Correr no escuro é mais difícil

Se você acha que correr no escuro é mais difícil, não tenha medo, você não está sozinho.

Se você recentemente saiu para correr a noite ou de madrugada, no escuro, portanto e sentiu que estava mais difícil, não se preocupe, você não perdeu a forma, desencane.

Um estudo (de controle randomizado, desses que se pode botar fé) conduzido pelos pesquisadores Dave Parry e Dominic Micklewright, da Universidade de Essex concluiu que a culpa é do fluxo óptico.

O fluxo óptico é a sua sensação visual de movimento através do ambiente. Quando você corre no escuro, você vê apenas os objetos que estão “perto” de você. Isso faz você ter a sensação de um fluxo óptico muito rápido, em que ambiente ao seu redor parece estar passando por você de forma mais rápida do que o normal.

O resumo disso tudo é que, num exemplo, você corre em seu pace 5’30” e tem a sensação de que as coisas ao seu redor estão passando por você mais rápido, te dando a sensação de que você está correndo em pace 5’00”. Então ao final você acha que correu mais rápido do que correu na verdade, ou que está mais cansado por isso, ou que a sua sensação Borg foi mais alta.

Isso me faz perguntar se, uma pessoa que sempre treina a noite, no escuro, e se acostumou com isso, sentiria mais facilidade em correr no claro. O que você acha?

Muito interessante, não é mesmo? Veja a matéria original e o abstract do estudo, enjoy it.

Anúncios
Marcado com: ,
Publicado em Running
Um comentário em “Correr no escuro é mais difícil
  1. Bem interesse o estudo. Eu gosto de correr à noite e sinto bastante diferença quando faço os treinos pela manhã, nos finais de semana. Não só de percepção sensorial, mas de rendimento e frequência cardíaca.
    abraço e bons treinos!
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: