Planilha para Meia Maratona

Sim, nós acreditamos em planilhas de treino individualizadas são melhores que as prontas/generalizadas.

Planilha de treino para Meia-Maratona

Mas também sabemos que não é tão fácil encontrar e contratar uma a assessoria de corrida para a maioria dos corredores amadores Brasil afora. Por isso, usamos algumas planilhas prontas como guia para os treinos, sem entretanto, cumpri-la com a disciplina samurai que aplicaria em uma planilha individualizada.

clique para ampliarHoje foi nossa semana 5 de 16 da nossa planilha de treino para a Meia Maratona de Pomerode, uma planilha revista que não estamos seguindo completamente à risca, mas que nos serve de guia para distribuição dos treinos e planejamento geral.

Uma coisa que não seguimos completamente à risca é a tabela de frequência cardíaca, que adaptamos para a nossa frequência, afinal cada corredor tem os seus limiares ventilatórios.

Também diminuímos a quantidade de tiros de alguns treinos, já que nos dias de descanso da planilha temos treinos de força bem intensos.

Quanto aos longos, estamos aumentando o tempo de corrida de 15 em 15 dias. Via de regra, cada 10 minutos a mais no tempo do longo resulta em 1k a mais, justamente porque diminuímos a velocidade. Claro que devemos levar em consideração que são percursos diferentes, mas temos:

15k, Timbó -> Rodeio, 1.21’33” – 5’25/km – FC 169 – elevação 32m, nublado/seco

16k, Timbó -> Pomorode, 1.29’57” – 5’37″/km – FC 169 – elevação 105m, nublado/muita chuva

Se pensarmos que nesse último treino durante os primeiros 8k subimos à 73m, 105m no total, a mais com sua consequente descida na volta e muita chuva, o aumento no pace até que se justifica. Lembrando sempre que eu corro com a Bianca atras de mim e não gosto muito de abrir muita distância em especial no primeiro split.


E não esqueça de curtir o Endorfine-se no Facebook.

De qualquer forma, a ideia para os próximos longos é manter o pace perto dos 5’30” para tentar assim, completar a minha primeira meia em menos de 2h.

Eu sei que um dia isso pode vir a ser fácil, mas hoje, somente 7 meses depois desse ex-fumante perder 28kg e começar a correr, ainda é um bom desafio.

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Publicado em Running

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