Porpetas (Almôndega) ao Molho com Spaguetti

Update: Esta Receita de Almôndegas foi feita e refeita várias vezes, ela foi experimentada por muitas pessoas, foi revista e está publicada novamente em um local apropriado para as minhas experiências com receitas de pratos práticos.

Não tenho intenção de fazer deste, um blog de culinária, mas vá lá que as fotos ficaram boas, e o sabor muito mais. Então decidi compartilhar com você das minhas sensacionais porpetas, ou almôndegas, como você preferir. A base para servir as porpetas ao molho foi uma massa de fio fresca cozida al dente.

Tudo começou com uma tigela e nela o patinho moído duas vezes mais uma linguiça calabresa moída, que misturei à mão com dois ovos, uma cebola pequena bem picadinha, pimenta do reino moída na hora, uma mão de pecorino também ralado na hora e farinha de rosca até dar liga, fiz as bolinhas com as mãos e coloquei numa assadeira untada com óleo, forno em 150º por 20 minutos.

Para o molho eu escolhi mais uma linguiça moída, uma cebola pequena bem picada, cebolinha e salsinha bem picados, pimenta do reino moída, nós moscada ralada na hora, azeitonas verdes picadas e tomates pequenos sem pele e com semente que é boa pra próstata. Molho de tomate sem condimentos, a mesma medida de água sem cloro e fogo até curar ao seu gosto. Depois de pronto umas folhas de manjericão.

Não coloquei uma grama sal nas porpetas e muito menos no molho, você também precisa experimentar cozinhar sem sal quando utilizar ingredientes industrializados, que nesse caso foram as linguiças, o molho de tomate e o queijo pecorino, além das azeitonas, tudo isso já tem sal. De um tempo para esse lance de corrigir o sal e experimente ficar só com o sabor dos seus ingredientes. Faça um favor a você e esqueça os tabletes de caldo disso e caldo daquilo, com eles tua comida te deixa com aquela sensação horrível de sede por um dia inteiro. De uma olhada na quantidade de sódio que tem nesses tabletes e pense a respeito.

Experimente dar um tempo com esse lance de misturar alho com cebola porque os dois são fortes o suficiente para anular um ao outro. Por mais que a sua avó e a filha dela cozinhassem assim, seu paladar vai agradecer se você fizer diferente, menos é mais, experimente.

Acima de tudo, lembre-se que cozinhar é diferente de fazer comida. Muita gente faz comida, mas poucas cozinham. Não cozinhe para comer, cozinhe pelo cozinhar. Cozinhar é arte, e para a arte ser boa é necessário uma dose de talento, algum ego e muita inspiração, a musa eu já tenho, e você?

Marcado com:
Publicado em cozinha, receitas
13 comentários em “Porpetas (Almôndega) ao Molho com Spaguetti
  1. Magoei….

    Fiz mó comentário e na hora de finalizar ele deu “time out”, humpft 😦

    Bom, mas resumidamente acho que nao ia ser nada mau se você fizesse parte do Blog voltado a culinaria, afinal, so as fotos já faz a boca encher dágua. E as receitas…divinas.
    Adorei as dicas. Principalmente da mistura de temperos. Quanto ao sal e os indutrializados, eu os evito sempre que posso. E dou preferencia ao sal marinho.

    Beijokas!
    Lu

  2. anunciação disse:

    Receita apetitosa.Quanto a história do sal,fico preocupada quando vejo essas receitas de tv com os cozinheiros espargindo sal como se fosse nada.

  3. Cejunior disse:

    Legal. Imprimi o post e qualquer hora dessas vou tentar fazer essa receita. Depois te digo como saiu!!!!

    Um abração.

  4. Carla disse:

    Pena que a que a net ainda não tem cheiro, viu?
    Porque fiquei com água na boca….
    Bjo.

  5. Vanessa M. disse:

    Hora, hora.. que excelente retorno! Eu adoro cozinhar!!! Sempre reuno a família ou alguns amigos e cozinho pra todo mundo e na hora de saborear fico esperando a reação de cada um.. e ai é só esperar pelo elogios..rsss
    Ficou muito suculenta essas fotos…adorei a panela velha que faz comida boa claro..rss

    bjsss

  6. Luma disse:

    Menino! Ainda bem que já almocei! Só o fato desta polpeta ser assada, me conquistou! E agora comentando, mesmo tendo almoçado, comecei a salivar! Isto não se faz!

    Agora vou esperar a receita da Sardela – Da berinjela em conserva já copiei 😀 Beijus,

  7. Norma disse:

    Hummmmmmmm, bom demais! Você é bom nisto mano! Me deu saudade.
    Gostei tb do lance de assar, acho que deve ficar gostoso e bem mais saudável.
    Também vou tentar lembrar da dica do sal. Beijos

  8. Tina disse:

    Oi Junior!

    Yammy! Isso é que eu chamo de volta triunfante! rs Está com uma carinha boa demais. Sei não, mas estou achando que isso é “concorrência brava” com o Sabores e Aromas by Tina , sei não… rs rs rs

    Saudadde de você e Bianca. Feliz Ano Novo!

    beijo grande,

    PS: Só para você se lembrar: http://saboresearomas.wordpress.com

  9. Paloma Garcez disse:

    Fazia tempo que não vinha aqui, tô perdendo tempo isso aqui tá apetitoso! rs
    Cozinhar nunca foi meu forte.

  10. Cris disse:

    Hum, boa ideia.. nao sabia que “porpetas” podiam ser assadas. Sempre na casa da minha mãe, se fazia frita ou cozida diretamente no molho. Eu, pra ser sincera, nunca fiz, mas vou tentar essa receita assada.

    Só não sei que queijo é esse, pecorino… é queijo, né? Li ali… pode colocar outro? Qual?

    Fazer comida, realmente é o “ó”. Na correria da minha vida, não dá tempo de cozinhar e sim de fazer comida e só e olhe lá..aff…

    Aos sábados, capricho, porque tenho tempo. Uma alquimia… sensações, sentimentos, o poder de usar as mãos ao mexer cada alimento, dando liga, fundindo cada um, pra que possam se transformar em delicias que vão satisfazer aqueles que vc gosta. Huuum… deu fome… rs

  11. koiti disse:

    Josino

    Uma hora cozinha (bem), outra hora pescaria (bem tbém), e depois política, meio ambiente… o blog é bem mais legal que o twitter!!

    Abraço, Koiti

  12. DO disse:

    Fiquei com agua na boca,rss

    Abração!!

  13. Ana disse:

    Meu blog anda cheio de receitas, também.
    Adorei!

Deixe um comentário