Dicas de alongamento para corredores

Hoje eu quase não faço estica e puxa antes dos treinos, e quando faço é sempre algo muito muito leve para o tensor da fáscia lata e glúteos por causa do trato iliotibial, posteriores e anteriores da coxa, panturrilhas e só, mas quase nunca tudo isso e sempre muito muito leve, quase que um “acordaê múculo”. Após o treino é a mesma coisa, de leve pra dar aquela esticadinha sem correr o risco de forçar o músculo quente. O aquecimento é mais importante que o alongamento antes dos treinos.

O que não quer dizer que o alongamento não seja importante, ele é e muito.

Nós temos quase tudo aos pares no corpo, e com os músculos é a mesma coisa. Então é normal que os pares nãos sejam idênticos. É normal que os músculos tenham comprimento diferentes entre os pares sem causar problemas às pessoas sedentárias, mas para quem pratica esportes intensivamente é diferente. Você percebe isso quando começa a alongar músculos que não alongava antes, vai sentir um lado mais que o outro.

Imagine se você tem a musculatura de uma perna, como os posteriores da coxa em comprimentos diferentes entre as pernas, o que é normal. Quando for correr, uma perna tenderá a fazer o movimento do gesto esportivo de forma diferente da outra. Imagine isso acontecendo também com os outros músculos do seu corpo.

As sessões de alongamento tem, entre outras, a função de promover o alongamento e a equiparação do comprimento muscular.  Numa explicação bem curta e simplória, músculos alongados trabalham melhor pois tem maior ação de contração, mas o alongamento provoca micro-lesões no músculo da mesma forma que a corrida ou a musculação provocam, por isso cuidado.

Cada um no seu quadrado, sempre. Eu acho gostoso fazer as sessões de alongamento antes de dormir, ou ao acordar, ou ainda quando chego em casa, 1 ou 2 horas depois do treino. Mas não deixo de fazer alongamento. Ele previne lesões, dentre as mais comuns aos corredores a síndrome do trato (ou banda) iliotibial, melhora a biomecânica de corrida e deixa os músculos mais saudáveis.

Existe muito mais coisas sobre esse assunto tão legal, quem sabe falamos mais sobre isso adiante, por enquanto o importante é saber que ao contrário do que dizem na academia, não é uma boa ideia alongar imediatamente antes e imediatamente depois do seu treino. Aproveite as dicas e depois leia uma matéria sobre o assunto 🙂

Dicas de Alongamento para Corredores

No vídeo abaixo, empresto um pouco da simpatia oriental para compartilhar com você os 2 exercícios de alongamento que não podem faltar de forma alguma no dia a dia do fellow runner. Feitos corretamente, com frequência e disciplina Jedi vão manter longe as dores por lesão do trato iliotibial. São os 2 exercícios que eu faço praticamente todos os dias.

Abaixo você encontra um guia básico e de fácil compreensão e mais importante, de fácil execução, que pode te ajudar muito a manter seus músculos alongados e saudáveis.

dicas de alongamento para corredores

Matéria interessante sobre o assunto, mas vale procurar mais a respeito em sites especializados em corrida.

alongamento para corredores

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Publicado em Running

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