Marcas de Whey Protein retiradas do mercado

“Se você está procurando a melhor marca de whey do mercado então encontrou o que talvez seja uma lista com as piores marcas de whey protein disponíveis no mercado hoje. Alguns inclusive são praticamente só carboidratos. É interessante verificar que alguns fabricantes usam  as desculpas mais esfarrapadas para o que é, na prática, estelionato contra o cliente.” com vocês a matéria e a lista.

 

Anvisa retira do mercado lotes de 20 suplementos com ‘whey protein’

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que vai proibir a venda de 20 lotes de suplementos para atletas com “whey protein”, a popular proteína do soro do leite.

Segundo a agência, 14 fabricantes nacionais serão afetados pela proibição, que deve constar da edição de sexta-feira do “Diário Oficial” da União.

As sanções ocorrem após avaliação em laboratórios públicos constatar diferença significativa entre as quantidades de carboidrato ou proteína informadas no rótulo e o teor de fato presente no produto –regra em vigor permite variação de até 20% para mais ou para menos.

Em um dos produtos, a agência encontrou onze vezes a quantidade de carboidratos informada no rótulo. Nesse mesmo produto, o laudo indicou a presença de menos da metade da quantidade de proteínas informada.

Os produtos analisados também apresentaram ingredientes que não estavam listados nos rótulos, como soja, amido, milho e mandioca.

Segundo explica a Anvisa, os produtos não apresentam risco à saúde, mas as distorções caracterizam “fraude contra o consumidor e prática desleal de comércio”.

A “whey protein” é comumente consumida por atletas visando o ganho de massa muscular.

A suspensão recai apenas sobre os 20 lotes analisados. Mas serve de alerta para os demais lotes das marcas apontadas, diz a agência, pois ainda não está descartada a possibilidade de as irregularidades se estenderem aos demais lotes. Para avaliar a totalidade, as vigilâncias sanitárias locais devem fazer inspeções nas empresas punidas.

Alguns dos fabricantes dos suplementos questionaram os resultados apresentados, afirmando que ainda esperam testes de contraprova, ou informando que não adicionam carboidratos a seus produtos.

A avaliação da Anvisa teve origem em denúncias feitas pelo empresário Felix Bonfim, do ramo de suplementação para atletas. Bonfim postou, no segundo semestre de 2013, uma série de vídeos no YouTube em que apresentava análises laboratoriais que indicavam irregularidades nos teores de proteínas e carboidratos.

Bonfim criticou a Anvisa, dizendo que houve demora na reação às denúncias e que não há fiscalização do setor. “Se existisse o mínimo de fiscalização efetiva, provavelmente o mercado não estaria a zona que está hoje”, diz.

A Anvisa não comentou as críticas, mas informou que há passos estabelecidos a serem seguidos na apuração de denúncias.

Confira os lotes que serão retirados do mercado e os problemas encontrados:

1) Fisio Whey Concentrado NO2 – lote 00660413
Problemas encontrados: 869% a mais de carboidratos que o valor de 0,98g declarado no rótulo

Resposta da Fisionutry: O problema já havia sido constatado pela empresa, que o corrigiu nos lotes posteriores e trocou os estoques dos clientes.

2) Super Whey 100% Pure sabor baunilha – lote 0032221
Problemas encontrados: 34.8% a mais de carboidratos que o valor de 5,2g declarado no rótulo
3) Super Whey 3W sabor baunilha – lote 0035222
Problemas encontrados: 44% a mais de carboidratos que o valor de 2,2g declarado no rótulo

Resposta da Integral-médica: A empresa fez análises em outros laboratórios e os resultados são diferentes.

4) Whey Protein 3W – lote 08490913
Problemas encontrados: 198% a mais de carboidratos que o valor de 0g declarado no rótulo
5) Designer Whey Protein – lote 08190913
Problemas encontrados: 125% a mais de carboidratos que o valor de 1g declarado no rótulo e presença de amido não listado dentre os ingredientes

Resposta da D.N.A. (Design Nutrição Avançada): Preferiu não se manifestar.

6) Suplemento em pó Muscle Whey Proto NO2 – lote 08303
Problemas encontrados: 32% a menos de carboidratos que o valor de 11g declarado no rótulo
7) Suplemento em pó – Isolate Whey – lote 08301
Problemas encontrados: 198% a mais de carboidratos que o valor de 0g declarado no rótulo

Resposta: A Neo Nutri não respondeu até o fechamento da edição.

8) 100% Whey Xtreme Pharma sabor baunilha – lote 1084
Problemas encontrados: 177% a mais de carboidratos que o valor de 1,7g declarado no rótulo

Resposta: Na sexta-feira, 28, a Advantage Food informou que o recall do produto já foi realizado em 2013 e que deixou de fornecer o composto à Xtreme Pharma.

A X-Pharma Suplementos informou na noite de quinta-feira, 28, que ainda em julho de 2013, quando tomou conhecimento de divergências envolvendo o lote citado, “comunicou à Anvisa afim de não comercializar produtos com irregularidades e, em seguida, tomou as seguintes providências em respeito ao seu consumidor: realizou o recall do lote 1084 do produto 100% Xtreme trocando e retirando o produto do mercado e promoveu imediatamente a troca do terceirizador, uma vez que 100% da produção é terceirizada”. Desde então, diz, contratou um laboratório renomado para fazer auditorias sobre os produtos.

9) Super Nitro Whey NO2 – American Line Suplements – lote 006
Problemas encontrados: 697% a mais de carboidratos que o valor de 7g declarado no rótulo, 79,5% a menos de proteína e presença de soja e mandioca não listadas dentre os ingredientes

Resposta: Na sexta-feira (28), a Roberg Alimentos Medicamentos da Natureza Ltda, informou não ser ela a fabricante do produto. Segundo a empresa, o rótulo do produto, de fato, traz o nome da Roberg como fabricante, mas por erro de quem solicitou a fabricação do suplemento.

“O cliente tinha encomendado o produto para nossa empresa, não pudemos atendê-lo, porque na época não dispúnhamos de equipamento para envase em frascos grandes. O cliente então solicitou à empresa Omega Nutrition, que fabricou o produto. Eles fizeram uma declaração,por escrito, que por um erro usaram o rótulo errado, que estava em nosso nome.”

A reportagem entrou em contato com a Omega Nutrition, e aguarda uma resposta.

10) Pó para preparo de bebidas sabor morango 3W – Fast Nutrition – lote 00024
Problemas encontrados: 137% a mais de carboidratos que o valor de 5g declarado no rótulo, 26% a menos de proteína e presença de milho não listado dentre os ingredientes

Resposta: Na sexta, 28, a Asix Nutricional Ltda informou que acabou recebendo com atraso o laudo oficial, e por isso não conseguiu solicitar a contraprova em tempo hábil. Informou, ainda, que está em contato com os clientes para a substituição do lote proibido e que a fórmula do produto já foi revisada, e os novos teores avaliados por laboratório credenciado pela Anvisa.

11) Whey Protein Optimazer Cyberform – morango e banana -lote C29
Problemas encontrados: 154% a mais de carboidratos que o valor de 2g declarado no rótulo, 79,5% a menos de proteína e presença de mandioca não listada dentre os ingredientes

Resposta: A reportagem não conseguiu localizar a fabricante JSE Alimentos.

12) Pó para o preparo de bebida sabor milk shake de morango – 100% Ultra Whey Ultratech Supplements – lote 3898.00/2013
Problemas encontrados: 750% a mais de carboidratos que o valor de 3g declarado no rótulo, 66% a menos de proteína e presença de milho não listado dentre os ingredientes

Resposta da J. Arruda & Cia: Houve uma falha de digitação na formulação recebida do detentor da marca e o lote já está sendo recolhido.

13) Suplemento sabor baunilha e suplemento de creatina – Whey NO2 + Creatine – lote 171219
Problemas encontrados: 53% a mais de carboidratos que o valor de 5g declarado no rótulo e presença de amido não listado dentre os ingredientes

Resposta: Na sexta-feira, 28, a Peter Food informou que a indicação de carboidratos é residual e que qualquer variação de 1g já representa 20% a mais do composto. A empresa informa ainda que foi encontrado o valor de 26,4g de proteína, sendo que o rótulo informa 26g, o que atesta a qualidade do produto. Também o amido encontrado, segundo o fabricante, é derivado de substâncias adicionadas para conferir aroma ao suplemento.

14) Extreme Whey Protein sabor baunilha – lote 17016
Problemas encontrados: 511% a mais de carboidratos que o valor de 1,6g declarado no rótulo, 27% a menos de proteína e presença de mandioca não listada dentre os ingredientes
15) Suplemento Extreme Whey Protein sabor morango – lote L16964
Problemas encontrados: 560% a mais de carboidratos que o valor de 1,6g declarado no rótulo, 30% a menos de proteína e presença de mandioca não listada dentre os ingredientes

Resposta da Solaris: Diz que testes sobre seus produtos estavam “em desacordo com a metodologia indicada”.

16) Whey NO2 Pro Baunilha – lote AB24
Problemas encontrados: 168% a mais de carboidratos que o valor de 7g declarado no rótulo e presença de amido não listado dentre os ingredientes
17) Suplemento Whey NO2 Pro – lote L000472
Problemas encontrados: 1104% a mais de carboidratos que o valor de 1,6g declarado no rótulo e 245% a menos de proteína
18) Suplemento Whey 5W Pro – lote 6510
Problemas encontrados: 287% a mais de carboidratos que o valor de 1,9g declarado no rótulo

Resposta da Pro Corps: Diz que nunca usou qualquer derivado de amido no produto.

19) Suplemento em pó sabor chocolate – Ultra Pure Whey + Isolate Whey – lote L59920P1H2
Problemas encontrados: 212,9% a mais de carboidratos que o valor de 1,4g declarado no rótulo

Resposta da Nutrilatina: Diz que outras análises atestaram a exata formulação do produto no momento da produção.

20) Bio Whey Protein sabor baunilha – lote 1315269
Problemas encontrados: 563% a mais de carboidratos que o valor de 0g declarado no rótulo

Resposta da Performance: Diz que não adiciona carboidrato em nenhum dos seus produtos e que o produto fornece a dose declarada de proteína.

fonte: Folha de São Paulo

Anúncios
Marcado com: , ,
Publicado em Running

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: