Treino no Encano

Domingão de muito calor e sol no período da tarde. Então a gente (eu e a Bianca) acorda mais cedo para correr, porque a vida é melhor correndo.

A ideia era correr 13km, pois essa era a distância aproximada das medidas de percurso que fiz no garmin connect. Deixar a viatura no início da estrada (que na verdade é uma avenida rural) e subir pelo Encano baixo – que é um bairro rural de Indaial – até a ponte coberta pouco mais de 6km acima e retornar no que deveria ser uma descida. No final o percurso somou 14km mas tivemos direito à um banho de ribeirão, a crioterapia do interior.

A estrada quase toda de terra batida e pedregulho solto é macadamizada, apesar de eu não ter certeza de que o processo construtivo da coisa ser o processo original do Macadame, além de o próprio nome já estar bem desvirtuado.

Processos de pavimentação à parte, as estradas rurais são mal conservadas e tudo fica bastante irregular e escorregadio, ou seja, perfeito para o que queremos. Só que é cansativo. Correr 10k nessas condições é bem diferente de 10k em asfalto liso e plano. Os tornozelos reclamam, os joelhos reclamam, eu reclamo. Mas já reclamamos mais. Hoje parece que o corpo já iniciou um bom processo de adaptação e os treinos funcionais também ajudaram bastante.

encano polaquia indaial

Polaquia abaixo e Encano acima

Esse percurso do Encano faz parte de um plano maior, para quando estivermos nos longos acima dos 25km. A ideia é juntar 2 percursos que já fazemos em um único treino de 28km em condições de terra, saindo de casa rumo à Polaquia para voltar pelo Encano. Basta seguir adiante que as estradas acabam se encontrando (na imagem à direita). Vamos precisar levar mais água, rss.

No próximo mês pretendemos incluir pelo menos 1 trilha fora de estrada por mês, algo com uns 300 metros de desnível em um percurso curto, sobe 300 em aclive forte e desce 300 em declive igualmente forte. Em trilhas onde carros não entram porque se entrarem só saem com trator. Vamos ver onde isso nos leva.

Fiz alguns vídeos, mas antes de colocar aqui eu gostaria muito de editá-los por 2 motivos. Falei demais e quando falo enquanto corro fica deplorável, preciso de uma trilha sonora que o Youtube não bloqueie. E porque eu gostaria muito de estabilizá-los antes de fazer o upload, mas isso tem se tornado tarefa difícil além do que imaginava. Veremos. Por enquanto deixo algumas fotos.

Anúncios
Marcado com: , ,
Publicado em Running

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: