Twitter e os Jornalistas

Não conhecia Webmanario do @alecduarte. Cheguei lá através da @arianef.

Gostei bastante da rápida reflexão sobre os jornalistas e o twitter em O desespero com a perda do monopólio, vale a pena dar uma espiada, eu achei um ótimo ponto de vista sobre a dificuldade desses profissionais em aceitar essa nova forma de comunicação entre a fonte e o alvo da notícia, sem que ela precise passar por um interlocutor.

Interlocutor este que quando visto de forma institucionalizada, tem também a capacidade de assumir o papel de moderador, ou sensor, como preferem alguns, escolhendo o que chega e como chega à grande massa. Afinal, não é a toa que o jornalismo midiático sempre foi chamado, pelo menos até agora, de “o 4º poder”.

Marcado com:
Publicado em cultura, internet
18 comentários em “Twitter e os Jornalistas
  1. Carla disse:

    Tá anotada a sua dica, Júnior! Tô indo lá agora pra conferir!
    Bjo.

  2. DO disse:

    Pois é JUNIOR,as coisas mudam. Abraços!

  3. Tina disse:

    Oi Júnior!

    Eu vou lá espiar, indicação sua só pode ser coisa boa.

    beijos querido, boa semana !

  4. Fiquei aqui me lembrando da campanha que o Estadão fez contra os blogueiros no ano passado ou retrasado, sei lá, mas você deve se lembrar. Foi uma grita geral e o velho jornalão se explicou, resmungou e não disse nada.
    Hoje, não sei o Estadão, mas boa parte dos jornalões já está lá no Twitter…
    Um abração.

  5. Luma disse:

    Ainda dependemos checar a idoneidade da fonte para repassar a notícia. Na verdade acho que tudo mudou quando a Agência Reuters, grande distribuidora de notícias, chamou na diretoria os jornalões/portais que copiavam de suas fontes sem citar a origem. Por isso tanta notícia igual. Agora não, quem fizer isto será acionado juridicamente, por isso a procura por fonte informal de notícias. Beijus

  6. Lula disse:

    Besteira, né? Deviam agradecer por fontes mais rápidas e confiáveis.

    Abração, que to com saudade doceis.

  7. Vanessa M. disse:

    Bem… tenho uma outra opinião sobre isso. Mas não é pq sou jornalista não… na verdade penso que essas notícias via Twitter não ajudam e não acrescentam em nada. Pq não são confiáveis, achar que essa ferramenta pode “competir” com a informação de um jornalista capacitado e com fontes seguras… é bobagem.
    O que pode acrescentar sim.. é uma averiguação e pesquisa.
    De resto, não atrapalha nem ajuda.
    bjssssssssssss
    Oi Linda, tudo bem?
    Repara que no caso do texto, era o própria geradora notícia que disse que iria revelá-la no twitter, não tem fonte mais confiável que o gerador da notícia, tem? É como se eu falasse: Quando eu me decidir sobre qual bar irei hoje, revelarei pelo twitter. Tem fonte mais confiável do que eu para a notícia? Capicce? Capicce?
    Beijos

  8. Flavio disse:

    Gostei! Claro, conciso, agradável e direto. É a sua cara, mano! 🙂 Abração, bom fds

  9. DO disse:

    Junior,estou convidando os amigos blogueiros para me ajudar na participação e divulgação de uma postagem coletiva no próximo dia 10 de agosto.

    Os detalhes estão lá no meu blog.

    Posso contar contigo??

    Abração!!

  10. Tina disse:

    Oi Junior!

    Onde anda você ? Saudade, sabia ?

    beijos para você e Bianca – e bom fim de semana!

  11. Que sumiço é esse, rapaz?

    Dá as caras aí…

    Abração.

  12. Lu Souza disse:

    Concordo com Cirilo, cadê tu???
    Tá muito metido agora só no Twitter, humpft 😉
    Beijos

  13. Lula disse:

    sumindo…sumindo…sumiu…!

  14. Lula disse:

    …é só ficar rico que se esquece dos amigos…!

  15. Lula disse:

    …mas tudo bem…to acostumado, já…

  16. Lula disse:

    tá…vou decolando… e alterar o link…

  17. DO disse:

    Vim te convidar pra comigo comemorar mais um aniversário do “Ramses”.

    Tem novidade por lá.

    Abraços!

  18. Murdock disse:

    Acho que ainda demora pro Twitter substituir jornalistas, em algumas empresas o acesso ao site é proibido.

Deixe um comentário

