é que passou da hora da administração pública se envolver e convocar a iniciativa privada a fazer o mesmo. Sabemos que as sacolas não deixarão de existir, elas são práticas e úteis em muitos casos, mas é hora de revermos nossos hábitos e buscar utilizá-las cada vez menos. Sim, há dezenas de formas de não utilizar das sacolas. Precisamos deixar de consumir bilhões de sacolas plásticas ao mês. Muitas pessoas veem as campanhas, leem a respeito, se informam e decidem aderir, mas poucas percebem realmente o quão prejudicial as sacolas são.

Para aqueles que, assim como eu, praticam atividades intensamente ligadas à natureza, como o fly fishing ou qualquer tipo de pesca esportiva, canoagem, trekking ou tantos outros, é fácil perceber o mau que as sacolas plásticas representam.

Assumir uma postura pessoal de diminuição do uso das sacolas é uma opção saudável, uma maneira louvável de fazer a sua parte. Mas fazer a sua parte não é suficiente… Divulgue a campanha, faça com que mais pessoas se informem sobre o problema, seus filhos e netos agradecerão.

Anúncios
Marcado com: , , ,
Publicado em costumes, meio ambiente
15 comentários em “Saco é um Saco
  1. Cris disse:

    Já que é pra falar de saco… sacolinhas e seus derivados… continuo com vc! Abaixo às sacolinhas…

    Estamos tentando conscientizar as pessoas aqui que, se não querem aderir às sacolas ecologicamente corretas, que pelo menos, reutilizem as que trouxeram do mercado, da padaria, etc, o máximo de vezes que puderem. Assim, estamos diminuindo consideralvemente o número de sacolinhas levadas pra casa a cada vez que se vai num desses lugares. Já é uma tentiva. Embora seja muito pouco, acredito ser um passo pra mudança.

    Muito bem, ainda penso muito nisso: “fazer só a sua (minha) parte não é o suficiente”…

    Abraço.

  2. DO disse:

    Esta semana fui ao mercado e pedi pra colocarem as compras em caixas de papelão ao invés das sacolas plasticas. Parecia que eu tinha pedido algo do outro mundo.
    Vc tinha que ver a cara de um dos responsaveis…

    Abração,JUNIOR

  3. Lu Souza disse:

    Várias redes de supermercado aqui já oferecem as sacolas ecologicamente corretas (estas são de tecido) quando você faz a compra, inclusive com um preço acessivel (menos de R$ 2,00). Conscientizar é bom, agir melhor ainda.
    Cabe as pessoas partir da teoria para a prática. É bonito? É! É o correto? Perfeitamente! Então porque tem tantas pessoas de braços cruzados????

    Beijos
    Lu

  4. Luma disse:

    O Grupo Pão de Açúcar começou a muito tempo campanhas de conscientização. Precisava da iniciativa privada para o governo começar a fazer a sua parte! Agora, depois que viram que dá certo, as redes de supermercados tendem a aderir e nós agradecemos.
    Você conhece o projeto plástico verde da Braskem? http://www.braskem.com.br/plasticoverde/principal.html

    Boa semana! Beijus

  5. Carla disse:

    A minha sacola enorrrrme e ecológica vai de vento em popa, hehehe!
    Sacolas de plástico, nunca mais!
    E vou divulgar o blog!
    Bjo e otima semana.

  6. Tina disse:

    Oi Junior!

    A população está começando a se conscientizar, mas ainda vai demorar um pouco. Divulgar é muito importante e dar exemplo também.

    beijos querido e boa semana,

    PS: Beijocas para Bianca por mim!

  7. Marina disse:

    ..E agora pra piorar ainda vêm uns gringos com idéias de se fazer uma sacola plástica biodegradável… em vez de utilizar sacolas de pano, incentivam ainda mais esse consumismo …

    eu publiquei um post exatamente sobre isso ontem, no meu blog! =D

    http://menosinutil.blogspot.com

  8. Esse João é realmente o mascote da campanha “acabe com as sacolinhas já” antes que as ideias desses João da vida acabe com o planeta.

  9. Marina disse:

    Concordo com você!
    A mensagem do início era comentário de quem me enviou o email..
    =D

    Mas eu ainda acredito em educação ambiental, em vez de enfiar na cabeça das pessoas..rsrsrrs
    mas é uma coisa que precisa de bastante esforço e que muitos abraçem a idéia , né…

    =D

    Valeu pela visita!

    =]

  10. Vanessa disse:

    Vc e os sacos poluentes….rs

    bjs

  11. Flavia Sereia disse:

    Eu ainda preciso tomar vergonha na cara com essa questão das sacolas plasticas.

    bjs

  12. vivendonoexterior disse:

    As lojas da IKEA aqui nos EUA (e acredito que ao redor do mundo também) aboliram as sacolas plásticas gratuitas desde o ano passado. Agora eles vendem as sacolas mais básicas e uma alternativa mais durável por um preço bem decente pra quem precisar de sacolas deseperadamente. Senão, não tem sacola de jeito nenhum (toda vez que vou lá vejo o povo saindo carregando suas mercadorias no carrinho mesmo, sem sacola).
    O que eu gosto nessa idéia é que o consumidor tem que se preparar e trazer a própria sacola se quiser sair de lá com tudo embalado numa bolsa só.

    E nas lojas canadenses desde 1 de julho de 2009 as sacolas foram totalmente abolidas. Nada. Nothing. C’est fini.

    Leiam mais aqui: http://www.theikeaway.ca/en/home.html

  13. […] Saco é um saco – Escalafobético Campanha de conscientização sobre os malefícios das sacolas plásticas. Falando nisso, o Blog Action Day está chegando e o tema é Mudança Climática. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: