Exercícios Educativos de Corrida

Hoje tivemos nossa primeira sessão de treinos educativos de corrida. Foi também nosso primeiro treino com o acompanhamento de um profissional. Este treinador ainda não tem disponibilidade para assumir nosso treinamento, apesar da cortesia em nos acompanhar hoje e contribuir com sua experiência 17 anos em pistas. Assim, continuaremos com os recursos* disponíveis no momento.

hopserlauf

A ideia do treino era fazer uma avaliação inicial da nossa biomecânica, identificar possíveis falhas, compreendê-las e aprender exercícios educativos que ajudem na correção. E assim foi, pela ordem:

– 1.6km de corrida para avaliação da biomecânica e sequencia de educativos, sendo 50% leve e 50% moderado;
– Sequencia de 6 tiros de 100m para avaliação de biomecânica em velocidade MO e FMO;
– Sequencia de 6 exercícios funcionais para correção de postura;
– 1 tiro de 400 metros para avaliação (4:17min/km);
– 10 minutos de corrida recreativa descalço na grama (a do mapa).

A minha avaliação mostrou necessidades de correção:

– melhorar a inclinação à frete, pois estou correndo muito reto;
– melhorar o movimento dos ombros, que devem ser mais soltos e relaxados;
– melhorar a elevação dos joelhos que estão subindo pouco mesmo para um meio-fundista.

No total foram ao todo cerca de 4k de corridas em uns 40min

Eu separei 2 vídeos com os exercícios educativos que fizemos, com exceção dos 2 exercícios de salto que o Evêncio demonstra no final.

Você também poderá ver todos eles em vídeos separados nessa página, em alemão, mas que pode ter tradução do google (de onde retirei a imagem do alto desse post).

Complexo Esportivo de Timbó

complexo espotivo timbo sc

Ele obviamente está mal conservado, mas ao contrário de Indaial, Timbó possui um Complexo Esportivo que é usável, que é usado e que os usuários cobram manutenção e cuidados.

Em Indaial, o cercado que um dia um prefeito (PT) inaugurou com uma placa enorme onde se lê “Complexo Esportivo Alcides Nazário” não passa de um gramado (que alguns chamam de campo) mal conservado e mal cercado, em que o mato e o barro das enxurradas estão tomando conta da pista. Com banheiros imundos, cheios de barro, eventualmente com vermes crescendo dentro dos vasos sanitários.

Em Timbó os atletas podem usar a infra-estrutura para treinar à qualquer hora enquanto em Indaial nós só podemos usar o local em horário comercial, das 8h às 18h. Quando fomos buscar os responsáveis pelo local para entender como poderíamos ter acesso ao local para treinar fora desse horário, além de ouvirmos que isso seria impossível, ouvimos também que o sonho da administração é acabar com tudo aquilo ali para fazer um restaurante com praça e estacionamento. Pois é assim que o esporte amador é tratado em Indaial, é assim que as promessas de campanha não são cumpridas. Mas atenção, eu não estou falando de política, mas de administração pública, este blog é apartidário.

Anúncios
Marcado com: , , , ,
Publicado em Running

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: