Código Florestal e o Pequeno Produtor Rural

Esta é uma transcrição do meu twitter na manhã de 31/maio/2011, compartilhando reflexões sobre o Código Florestal e o Pequeno Produtor Rural brasileiro.

Quanto mais leio sobre Os Impactos do Código Florestal, mais eu fico convencido da falta investimento em modernização da produção do pequeno produtor rural.

Pequenos produtores de Santa Catarina ainda produzem com os métodos dos seus bisavós. Governos Federal e Estadual, Epagri e Senar são incompetentes em ajudá-los a modernizar.

Pra se ter uma ideia, conversando com um técnico do Senar, ele tentava me convencer de que era preciso aumentar a área de suinocultura, porque ela dá prejuízo o.Ô

Técnicas modernas de produção de trigo utilizadas no Reino Unido e toda Europa rendem pelo menos 3 vezes mais, melhor e mais sustentável.

Grãos, legumes, galo leiteiro, gado de corte, frutas. Para tudo falta tecnologia aos pequenos produtores que poderiam produzir mais com menos.

A bancada ruralista representa os grandes produtores usando os pequenos como massa de manobra para “seduzir” a opinião pública.

Entre os pequenos produtores você encontra os preguiçosos, que preferem soltar o gado ao invés de fazer manejo moderno.

Mas entre os pequenos produtores você também encontra os ávidos por informação e tecnologia que só precisam de atenção e apoio dos governos para melhorar

Só que, se os governos usarem o dinheiro dos nossos impostos para investir em modernização do pequeno produtor vai “sobrar menos dinheiro”.

O mesmo pequeno produtor que reclama do impacto também quer preservar mais. Falta o que? GO-VER-NO

Meu tio construiu estufas e produziu 4 vezes mais berinjela com 4 vezes menos espaço e praticamente sem agrotóxicos. Precisa desmatar?

Tecnologia resolve o impacto para todos os pequenos produtores? Não, mas da grande maioria, sim. Aí será preciso tratar a exceção.

A maioria dos pequenos produtores só está esperando por apoio para produzir mais e melhor usando menos recursos naturais.

Anúncios
Marcado com: , , ,
Publicado em brasil, meio ambiente, política
2 comentários em “Código Florestal e o Pequeno Produtor Rural
  1. Olá!
    Sou a Fabiana do palavraborboleta.com
    Vi seu site nos links da Ana do coloridavida
    Adorei!!! Coloquei vc no meu blogroll!

    Vou passar pra deixar um “oi”..

    Abraço!

    Fabiana

  2. luma disse:

    Em todo esse “esquema”, a única coisa que estou de olho é na decisão sobre a Reserva legal e como ela deverá ser tratada, se continuará a ser designada a mesma área, etc.. Atualmente qualquer proprietário de terra tem que destinar 20% para a reserva não importando a extensão do terreno e nessa confusão toda, parece que os grandes latifundiários estão reclamando, querendo que seja diminuída esse tamanho.
    O Brasil sempre sofreu muito preconceito por parte de outros países, principalmente críticas sobre o uso da terra e criação de gado. A mentalidade brasileira tem que mudar e passar a pensar com os pés plantados no nosso solo e parar de “alimentar” conversa de comadres – não acho que o nosso produtor seja preguiçoso, o que falta é apoio através de cooperativas agropecuárias; organizações que foram enfraquecendo após o governo Lula.
    Este é um assunto para horas de conversação 😀 Beijus,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: