O lixo do Parque (?) Municipal Jorge Hardt

Atenção, este post é apartidário e assim continuará também nos comentários que são moderados. Não liberarei comentários que partidarizar a questão. Este post é composto por updates, uma linha do tempo como a do facebook. Por isso segue a ordem dos últimos acontecimentos para os primeiros, enjoy it.

Update em 16/01/2013: Os banheiros públicos do Parque Jorge Hardt. Em outro update eu disse que falaria sobre os banheiros, mas não imaginava que eles chegariam no estado em que se encontram. No dia do último update (8/01) fazia mais de 1 semana que os banheiros estavam sem água. Olhei os registros que tem do lado de fora, abri, fechei… nada de água nas torneiras e nas caixas de descarga dos vasos sanitários. Hoje resolvemos fazer um filme pra colocar aqui, depois de ouvir pais dizendo que não voltariam mais lá com seus filhos. São imagens fortes que falam por si, se tiver estomago fraco então nem assista o vídeo.

Este post é “àpolítico” e nunce tive a intenção de politizar o assunto, por isso este post já foi enviado à vereadores da situação e da oposição. O parque é do povo e não acredito que somente pelo fato de o “Complexo Esportivo” ter sido iniciado pela gestão ligada à um partido que as gestões ligadas à outro partido deveriam deixá-lo se degradar dessa forma.

Update em 8/01/2013: Exatamente 1 mês depois do último update e o parque continua no mesmo estado. Eu decidi que no dia a dia deixarei de chamá-lo de “parque”, assim como deixarei de me referir àquele local com brita ao redor daquela grama esburacada como “pista” ao redor do “campo de futebol”, não dá pra dizer que seja isso mesmo. Creio que o Tomio, aquele que tem o nome na placa de inauguração não deve passar por lá de vergonha com o destino que deram para o que ele começou.

Update em 15/12/2012: Esses dias estava prestando atenção em uma coisa interessante. A administração atual no último ano do seu primeiro mandato (foi reeleita e esta iniciando o segundo) gastou mais de R$304 mil numa pista de caminhada ao redor do lago. Mas quem frequenta o parque quase que diariamente como nós está careca de saber que o campo de futebol e a pista ao redor são muito, mas muito mais frequentados do que a pista de caminhada. Todos os dias, em especial no verão, nos finais de tarde de sol sempre tem famílias com crianças brincando ali. Pais, mães, adolescentes e crianças jogando futebol, andando de bike, brincando no que deveria ser caixas de areia, no que deveria ser uma rede de vôlei, correndo e até praticando aeromodelismo. O curioso é que não se vê quase ninguém na tal pista de caminhada de mais de R$300 mil. É ótimo melhorar a infraestrutura ao redor do lago (se bem que faltam bancos, gradil de segurança, o acesso para idosos é péssimo para não dizer inexistente, etc.), mas não é melhor investir primeiro no que o povo usa mais?

frequentadores parque jorge hardt

Dia desses pedi permissão para registrar um pai que tentava, com uma criança no colo, acessar sem sucesso, alguma alternativa ao banheiro (um matinho) que estava simplesmente deplorável. Nem mesmo subir a escada (escada?) ele conseguiu. Aliás, os banheiros do parque são um outro ponto que pretendo falar mais adiante.

frequentadores parque jorge hardt

Update em 8/12/2012: Agora não vou falar do lixo, que continua sem lixeiras ou latões de coleta, mas da degradação da pista e o seu entorno. Vejam algumas das fotos que eu já enviei para um vereador (reeleito) do partido do prefeito aqui de Indaial. São mudas juvenis de árvores caídas, muita lama tomando conta da pista, mato crescendo dentro e fora. Degradação total, sem falar de grades e portões deteriorados e depredados. O vereador disse que mostraria as fotos ao prefeito, vamos esperar.

degradação parque jorge hardt

Update em 8/12/2012: O lixo do parque continua lá até que alguém, nós ou outros frequentadores o recolha. Não foram instaladas lixeiras e outro dia ainda pegamos no pé de uma galera que estava jogando futebol e ao irem embora estavam deixando as garrafas PET e sacolas plasticas jogadas pela pista, o “técnico” recolheu e levou com ele.

Update em 07/11/2012: Hoje levamos sacos de lixo e catamos mais lixo do parque, além dos que havíamos juntados no dia 3. Uma parte havia se espalhado e tivemos que pegar lixo de fora da pista/campo também. O lixo ficou lá do dia 3 até hoje, dia 7 e a prefeitura não recolheu.

Parque Municipal Jorge Hardt

Update em 12/10/2012: Alguém recolheu o saco de lixo que estava no parque, mas não sei se foi a prefeitura. Ou na pior das hipóteses a chuva carregou.

Update em 03/11/2012: Sábado quando chegamos no parque para treinar a coisa estava feia. Os frequentadores do campo de futebol deixaram dezenas de garrafas PET, copinhos de plástico, saquinhos de salgadinho e toda sorte de lixo espalhada por todo lado. Como ao contrário deles nós não gostamos de fazer as coisas chafurdando no lixo, tratamos de recolher tudo num canto. Sim, andamos pela pista e pelo campo de futebol catando lixo para juntar em sacolinhas que também haviam aos montes espalhadas e deixar em um local só. Antes que digam, era lixo novo, de no máximo 1 dia, ou seja, do feriado de 2 de novembro. E não tinha cara de que tinha espalhado sozinho, pois não tinha absolutamente nada dentro das sacolinhas e se tivesse sido espalhado pelo vento, ao menos uma parte continua nas sacolas. Estava tudo jogado mesmo, e infelizmente não tínhamos sacos de lixo e as sacolinhas foram insuficientes.

Parque Municipal Jorge Hardt

Update em 10/10/2012: Nem fiz as contas pra saber quanto tempo se passou sem que o sujeito da prefeitura me ligasse, conforme prometido. Mas no parque a coisa continua a mesma, recolhi o lixo e dessa vez deixei lá encostado e à vista de todos. Nada, mais de uma semana e nada de a prefeitura recolher o lixo. Triste.

Parque Municipal Jorge Hardt

Update em 23/09/2012: Liguei na Prefeitura de Indaial, mais especificamente no telefone 47 3394 1135 listado no site como telefone útil sobre (??) Meio Ambiente, Saneamento, Lixo e Reciclagem. O rapaz que me atendeu disse que passaria meu nome e telefone, junto com a minha reclamação para o responsável pelo lixo de Indaial e que este por sua vez entraria em contato comigo. Esperemos.

(inicio do post, originalmente escrito em 11/09/2012, vem sendo atualizado ao longo do tempo)

Na segunda-feira da semana passada (sim, a mais de 7 dias) estivemos no parque Municipal Jorge Hardt aqui em Indaial (SC) para treinar e encontramos várias sacolas com lixo. Na foto não aparece, mas eram umas 8 sacolinhas de supermercado – dessas que pessoas antigas não conseguem se desapegar – cheias de garrafas PET e copos plásticos, além de papéis de lanches e guardanapos usados. A gente sabe de quem era esse lixo, da galera que joga futebol por lá nos finais de semana.

lixo urbano indaial

Claro que ficamos putos. Porra, a gente sabe que não tem lixeira no local. Na verdade quase não tem lixeiras no parque todo e o segurança disse que os usuários quebram todas as lixeiras que são colocadas por lá. Só que eu  não vejo lixeira nas salas de estar das casas das pessoas e ninguém deixa o lixo na sala por causa disso (ou deixam?).

A questão é que deveria ter lixeira e o lixo das lixeiras deveria ser coletado, mas a prefeitura de Indaial não fez o trabalho dela, pelo menos nessa semana.

Então temos 2 problemas, as pessoas sem educação e a prefeitura ineficiente.

Fazer só a sua parte não adianta muita coisa

Sim, você leva o seu lixo embora e não deixa jogado por aí. Legal, também somos assim e consideramos isso muito bacana.

Mas essa história é daquelas que a gente vê todos os dias, ela é um exemplo de que fazer só a nossa parte não adianta muita coisa, pois se eu levar o meu lixo e deixar o dos outros lá, as sacolas vão se deteriorar e o lixo vai se espalhar pela pista onde eu treino 5 dias por semana e aí já era. Eu não gosto de treinar no meio do lixo (mas parece que tem gente que não se importa em jogar futebol no meio dele).

lixo urbano indaial

O jeito foi fazer o que fazemos quase sempre, recolher o lixo dos outros para não acabar no meio dele. A mala do fusca Caroço voltou lotada e de agora em diante sempre terei de manter um saco grande dentro dela como prevenção para quando for ao Parque Municipal Jorge Hardt.

Nesse dia da foto aí de cima tinha uma família por lá, pais e filhos pequenos andando de bike. A moça me disse que eles fazem a parte deles levando o lixo [deles] embora, mas não levam o dos outros. Fiquei até meio sem graça de dizer pra ela que não adiantava muita coisa ela levar a sacolinha dela se dali a 2 dias todo aquele lixo estaria espalhado pela pista… Porque fazer só a parte dela não esta adiantando muita coisa, nossos avós fizeram a parte deles a vida toda e o mundo está desse jeito aí que estamos vendo. É uma triste realidade e você não precisa concordar comigo.

Anúncios
Marcado com: , , , , , , ,
Publicado em costumes, meio ambiente
Um comentário em “O lixo do Parque (?) Municipal Jorge Hardt
  1. […] Indaial, o cercado que um dia um prefeito (PT) inaugurou com uma placa enorme onde se lê “Complexo Esportivo Alcides Nazário” não passa de um gramado (que alguns chamam de campo) mal conservado e mal cercado, em que o […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: