Conteúdo responsável

Você tem o direito de consumir as informações abaixo, ou dar a volta e ir embora. Você pode clicar o follow e depois no unfollow. Pode assinar um feed e em seguida cancelá-lo.

pequeno principe

Liberdade de escolha

Eu sempre fui um crítico do besteirol e sempre critiquei a TV aberta por ser uma gigante fabrica de alienados, geralmente pessoas sedentas de “diversão” que se satisfazem passando horas diante da TV com a boca aberta, rindo de aberrações como Pânico na TV e Rafinha Bastos. Logo a TV que é uma concessão púbica e teria como objetivo nobre o de transmitir cultura e conhecimento.

O espectador impõe seus filtros, é verdade. Ao espectador é dada a liberdade de escolher consumir este ou aquele programa – e existem os bons programas – ou ainda desligar a TV e ir ler um livro blá blá blá aquele mesmo papo de sempre.

O principal gerador de conteúdo da TV, ao contrário do que se pode imaginar numa primeira analise não é a TV em si, mas o espectador. Afinal, se lixo está dando audiência e vendendo publicidade, vamos produzir mais lixo, ter mais ibope e vender mais espaço publicitário. Sem consumidor, produziriam lixo pra quem?

Mas não é sobre isso que eu quero falar.

Quem faz a Internet somos nós

A WEB, terra livre e ao alcance de todos é maravilhosa. Ela aceita absolutamente tudo, e está sendo entupida de lixo, assim como a TV. Mas será que o gerador de lixo é o consumidor como no caso da TV?

Tenho percebido que mais e mais pessoas tem gerado conteúdo com irresponsabilidade, especialmente em blogs. As pessoas publicam sem pesquisar, falam sem se preocupar com a repercussão, falam como se o direito de se manifestar o isentasse das responsabilidades sobre o que estão falando. E não sou o primeiro a perceber isso, já li vários colegas blogueiros tratando do assunto com o mesmo viés.

E mais uma vez você me diz que o usuário impõe seus filtros e a ele é dada a liberdade de escolher  consumir este ou aquele conteúdo. Eu concordo e sou feliz por esse direito.

Eu não posso gerar conteúdo para TV, mas posso gerar conteúdo para WEB

E além de gerador de conteúdo eu sou consumidor e nesse papel estou cansado de a cada clique de mouse, ser levado a árdua tarefa de separar o joio do trigo. A internet está ficando cansativa, entupida de informações inconsistentes de pessoas que tem pouco apreço pela leitura e pela pesquisa, mas muita pressa em ganhar audiência, ter comentários.

No meio desse mar de lixo que a web esta se tornando as redes sociais servem como um filtro. Podemos escolher as pessoas para nos relacionar e receber delas as informações que já passaram pelos seus filtros. O nível dessas informações estará diretamente relacionado com o nível dos nossos relacionamentos.

Mas ainda assim, eu busco ser responsável no papel de gerador de conteúdo. Temos a oportunidade única até agora de construir um repositório apreciável de informações e conhecimento, mas estamos entupindo de lixo.

Por isso, pesquise mais, leia mais, pense mais. Resista aos impulsos da audiência fácil. Você tem a oportunidade de tornar o mundo pior, ou melhor. E apesar de tornar o mundo melhor ser um pouquinho mais trabalhoso o resultado muito mais gratificante, pense nisso.

E se após ler esse texto você sentir vontade deixar um comentário, lembre-se que está gerando conteúdo. Use com responsabilidade a liberdade de gerar conteúdo.

imagem: você sabe, daquele livrinho chato pracaraleo

Anúncios
Marcado com: , ,
Publicado em cultura
Um comentário em “Conteúdo responsável
  1. Oi Junior,

    Agora fiquei até com medo de deixar um comentário, ahahahah.
    É verdade, a busca por audiência faz o CTRL C / CTRL V ser cada dia mais utilizado sem a responsabilidade da pesquisa, da informação correta.
    Fico feliz com as pessoas que passam pelo meu blog e deixam seus comentários, obvio, mas não me baseio nisso para manter o blog.

    Um beijo. Adoro seus posts.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: