Estratégia para Meia Maratona

Passo bastante tempo pensando sobre a minha estratégia para a minha primeira Meia Maratona.

strategies3

Sei que cada um é cada um, conheço bem minhas limitações e sei bem qual é o meu ritmo confortável, minha velocidade máxima aeróbica e tudo mais.

Mas como a gente sabe que treino é treino, prova é prova, como devo adaptar meu ritmo para tentar melhorar o tempo?

Pois é! Estratégia. Qual será a minha para a Meira Maratona?

De princípio penso em dividir a minha prova em divida a prova em 5 partes e estabelecer o pace médio para a prova toda (tempo desejável). A partir daí, trabalhar com uma variação pequena de segundos no pace.

Lento, ligeiro, lento.

Assim, planejo fazer o tempo total perto de = 1.55′, assim temos um pace médio de 5’30″/km.

Minha estratégia ficou assim:

– 1ª parte: 5km em 28’20” – pace 5’40”
– 2ª parte: 5km em 27’30” – pace 5’30”
– 3ª parte: 5km em 26’40” – pace 5’20”
– 4ª parte: 4km em 22’20” – pace 5’35”
– 5ª parte: 2,1km em 11″52 – pace 5’40” sossegado curtindo o final da prova 🙂

Ainda vou fazer uma pulseira de tempo/ritmo, mas vamos ver quão perto desse objetivo eu consigo ficar 🙂

Marcado com: ,
Publicado em Running
5 comentários em “Estratégia para Meia Maratona
  1. Oi, Josa.
    Mentalizar a prova é um passo bem importante. Estipular as variáveis de acordo com baias de ritmos foi muito inteligente de sua parte. Se me permite, vou fazer algo semelhante também para minha estreia mês que vem. Estou na torcida. Foco, força e fé.
    abraço e bons km’s!!!
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    • Josa Jr disse:

      Olá Helena,
      A sua Meia vai ser show. E chique 🙂
      Sim, eu acredito na divisão da prova em pequenas provas e ir cumprindo as metas em partes. Regular o Garmin para voltas de 5000m e ficar de olho no pace médio. Baixar um pouco da meta em cada volta, desde que sem exageros pode garantir terminar alguns minutos ainda mais cedo 🙂
      Bons treinos, boa sorte, boa prova pra ti 🙂

  2. Josa, adorei a sugestão de regular o garmin para voltas de 5k. Vou testar no longão deste final de semana. =]
    abraço e boa corrida.

    • Josa Jr disse:

      Olá Helena 🙂
      É verdade, é uma estratégia bacana pra ser testada nos longos, aí já vai se acostumando e vendo se precisa mudar algo, rss.
      Bons treinos pra ti

  3. […] treinos por uma quilometragem maior. Aproveito para testar um ritmo, ou uma sequencia de ritmos da estratégia de corrida que estou pensando para a prova […]

Deixe um comentário

