Canteiro de Ervas

Estamos montando nossa cozinha que pretendemos pequena, mas funcional; Integrada com a área social da casa, sala de jantar, TV e Studio, através de um balcão. Temos tempo para decidir muita coisa sobre nossa cozinha que faremos com um marceneiro conhecido da família, já que nos decepcionamos com as lojas de cozinhas planejadas. Elas devem estar tão cheias de pedidos na fila que não vêem necessidade de atender bem novos clientes. Não vou ficar aqui reclamando dos nomes famosos e alguns nem tanto dos móveis planejados, bola pra frente.

canteiro de ervas aromaticas

Enquanto nossa cozinha não toma forma existem algumas coisas que eu posso ir adiantando e uma delas é o meu canteiro de ervas aromáticas.

Passei 10 horas do meu final de semana preparando o canteiro, afofando terra, carregando mais terra, preparando material orgânico e tudo mais. Nada como ter suas próprias ervas, frescas e cheirosas ali na porta da cozinha. Salsa e cebolinha, manjericão, manjerona tomilho e estragão, alecrim, endro, coentro e hortelã, orégano, salvia, funcho. São tantas, não é mesmo? Cozinhar começa muito antes de se acender o fogão.

Enquanto preparava a terra, limpava todos os cantos, planejava as mudas, os vasos; Pensava nos momentos que passarei entre pessoas queridas envolta da futura cozinha petiscando algum agrado e tomando algum vinho enquanto cozinho para todos. Sim, preparando a terra que vai receber as sementes das minhas ervas eu já cozinhava.

Sempre digo que existe uma grande diferença entre fazer comida e cozinhar. Fazer comida esta relacionado com necessidade. Cozinhar está mais para arte, para relacionamentos, para amor. Amor aos sabores e aromas, amor às pessoas, amor aos ingredientes, cozinhar é amor ao próximo. Tanto é que poucos realmente gostam de fazer comida para comer sozinho.

Logo meus canteiros de ervas estarão prontos, assim como a nossa cozinha também, e você já está convidado para fazer parte dos momentos ao redor dos fogões. A propósito, ontem eu fiz uma sopa de legumes que a Moça dos Presentes Criativos estava com vontade e isso foi uma ótima contribuição para minha Compostagem Caseira, futuro adubo organico para meu canteiro.

A propósito, toda a madeira que tenho usado tem mais de 50 anos e veio da demolição do nosso antigo rancho de ferramentas.

Anúncios
Marcado com:
Publicado em a frigideira
7 comentários em “Canteiro de Ervas
  1. Tina disse:

    Oi Júnior!

    Saudade de você my friend! Espero (e vejo) que está tudo bem com vocês. Adorei o post e confesso que “morri de inveja boa” do seu futuro canteiro ! 😦 Eu moro em apto e não tenho como manter um, mas adoraria. Quando estou na minhas andanças lá pelas “terras da rainha ” eu uso e abuso do lindo canteiro de ervas que minha filha tem na casa dela. Boa sorte com seu canteiro !!!

    Eu amo cozinhar para os meus, é bom demais. Cozinhar realmente é um ato de amor. E agradeço a citação ao meu blog culinário (pena que foi sem querer e sem link – rs) que você fez na frase: …”Amor aos sabores e aromas,…” rs brincadeirinha, mas deixo o link para você voltar lá qualquer hora dessas, pois você já conhece, né ? http://saboresearomas.wordpress.com

    beijos para vocês 2 com carinho e boa semana,

  2. Eloy disse:

    Grande Josa,

    Aqui fui agraciado com um ótimo empresário, que após construir o prédio, resolveu, junto com a sua esposa, mesmo após a entrega das chaves dos apês, transformar um pedaço do jardim em horta comunitária de ervas.
    Um luxo para quem mora em apartamento.

    Só que tem várias ervas que nem sei o que é, muito menos como usar. hehehe. Quando você vier me visitar vai me ajudar a identificar algumas. Sei que tem manjericão roxo, salsinha, cebolinha, uma rasteira que acho que é orégano, boldo, arruda, capim cidreira e uns outros que não sei o que é. Ainda falta alecrim que uso muito nos peixes, louro (que vou pegar uma muda da árvore que tem na casa da sogra), hortelã (para fazer mojitos), uma pimenteira e outras mais.

    Baita abraço!

  3. Thaís disse:

    Oi Júnior!

    Vim aqui agradecer o comentário no Breezy Pearl e posso dizer que adorei o seu post sobre a sua cozinha! Ou melhor, futura cozinha.
    Minha mãe vai se formar em gastronomia esse ano, então eu entendo bem o que vc quer dizer sobre cheiro, cozinhar, fazer comida e próprias ervas. haha
    Eu não sei o que vc faz, mas acho que daria um bom livro. Gostei do seu modo de escrever.
    E, lendo o seu “sobre” vi que vc tem a idade da minha mãe! haha
    Pena que ela não entra muito na internet (ao contrário de vc, minha mae gosta muito de TV mas não gosta mt de internet porque não sabe muito bem mexer haha). Pena isso, pois acho que vcs iriam ter muita coisa para conversar sobre comida, ervas e blablabla. Sou totalmente leiga nisso, admito, to aprendendo a fazer arroz ainda! HAHA Pobre de mim, 18 anos e nem arroz sabe fazer.. Mas eu faço um pão-de-mel delicioso, ta? HAHAHA

    Beeijos porque eu falo muito se não isso aqui vai virar um post nos comentários,
    Tatah

  4. Junior,

    Parece brincadeira: acabei de fazer sua receita de berinjelas em conserva. Será que “guento” esperar o tempo necessário?

    bjsss

  5. Luma disse:

    Aderiu ao tumblr, por isso esqueceu este espaço! Tenho um que mal acesso! 😀

    Vai ficar um sonho a sua casa! Digo isto porque as pessoas que gostam de cozinhar, sentem-se um pouco isoladas, se a cozinha é pequena e não acomoda todos dentro dela. Colocando um balcão é a forma mais fácil e inteligente de unir o útil ao agradável. Quando morava no Rio, meu apartamento tinha uma espécie de grande passa-pratos que funcionava com balcão do lado da cozinha e do lado da sala, tinha 3 banquinhos altos, comumente usados em bar, para a platéia olhar o que se passava na cozinha! Ter temperos fresquinhos é outro sonho!!
    Vai me convidar pra inauguração? 😀 Saudades, coisa!!

  6. […] 8 ovos cozidos. O cheiro verde, uma mão de salsinha e outra de cebolinha picadinhos vieram do meu canteiro de ervas. Sacou as proporções, né? Aí se for fazer menos ou mais você as acerta de acordo com seu […]

  7. […] não tenho “aquela” cozinha equipada, meu canteiro de ervas aromáticas ainda não está produzindo e minha composteira ainda não gerou o precioso adubo […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: