Corrida ou Desfile?

Creio que a melhor forma de começar esse texto é dizer que não estou aqui para falar à ninguém como se deve participar de corridas de rua e que só estou mostrando a minha percepção das provas e a influência que alguns comportamentos podem ter na qualidade geral dos eventos.

Eu comecei a pensar nesse assunto quando buscava os motivos de tantos percursos errados e tão pouca indignação ou reclamação por parte dos corredores, clientes que pagam por 10k e recebem 9,4k, por exemplo. Então esse texto tem um propósito que não é discutir como cada um vê ou deseja participar do evento de corrida, mas os reflexos que isso trás, a médio e longo prazo na qualidade dos eventos de corrida de rua.

A gente vê muita gente nessas provas que foi lá para passear, muitas provas parecem balada matinal. São as paquitas e paquitos, como diz uma corredora blogueira famosa. E como vão lá pela paquitagem não se importam se o percurso está correto, até preferem que seja mais curto, assim podem comemorar que correram 10k (?) em menos de 1h10m.

color-run

Podem achar esse papo nada a ver, mas é que há alguns dias li um texto bem legal no The Wall Street Journal“A falta de competitividade entre os corredores mais jovens está se transformando algumas corridas em desfiles”, diz a matéria.

Competindo na categoria entre 50 e 54 anos, Kevin Helliker lamenta não poder atribuir a sua ótima performance em uma prova aos seus anos de pratica de triátlon, mas sim à baixa performance dos competidores mais novos. Sim, ele vai ficando mais velho e correndo mais lendo mesmo em curtas distâncias, mas mesmo assim corre mais rápido que competidores mais novos, invertendo a lógica.

Foi então que lembrei de de ter lido sobre um famosos treinador americano que faz programas de treinamento para que qualquer pessoa possa correr (?) uma maratona intercalando trote leve e caminhadas. Que porra é essa?

Claro que eu gosto de medalhas, mas acho que tem que fazer por merecer. Não consegue correr 10k? Corre 5k, mas corre direito. A menos que seja surpreendido por uma dor ou algo assim, vá para correr.

Claro que no fundo cada um faz como acha que deve, mas eu acredito nessa coisa de qualidade. Em uma corrida de rua, o lance é correr, vou lá para fazer isso bem feito. Prova de montanha é outra história. Na rua eu corro.

E tento correr rápido, tão rápido quanto me preparei para ir correr. Ahh sim, já que vou correr então vou me preparar, vou manter a forma, cuidar com a alimentação, com a bebida.

Vou definir metas de tempo e treinar para superá-las. As minhas medalhinhas significam mais do que uma manhã de desfile.

Até bem pouco tempo atrás era diferente, tinha coisas como medalha para os 100 primeiros. Se você não fosse bem só voltava para cara com o número do peito como lembrança de um dia ruim.

Percurso errado = tempo errado

Eu tenho uma foto passando pelo pórtico de chegada de uma prova de 10k com tempo de 44m26s.

Então você pode achar que eu melhorei muito desde o meu último 10k em que a foto mostrava 52m11s.

E isso seria verdade se a primeira corrida não tivesse o percurso de 10,69k e a segunda 9,44k.

percurso-errado-igual-tempo-errado

E isso gera tempos e paces errados nos resultados gerados pelo chip nos sites das empresas como ChipTiming, FocoRadical me vende a foto minha passando nos “10k” com tempo errado.

Então alguns poucos entendem o que aconteceu e se acham enganados por não terem recebido exatamente o que compraram. Alguns não entendem o que aconteceu e pior, não compreendem porque foram tão lentos nos percursos errados para mais.

Mas tirando mortos e feridos, todos ficam felizes porque na maioria das vezes parece que correu mais rápido do que foi na verdade. E ninguém se preocupa muito com isso porque afinal de contas, não era só um desfile, uma balada?

Anitta, a imagem do corredor brasileito

Então as pessoas se revoltam porque a Nike contrata a funkeira Anitta (que nem corre) para ser sua garota propaganda ao invés de contratar uma atleta de verdade, mas peraí, corrida não é balada?

Mais gente correndo

Vá lá que existe o argumento de que essas mudanças nas corridas levaram muita gente à correr e isso é bom. Não discordo nem um pouco, mas acho que as assessorias esportivas estão pecando em cobrar mais qualidade nas corridas. Além de querer aparecer em todas as provas da temporada com o maior número de atletas que conseguir, o que a maioria quer são novos alunos (são empresas em busca de clientes, afinal), “vem treinar para fazer aquela prova, se não der, caminha mas faz o percurso e volta pra casa com a sua medalha”. Vale para pegar clientes? Pode até ser, mas e depois?

Publicado em Sem categoria
2 comentários em “Corrida ou Desfile?
  1. Henrique FM disse:

    Concordo…. mas em termos. Não me importo com o objetivo das outras pessoas nas corridas. Se alguém quer fazer andar pra pegar uma medalhinha no final, não é problema meu, Não tem nenhum impacto na minha corrida.
    Pra mim, o problema é quando alguém quer sair lá na frente da corrida, dá um pique e depois fica andando no meio da pista. Aí atrapalha todo mundo que tá indo num ritmo constante. O pior é quando as pessoas vão em grupos e ficam uma do lado da outra, fechando a pista. E quando são namorados de mãos dadas?
    Repetindo, não acho que ninguém tem que ir nesse ou naquele ritmo o tempo todo. Não tem problema em alguém correr e depois caminhar se ele não aguenta. Só que muita gente não tem o bom senso de caminhar no canto e sem formar barreiras humanas com os amigos.
    Abraços!

  2. rosaontherun disse:

    Falou e disse! “As minhas medalhinhas significam mais do que uma manhã de desfile”. Elas são meses de trabalho, de suor, de dedicação, de chopes não tomados com os amigos, de despertador que toca as 5am. Mas elas representam a minha força de vontade, a minha superação e, em alguns casos (2 exatamente), elas representam sonhos que se tornaram realidade. A da meia maratona eu ate levei comigo na minha viagem de 2 meses. Para não esquecer do que eu sou capaz. Saio feia e descabelada em TODAS as fotos da Webrun. Mas as minhas medalhas valem muito mais.

Deixe um comentário

